Saussare Flashcards
Por que há uma certa dificuldade em se definir o objeto da Linguística? Cite casos específicos.
Saussure aponta que tal dificuldade vem do fato de que outras ciências trabalham com “objetos dados previamente”, o que em Linguística não ocorre, pois, segundo o autor, nesta ciência, é o “ponto de vista que cria o objeto”. O exemplo usado por Saussure é bem ilustrativo quanto a este processo. Ao se tomar para análise a palavra nu, pode-se estudá-la por diferentes enfoques, ou melhor, pontos de vista: como som, como expressão de uma ideia, como correspondente ao latim nūdum, etc.
O objeto linguístico apresenta duas faces que se correspondem. Como Saussure as caracteriza?
Saussure aponta que o “fenômeno linguístico apresenta perpetuamente duas faces que são indissociáveis”. Por exemplo, quanto às sílabas, sua constituição é feita pela união/articulação das impressões acústicas percebidas pelo ouvido mais a parte acústica do som, aquela produzida pelos órgãos vocais. Outra dupla união apontada por Saussure é o fato de a linguagem ter um lado individual e outro social. Finalmente, o autor destaca que a linguagem é “uma instituição atual e um produto do passado”, ou seja, ela é tem, ao mesmo tempo, uma face sincrônica e outra diacrônica.
Assinale a alternativa correta sobre Linguística, na visão de Ferdinand Saussure, ao buscar uma ciência autônoma que tratasse exclusivamente da linguagem.( FEPESE 2015)
A língua é algo criado pela sociedade e, de certa forma, imposta aos indivíduos.
Saussure, mestre de genebra, tem seus conceitos expostos na obra “Curso de Lingüística Geral”, nela, estabelecem-se diferenças entre língua e fala. Das alternativas seguintes, qual é correta em relação aos conceitos lingüísticos:(CETAP 2010)
A fala é o “lado executivo” da linguagem cuja execução jamais é feita pela massa./
A fala é imprevisível, irredutível a uma pauta sistemática./
A língua é necessária para que a fala seja inteligível e produza todos os seus efeitos./
A língua é a potencialidade ativa de produzir a fala.
No que se refere à Linguística, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:(MetroCapital Soluções 2019)
I – O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. II – Para Saussure, o signo linguístico se compõe de duas facetas: significado e significante. III – De acordo com Saussure, o sintagma é a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior, ou seja, a sequência de fonemas se desenvolve numa cadeia, em que um sucede ao outro, e dois fonemas não podem ocupar o mesmo lugar nessa cadeia.
A teoria linguística de Saussure exposta em seu Curso de Linguística Geral (1916) baseia-se em um grupo de pares distintivos, chamados de dicotomias. Entre elas, pode-se destacar aquela que versa sobre a distinção entre sincronia e diacronia. Essa é a segunda das dicotomias anunciadas pelo teórico e foi acolhida amplamente pela Linguística moderna. Sobre os estudos sincrônicos e diacrônicos, na perspectiva de Saussure, pode-se afirmar:(FAU UNICENTRO 2020)
Os estudos sincrônicos são aqueles que se dedicam a analisar a língua em um momento específico, enquanto os estudos diacrônicos estudam a língua através do tempo./
Os estudos sincrônicos analisam as variações da língua que coexistem em uma determinada época, enquanto os estudos diacrônicos incidem sobre o processo evolutivo da língua.
Para o linguista Ferdinand de Saussure (1916), a língua é um conjunto sistemático de convenções sociais, utilizadas pela coletividade para gerar a comunicação. A forma escrita da língua tem importância fundamental para a sistematização do conhecimento, para a comunicação e para o progresso. Em relação às técnicas de redação é CORRETO afirmar que:(CONSULPAM 2015)
Um bom texto deve ser pautado pela clareza, concisão, coesão e coerência textuais./
O emprego equivocado de sinais de pontuação pode comprometer a clareza do texto, podendo até levar o leitor a equívocos./
É necessário que os termos que formam uma oração e as orações que formam um período apresentem uma relação, uma dependência de significados.
Toda revolução científica, toda orientação teórica inovadora parte de um pequeno conjunto de metáforas que produzem um modo novo de enfocar os fatos a serem explicados. Para tanto, Ferdinand Saussure (1960), fez uma série de distinções teóricas como a língua e fala, forma e substância, significante e significado, signo, sincronia e diacronia. Com isso, marque a alternativa, cujo conteúdo esteja em desacordo com os pressupostos teóricos atribuídos a Saussure (ILARI, 2011).
Saussure concebeu a junção entre a dimensão individual e a dimensão social da linguagem (fala e língua) em termos de estudos linguísticos. Ou seja, é preciso tratar conjuntamente o comportamento linguístico das pessoas e as regras a que obedece esse comportamento.