Semiologia Dermatológica Flashcards
LESÕES ELEMENTARES - DEFINIÇÃO
padrões de alteração tegumentar que permitem a descrição, comparação e construção de hipóteses diagnósticas
QUAIS OS 7 TIPOS DE LESÕES ELEMENTARES
Alterações de Cor
Alterações Vasculares
Alterações Sólidas
Coleções Líquidas
Lesões por Solução de Continuidade
Lesões Elementares Caducas
Sequelas
QUAIS OS DOIS TIPOS DE LESÃO POR ALTERAÇÃO DE COR
MANCHAS PIGMENTARES E PÚRPURA
TIPOS DE MANCHAS PIGMENTARES
- Acrômica - Ausência de melanina Torna-se eritematoso à digitopressão
- Hipocrômica - Diminuição da melanina
- Hipercrômica - excesso de melanina
COMO DIFERENIAR UMA MANCHA HIPOCRÔMICA DE UMA ACRÔMICA
A diferenciação entre manchas acrômicas e hipocrômicas é feita com a lâmpada de Wood, uma lâmpada fluorescente de luz azul.
Com o ambiente totalmente escuro, coloca-se a luz em cima da lesão: lesões acrômicas refletem a luz fluorescente (tornam-se bem brancas), enquanto lesões hipocrômicas não demonstram nenhum contraste com a colocação da luz (mantém as mesmas características).
DIFERENÇA ENTRE MANCHA E MÁCULA
Tipos: mácula (< 0,5-1 cm) ou mancha (> 0,5-1 cm).
O QUE SÃO PÚRPURAS
LESÕES DE COR RELACIONADAS AO EXTRAVASAMENTO SAGUÍNEO
TIPOS DE PÚRPURAS
- petéquia: lesão purpúrica puntiforme; em geral múltipla <0,5cm
- víbice: lesão purpúrica linear; sempre de natureza traumática
- equimose: lesão purpúrica em lençol e, portanto, de dimensões maiores que as duas primeiras
- hematoma: muitas vezes pode ter a mesma expressão clínica da equimose; é um termo empregado, sobretudo, nos casos de grandes coleções, quando ocorre abaulamento local. É, em geral, de origem traumática, sendo foco frequente de infecção, se não drenado. Quando profundo, o aspecto purpúrico pode não ser visível.
PÚRPURAS DESAPARECEM À DIGITOPRESSÃO?
As púrpuras não desaparecem à digitopressão, pois o extravasamento das hemácias não se altera com a compressão vascular (diferentemente dos eritemas, que ocorrem pela vasodilatação e some com a vasocompressão).
QUAIS OS DOIS TIPOS DE ALTERAÇÕES VASCULARES
TRANSTORIA E PERMANENTE
TIPOS DE ALTERAÇOES VASCULARES TRANSITORIAS
ERITEMA/ENANTEMA E CIANOSE/CIANEMA
O QUE É UM EXANTEMA
ERITEMA DE GRANDES PROPORCOES
QUAIS OS TIPOS DE ALTERAÇÕES VASCULARES PERMANENTES
- Relacionadas com a proliferação vascularCaracterizam-se pelo aumento do número de vasos; podem ser planas ou elevadas; dependendo do aspecto ou da cor ganham sua especificação.Exemplos: angioma em vinho do Porto (mancha), angioma rubi (pápula), HEMANGIOMA (tumoração)
- Relacionadas com a dilatação vascularTELANGIECTASIA → Dilatação permanente do calibre de pequenos vasos
- Relacionadas com a constricção vascularNEVO ANÊMICO → Mancha hipocrômica por reatividade vascular alterada por catecolaminasNão retorna com a coloração à digitopressão
DOIS TIPOS DE CLASSIFICAÇÕES DE ALTERAÇÕES SÓLIDAS
POR ACUMULO DE CÉLULAS
POR ESPESSAMENTO CUTANEO
TIPOS DE ALTERAÇÕES SOLIDAS POR ACUMULO DE CÉLULAS
PAPULA PLACA NÓDULO NODOSIDADE CISTOS TUBÉRCULOS GOMA VEGETAÇÃO (VERRUGA/CODILOMA)
TIPOS DE ALTERÇÕES POR ESPESSAMENTO CUTANEO
CERATOSE
ESCLEROSE
LIQUENIFICAÇÃO
EDEMA
DUAS CLASSIFICAÇÕES DE ALTERAÇÕES POR COLEÇÕES LIQUIDAS
POR ACUMULO CIRCUNSCRITO
PORACÚMULO NÃO CIRCUNSCRITO
TIPOS DE COLEÇÕES LIQUIDAS POR ACUMLO CIRCUNSCRITO
- VesículaCircunscrito de pequenas dimensões (milímetros) com conteúdo seroso citrino formando saliencia cônica.
