Os Ratos Flashcards
Quem escreveu o livro “Os Ratos” ?
Dyonelio Machado.
A qual fase modernista pertenceu Dyonelio Machado ?
2ª Geração Modernista.
Em qual cidade se passa o enredo da história ?
Porto Alegre.
Em qual período histórico se passa o enredo ?
Século XX (década de 1930).
O que é o foco narrativo e quais são seus tipos ?
O foco narrativo consiste no tipo de narrador do enredo, podendo ser de três tipos:
- Narrador em 1ª pessoa (participa da história)
- Narrador em 3ª pessoa não onisciente
- Narrador em 3ª pessoa onisciente
Qual o foco narrativo do livro ?
Narrador em 3ª pessoa onisciente.
Qual o nome do protagonista da obra ?
Naziazeno.
Qual é o tipo de discurso que predomina no livro que mistura os pensamentos do personagem com a fala do narrador ?
Discurso indireto livre.
Qual o tempo de duração da história contada no livro ?
Embora o livro apresente 180 páginas, o tempo de duração da história representa um dia completo (manhã, tarde e noite).
Por que podemos dizer que Naziazeno é um anti-herói moderno ?
Naziazeno pode ser considerado um anti-herói moderno, pois apresenta diversos problemas, exemplo disso é o seu próprio vício em jogos de azar.
Qual era a profissão de Naziazeno ?
Naziazeno era um funcionário público.
Naziazeno, logo no início do livro, contrai uma dívida com qual personagem ?
Leiteiro (homem que entregava leite em sua casa).
Qual personagem, que tem experiência com agiotas e casa de penhores, pode ser considerado como um “rato” ?
Duque.
Qual o tipo de discurso destacado na imagem abaixo ?
Discurso indireto livre.
Qual o tipo de recurso usado pelo autor no trecho abaixo para descrever o personagem Duque ?
Zoomorfismo.
O Chefe (diretor) empresta dinheiro para Naziazeno quitar sua dívida com o leiteiro ?
Falso, embora o Chefe já tivesse emprestado dinheiro antes para Naziazeno tratar seu filho que estava doente, não empresta de novo e ainda humilha o funcionário.
Costa Miranda, um dos amigos de Naziazeno, empresta 5 mil réis para este almoçar, no entanto, Naziazeno utiliza esse dinheiro com outra finalidade, qual ?
Naziazeno utiliza os 5 mil réis para jogar na roleta (jogo de azar), ganha 175 mil réis e já poderia quitar sua dívida com o leiteiro tranquilamente, porém, devemos lembrar que Naziazeno era um viciado em jogos de azar e desta forma apostou os 175 mil réis e perdeu tudo, ficando agora devendo 53 mil réis para o leiteiro e mais 5 mil réis para Costa Miranda.
Podemos considerar que Naziazeno sabe lidar bem com o dinheiro ?
Falso, Naziazeno não sabe lidar bem com o dinheiro, pois se endivida e gasta todo seu dinheiro com jogos de azar e futilidades.
Como Naziazeno conseguiu os 53 mil réis para pagar o leiteiro ?
Naziazeno consegue 55 mil réis com o anel penhorado de Alcides com o adiantamento do dinheiro feito pelo Duque.
Obs: na volta para casa, Naziazeno gasta 2 mil réis comprando um queijo holandês, um brinquedo para seu filho e também conserta o sapato de sua mulher, sobrando assim a quantia exata de 53 mil réis para quitar a dívida com o leiteiro.
Durante o dia, enquanto andava pela cidade em busca de dinheiro para quitar sua dívida, Naziazeno era bem tratado elas pessoas ?
Falso, Naziazeno era tratado pelos outros como um rato, sendo expulso dos lugares e maltratado pelos outros. Além disso, outros “ratos”, como o próprio Duque, se aproveitam da condição de Naziazeno.
Podemos dizer que no desfecho do livro, Naziazeno conseguiu resolver seu problema e pode dormir tranquilamente ?
Falso, embora tenha conseguido o dinheiro para pagar o leiteiro, Naziazeno acabou se endividando mais ainda pegando dinheiro emprestado com Costa Miranda e o Duque.
Obs: na hora que Naziazeno se deita na cama de noite, a princípio não consegue dormir, pois fica tendo “flashbacks” de seu dia, ouve barulho de ratos em sua casa e ouve também barulhos vindos da rua.
Cite uma vanguarda europeu que pode ser vista no livro.
No livro, nota-se traços do Expressionismo, pois a cidade de Porto Alegre é representada como inóspita, labiríntica e deformada pela visão subjetiva de Naziazeno.
Por que o livro pode ser classificado como um romance urbano ?
A obra “Os ratos” pode ser classificada como um romance urbano, pois se passa em um grande centro urbano, a cidade de Porto Alegre.
O livro também pode ser considerado um romance cíclico, pois Naziazeno está aprisionado num círculo de pobreza. Cite um exemplo do enredo que comprove isso.
O trecho em que Naziazeno joga na roleta clandestina representa esse círculo de pobreza, pois o personagem ganha e posteriormente perde tudo na roleta.
Letra B
Relacione o título da obra “Os ratos” com o comportamento de Naziazeno e dos outros personagens da obra.
Na obra, o “rato” se torna um símbolo complexo e aterrador do comportamento acuado de Naziazeno, o qual também é explorado por outros “ratos”.
Por que, na obra, a palavra “tabacaria” aparece entre aspas ?
A palavra “tabacaria”, na verdade, se trata de uma casa de jogos, um lugar ilegal que possui uma roleta de apostas no fundo.
Quantos capítulos possui a obra ?
28 capítulos.
Por ser considerado um escritor da segunda geração modernista, Dyonelio Machado, utiliza tanto a vertente social, como a vertente psicológica em sua obra, “Os ratos”. Explique cada uma dessas vertentes e como elas aparecem na obra.
Na obra, o autor explora um lado intimista do protagonista do livro, de modo que, por meio de um narrador onisciente, em muitos trechos é possível perceber o estado psicológico e o estado de espírito da personagem. Além disso, nota-se uma certa denúncia social na obra, de modo que, o cotidiano exaustivo e miserável de Naziazeno, que está endividado e trabalha como servidor público, reflete a desigualdade social no país.
Embora não se saiba ao certo a época em que se passa o enredo da obra, esta foi escrita na década de 1930 e pode-se desprender que, assim como os romances regionalistas da época, o livro busca tratar de realidades vividas naquele momento nas vastas regiões do país. Desta forma, elementos como a presença de um bonde na cidade para a locomoção, a presença do leiteiro (profissão já extinta) e o uso de cartolas e chapéus por alguns personagens, contextualizam historicamente o livro.
Letra C.