Roma Antiga Flashcards
Mito de romulo e remo
Romulo se torna o primeiro rei de roma.
Como é dividido seu sistema de governo?
Monarquia, depois república e depois império.
Monarquia (753-509 a.C)
Latinos e Sabinos são dados como fundadores de Roma e após um processo de expansão interna temos etruscos e gregos como parte do povo romano.
• Rei + Senado + Assembleias
• camadas sociais: patrícios (dominavam senado, grandes donos de terras), plebeus (pequenos proprietários), clientes (classe de plebeus sem terras, mas eram livres, serviam aos patrícios), escravos (sem posse, escravos por dívida ou conquista de guerra)
Monarquia
Teve 7 Reis e o último foi Tarquinio, o Soberbo, o senado entendeu que Tarquinio tinha um governo muito tirano, então destituíram seu poder e o Senado assumiu todas as funções de um rei, assim, Roma vira República.
República (509-27 a.C)
Senado, Assembleias e Magistraturas (poder executivo, execução das leis, possuía diversos cargos)
Os patrícios dominavam o poder político, então a plebe passou a os pressionar para que existisse uma legislação, pois só existia um direito consuetudinário (oral), portanto, foram criadas as LEIS DAS XII TÁBUAS
Leis das XII tábuas
Permitiu que plebeus fossem indicados para cargos de consul, que plebeus pudessem casar com patrícios, aboliu escravidão por
divididas. Foi muito benéfica para os plebeus que tinham um pouco mais de posse.
República, expansão territorial
- Expansão interna: conquistaram primeiro a península itálica (grande parte)
- Externa: percebeu seu poder, queriam conquistar todo o mar Mediterrâneo mas encontraram o povo Cartaginense, que dominava todo o mar Mediterrâneo, então, teriam que guerrear com eles.
Guerras púnicas
Tiveram 3 campanhas de guerra. Na 1º, Roma conquista a região de Córsega e Sardenha, mas apenas na 3ª conquistam Cartago. Conseguindo dominar aquelas regiões, viu que era capaz de mais e conquistaram toda a região em volta do mar Mediterrâneo, que chamavam de Nostrum, e controlavam a circulação e o comércio.
Consequências da expansão territorial
O número de escravos aumentou e estavam apenas em domínio dos patrícios, MAS os plebeus tiveram desvalorização de seu produto plantado, o que os fez entrar numa crise econômica muito grave.
• Os irmãos Graco queriam implantar uma reforma agrária, dividir terras dos patrícios entre TODOS os cidadãos romanos, mas isso não deu certo, porque os patrícios perderiam dinheiro.
Primeiro triunvirato
O Senado, em meio de uma crise, decidiu eleger os triunviratos, que eram governos com 3 cônsuls.
No primeiro Triunvirato tivemos Júlio César, Pompeu e Crasso.
• Crasso morre.
• Julio Cesar entra em guerra contra Pompeu, porque foi conquistar a região da Galia mas demorou 10 anos, o que gastou muitos recursos. Pompeu envia carta a ele, o chamando de traidor, porque Roma estava em crise. Júlio César volta a Roma para matar Pompeu, essa disputa gera as GUERRAS CIVIS de Roma, P foge, mas J.C consegue matá-lo.
Julio César
Era uma pessoa muito carismática. Foi quem tentei dar paz ao período, porque promoveu uma reforma agrária; a participação política de estrangeiros. O que gerou descontentamento dos patrícios, que conspiraram contra J.C, que morre.
Segundo Triunvirato
Otávio, Marco Antônio e Lépido.
Para solucionar a crise dos plebeus, tiveram a ideia de dividir o território Romano em 3. Mas marco Antônio não estava satisfeito com sei pedaço e quis o de Lépido, o expulsa. Portanto, fica metade para Marco Antônio e metade para Otávio, O acusa M.A de traição, porque se envolveu com Cleópatra e tenta construir seu próprio império com ela.
A guerra entre Otávio e M.A durou alguns anos e quando O chega ao Egito, M.A e Cleópatra se suicidam e Otávio torna-se o único Consul.
Império (27 a.C - 476 d.C): O principado
Otavio era sobrinho de J.C e viu a luta que J.C teve para trazer mudanças, então traz o principado, ou seja, vai se intitular Deus. Se autointitula Otávio Augusto e passa a ser conhecido como O Sublime, exclui o Senado, porque o poder era todo dele.
Políticas de Otávio
- Pax Romana: sessar o ímpeto expansionista de Roma.
- Pão e circo: fazerem grandes espetáculos com distribuição de alimentos, a vantagem disso era a distração da população para não pensarem na política.
• Melhorias na cidade romana: templos, teatros, aquedutos e canais; apoio à literatura.
Império (I a.C a III d.C)
Nesse período, surge o Cristianismo e traz diversos percalços aos cristãos, já que o imperador se autointitulou Deus, então, nesse período os cristão foram perseguidos. Os cristãos eram lançados nos coliseus para serem devorados por leões, o que era diversão pra população.
Nero botou fogo em Roma e colocou a culpa nos cristãos.