Romanceiro da Inconfidência Flashcards
Quem escreveu Romanceiro da Inconfidência ?
Cecília Meireles.
Sobre o que se trata o livro Romanceiro da Inconfidência ?
Podemos dizer que o livro possui um caráter épico, pois associa história e lenda na reconstituição da Inconfidência Mineira.
O livro Romanceiro da Inconfidência é uma prosa ?
Falso, Romanceiro da Inconfidência é poesia.
Quais são os dois gêneros que compõem a obra ?
- Gênero épico
- Gênero lírico
O caráter épico da obra se da por meio da narrativa de uma história sobre um povo, neste caso o povo mineiro, e um herói, neste caso Tiradentes, de modo que tal história assume um tom lendário e histórico ao mesmo tempo ?
Verdadeiro.
No que consiste o gênero lírico de Romanceiro da Inconfidência ?
Em seu caráter lírico, a obra expressa os sentimentos, opiniões e emoções do narrador atravé de uma voz em primeira pessoa que narra os acontecimentos da obra.
Podemos associar o genêro lírico-épico de Romanceiro da Inconfidência ao livro Mensagem de Fernando Pessoa ?
Verdadeiro. Obs: devemos lembrar que Cecília Meireles foi a primeira a trazer traços da obra de Fernando Pessoa para o Brasil quando esta viajou para Portugal.
O que foram os Autos da Devassa estudados por Cecília Meireles para criar sua obra ?
Os Autos da Devassa foram os registros do processo judicial dos acusados da Inconfidência Mineira, desta forma, Cecília Meireles faz uma análise poética do julgamento dos acusados, utilizando a fala destes de maneira poética em sua obra.
O que é a polifonia de Romanceiro da Inconfidência ?
A polifonia consiste em várias vozes que aparecem durante a obra.
No livro Romanceiro da Inconfidência, nota-se que o narrador principal em primeira pessoa, em muitas partes do livro da espaço para a voz de outros personagens ?
Verdadeiro.
Qual o nome da escola literária que influenciou a escrita de Cecília Meireles ?
Simbolismo.
Podemos dizer que Cecília Meireles é neossimbolista ?
Verdadeiro.
Quem foi o personagem Chico-Rei em Romanceiro da Inconfidência ?
Chico-Rei era um negro que foi rei no Congo e foi trazido para o Brasil como escravo para trabalhar nas minas de ouro.
Quem foi Joaquim José da Silva Xavier ?
Tiradentes.
Quem foi Chica da Silva em Romanceiro da Inconfidência ?
Amante negra do contratador João Fernandes.
Quem foi o grande traidor da Inconfidência Mineira e que é visto no livro Romanceiro da Inconfidência ?
Joaquim Silvério dos Reis.
Por que Joaquim Silvério dos Reis traiu os inconfidentes ?
Joaquim Silvério dos reis traiu os inconfidentes, sobretudo Tiradentes, visando benefícios particulares e a quitação de débitos com a coroa portuguesa.
Quais são os principais inconfidentes ?
- Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)
- Cláudio Manoel da Costa (Glauceste Saturnio)
- Tomás Antônio Gonzaga
- Alvarenga Peixoto
Qual foi o destino de Tomás Antônio Gonzaga após ser preso ?
Foi exilado em Moçambique.
Qual foi o destino de Cláudio Manoel da Costa ?
Cláudio Manoel da Costa foi encontrado morto em sua cela na prisão, as autoridades da época afirmam que ele haveria se suicidado, contudo foram encontradas diversas marcas e sangue em seu corpo).
Qual foi o destino de Alvarenga peixoto ?
Alvarenga peixoto foi exilado em Angola.
Qual o lema escrito na bandeira dos inconfidentes ?
Liberdade ainda que tardia.
O que aconteceu com Marília, esposa de Tomás Antônio Gonzaga no Brasil ?
Passou o resto da vida sozinha e excluída da sociedade após o exílio de Tomás Antônio Gonzaga.
Quem foi o monarca resposável por autorizar todas as setenças dos inconfidentes ?