- Bolha (Flictema)É um elemento com acúmulo de líquido seroso/citrino de dimensões maiores que a vesícula, formando saliência abóbada. >1cm→ Intraepidérmica/Frouxa - Se rompe mais facilmente, está mais superficial→ Subepidérmica/Tensa - Maior estabilidade
- PústulaElemento de conteúdo líquido purulento, dimensões variáveis e formando saliência
TIPOS DE COLEÇÕES LIQUIDAS POR ACUMLO NAO CIRCUNSCRITO
- UrticaSaliência eritematosa por acumulo de plasma apos vasodilataçãp por liberação de histaminaSe ocorre na derme profunda ou hipoderme é chamada de angioedemaSe for uma pápula encima por vesícula ou bola → Seropápula (picada de inseto)
- EdemaAcúmulo de liquido instersticial por inflamação (calor, rubor), insuficiencia linfatica ou distúrbios onco-hidrostáticos - Não por aminas vasoativas)
TIPOS DE SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE
- ErosãoTrata-se de uma solução de continuidade do tegumento, por mecanismo patológico superficial que compromete apenas a epiderme (Se causado por processo traumático, chamamos de escoriação)
- ExulceraçãoErosão profunda que atinge derme papilar
-
UlceraçãoÉ um processo da mesma natureza que o anterior, porém com maior profundidade, pois pode atingir toda a derme, até mesmo a hipoderme, o músculo e o ossoSempre descrever borda e fundo→ AFTA: Úlcera em região mucosa
- FissuraÉ uma solução de continuidade linear e estreita - FístulaÉ uma solução de continuidade de trajeto linear, em geral sinuoso, que muitas vezes se inicia a partir de estruturas profundas ou mesmo da hipoderme, através da qual há eliminação de material necrótico e de outros elementos
TIPOS DE LESOES CADUCAS
-
EscamaCorresponde a lamínulas epidérmicas, de dimensões variáveis, desprendendo-se fácil e continuamente por alteração da queritinizaçãoPode ser furfurácea (tipo farinha, na ptiríase versicolor), micácea (descamação
grosseira, da crosta do impetigo) ou foliácea (desprende como folha). - CrostaDecorre do ressecamento de exsudato, seja seroso, purulento (crosta melicérica) ou hemático (crosta hemática), facilmente destacável, dependendo do seu tempo de evolução
- EscaraTrata-se de uma lesão por necrose do tecido, de cor negra em seu estágio final. Apresenta graus variáveis de espessura, chegando a planos profundos
TIPOS DE LESÕES DO TIPO SEQUELAS
- Atrofiaredução da espessura da pele, que se torna adelgaçada e pregueável, devido à redução do número ou tamanho das células e constituintes teciduais.
-
CicatrizLesão com aspecto variável, que não possui sulco, poros e pelos. Resulta da reparação da pele e é decorrente da proliferação de tecido fibroso. Pode estar associada a atrofia e/ou discromia. Pode ser saliente ou deprimida, móvel, retrátil ou aderente. Os tipos de cicatrizes são:
- *Atrófica** → cicatriz fina, pregueada, papirácea.
- *Hipertrófica** → cicatriz nodular elevada, vascular, com excessiva proliferação fibrosa (respeita os limites da cicatriz).
- *Queloidiana** → proliferação de tecido fibroso que ultrapassa os limites do local onde ocorreu o trauma. O queloide se comporta como um tecido tumoral, proliferando desenfreadamente.
O QUE SAO LINHAS DE BLASCHKO
LINHAS DE FORMAÇÃO EMBRIONÁRIA DA PELE
FENOMENO DE KOEBNER OU ISOMORFICO
De Koebner ou Isomórfico → reprodução da lesão típica de determinada doença em local de trauma (como o ato de coçar). Ocorre no líquen plano, psoríase, vitiligo, pênfigo, entre outras condições.
“Isomórfico” significa “mesma forma”, ou seja, mesma lesão.
ISOTOPICO OU DE WOLD
aparecimento de nova doença em local que houve doença cutânea prévia já curada. Por exemplo, surgimento de líquen plano ou vitiligo em local de herpes zóster.
fenomeno de RAYNAUD
De Raynaud → constitui um distúrbio vasoespástico que pode ser isolado ou associado a condições como colagenoses, doenças vasculares oclusivas, distúrbios hematológicos, alterações neurológicas etc.
Ocorre, classicamente, em três fases sucessivas:
- Vasoespasmo de extremidade que leva à palidez pela vasoconstrição;
- Cianose secundária à estase sanguínea;
- Rubor consequente à vasodilatação compensatória. Essas alterações ocorrem predominantemente nos capilares, nas arteríolas e, em menor grau, nas artérias e veias. Geralmente, são determinadas pela exposição ao frio ou por estresse emocional. Em alguns casos pode ser doloroso.