Dona Maria I, a louca.
Em tal trecho da obra, Cecília Meireles retrata qual personagem ?
Em tal trecho, nota-se Cecília descrevendo a loucura de Dona Maria I, a qual estaria presa eternamente em sua loucura.
O que aconteceu com Joaquim José da Silva Xavier ?
Tiradentes foi morto e esquartejado.
Após ser exilado em Moçambique, Tomás Antônigo Gonzaga irá se casar novamente com uma mulher, qual seu nome ?
Juliana Mascarenhas.
Cecília Meireles pertenceu a qual fase do modernismo ?
Cecília Meireles pertenceu a segunda fase do modernismo (geração de 30).
Podemos dizer que “Romanceiro da Inconfidência” se enquadra na vertente psicológica da segunda geração modernista ?
Falso, a obra se enquadra na vertente social da segunda geração modernista.
No que consiste o epílogo, ou seja, o final do livro ?
No epílogo Cecília Meireles fala aos inconfidentes mortos.
O que é um romanceiro ?
Conjunto de poesias de caráter popular de origem ibérica que tratam de um tema central.
No romance da segunda parte do livro, “Fala aos pusilânimes”, quem são os pusilânimes os quais a autora se refere ?
- Coroa Portuguesa
- Joaquim Silvério dos Reis
O que ocorre na segunda parte do livro no “Romance XX ou Do país da Arcádia” ?
A autora apresenta, se valendo da metalinguagem, os principais autores árcades brasileiros (Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa).
Na segunda parte do livro, Cecília Meireles compara Joaquim Silvério dos Reis, o grande delator, ao personagem bíblico, Judas. Tal comparação ajuda a reforçar qual característica de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) ?
Tal comparação feita pela autora reforça a ideia de Cecília representar Tiradentes como Jesus Cristo, pois ambos pregavam a liberdade, foram traídos, foram mortos brutalmente e se tornaram mártires.
Por que Tiradentes é o único condenado à morte ?
De todos os inconfidentes, Tiradentes era o que apresentava condições materiais menos favorecidas.
Qual a reflexão metalinguística do trecho abaixo ?
A autora faz um reflexão sobre as palavras, que segundo ela têm poder para construir ou destruir ideias ou pessoas. Exemplo disso é a própria Coroa Portuguesa, que utiliza as palavras para destruir a ideia de liberdade construída pelos inconfidentes, também com palavras.
No romance abaixo da quinta parte do livro, a autora faz uma intertextualidade com o hino nacional. Qual o intuito de tal intertextualidade ?
A autora propõem uma outra visão da história do país, a partir da óptica dos derrotados (inconfidentes).
Podemos dizer que o livro apresenta uma uma perspectiva apresenta uma perspectiva lírica e historiográfica, por que ?
No livro, além de haver a confissão de sentimentos e emoções do eu lírico e das vozes dos persongens nos versos, também há a narração da história da Inconfidência Mineira pela autora a partir de seu ponto de vista (fica do lado dos inconfidentes).
Por que podemos considerar a obra como parte da poesia social ?
Pois a autora se vale da poesia para criticar algo ou alguém, no caso, a violência da Coroa Portuguesa.
Por que podemos dizer que a obra apresenta influência do cubismo ?
No decorrer do livro a autora fornece a descrição de imagens, lugares, personagens, diálogos, cenas, tempos e espaços diferentes. Desta forma, por meio de um conjunto de fragmentos característicos, a autora faz sua síntese da obra.
Qual a visão de Cecília Meireles em sua obra sobre a relação de Maria Dorotéia de Seixas (Marília) e Tomás Antônio Gonzaga ?
Na óptica da obra, diferentemente da óptica do livro “Marília de Dirceu”, Cecília apresenta Marília como a personagem que mais sofreu com o exílio de Tomás Antônio Gonzaga, pois este, embora tenha sido exilado do Brasil, se casou novamente em Moçambique e seguiu sua vida, enquanto Marília ficou no Brasil aguardando o retorno do marido, enlouquecendo e por fim morrendo sozinha.