Formação Das Monarquias Nacionais Flashcards
O que a crise feudal começou?
O capitalismo, deu início à transição do feudalismo para o capitalismo, mas foi problemática.
O que permitiu a ascensão do capitalismo?
A abertura do mar Mediterrâneo, consequência das cruzadas para os europeus porque os muçulmanos o dominava
Qual era o maior objetivo das cruzadas?
Expulsar os muçulmanos de Jerusalém, mas não conseguiram
Por onde as mercadorias da China e Índia entravam na Europa?
Pelas cidades italianas, principalmente Gênova e Veneza. E na França eram distribuídas nas feiras de Champagne.
Por que a burquesia tinha um pé atrás com a nobreza?
Porque haviam nobres saqueadores nas rotas comerciais e haviam muitas leis e tribunais diversos que impediam de crescimento da burguesia, assim como a GRANDE quantidade de impostos e a diversidade monetária.
Por que precisavam de um rei?
Porque assim haveria a submissão da nobreza, imposto nacional (liberaria o comércio para os burgueses, pagavam imposto para trabalhar sem conflito) e exército nacional. Ele conseguiria centralizar o estado e facilitar a aproximação entre burguesia e nobreza.
Como começa o processo de centralização na França?
No século X com a Dinastia Capetingia, reis como Felipe Augusto e Luís IX foram importantes nesse processo, porque a partir deles começou a cobrança de um imposto nacional, montaram um exército nacional e implantaram uma única moeda.
Qual foi o rei mais importante nesse processo?
Felipe IV, O Belo. Porque continuou com a ideia da centralização para a aproximação e submissão, mas quis cobrar imposto da igreja, o que gerou um conflito grande e ele foi ameacado de excomunhao, então convoca uma Assembleia dos Estados Gerais, formada pelo clero, nobreza e burgueses, era uma forma de mostrar que ele não mandava tanto assim, mas a opinião dele sempre era mais importante, a do resto não importava (caráter consultivo). O papa acaba morrendo e isso o beneficia, porque nomeia um novo papa, francês, o que gera um Cisma do Ocidente, a Igreja Católica estava se dividindo em duas, um papado de Avignon e outro de Roma, pois tira a sede do papado de Roma e passa para Avignon. Assim começa o cativeiro de Avignon, pois é como se esse lugar tivesse um e Roma outro, pois escolheu outro papa. Não durou muito tempo, entraram em um consenso é um deixou de ser papa para o papado ser em Roma.
O que aconteceu após a morte de Felipe IV?
Ocorre o fim da dinastia Capetingia (entra Carlos IV, mas também morre), isso gera algumas mudanças na França. Disputavam o trono Felipe de Valois, sobrinho de Felipe IV, e Eduardo III, que era rei da Inglaterra e neto de Felipe IV por linhagem materna (o que era um problema, porque havia uma LEI SALICA, que proibia que o trono francês fosse ocupado por alguém que tivesse direito por linhagem materna), então Eduardo III foi vetado, mas não deixou isso quieto, culminou uma guerra entre a França e a Inglaterra, chamada de guerra dos cem anos, de 1337 a 1453
Guerra dos cem anos
No começo a Inglaterra conseguiu muitas vitórias, porque seu exército era um pouco melhor e a França teve conflitos internos, como a fome nos centros urbanos por causa de rebeliões nos centros rurais por causa do sistema feudal (JACQUERIES, rebeliões camponesas) e a peste negra.
Como a França expulsou os ingleses e saiu vitoriosa na guerra?
Joanna D’arc conseguiu envolver os franceses para expulsar os ingleses, mas foi capturado e morta pelos ingleses aos 19 anos. Foi canonizada na França e vira a Santa Joanna D’arc.
os ingleses são quase totalmente expulsos mas a França vence a guerra e ela termina.
Centralização na Inglaterra
Começou com a dinastia plantageneta, com Henrique II e depois Ricardo Coração de Leão, que estava envolvido com a cruzada, então estava incapaz de promover a centralização, e como estavam em guerra precisava de recursos, então precisou aumentar os impostos, o que gerou um descontentamento muito grande, e deixou seu reinado.
Após Ricardo
Vem João sem terra, e havia pobreza, aumento de impostos e confrontos com o papa Inocêncio III, então nobreza e burguesia os pressionaram a aceitar a MAGNA CARTA, uma imposição dos grandes nobres para que ele aceitasse conselhos de nobres para seu governo, ou seja, enfraquecia o poder do rei, mas depois acaba sendo deixada de lado.
Anos depois, precisavam que o trono fosse ocupado, e haviam duas famílias Lancaster (rosa vermelha, nobres mais ligados os tradicionalismo) e os York (rosa branca, mais ligados ao capitalismo), a Inglaterra estava dividida nessas duas famílias em uma guerra que durou 30 anos.
Família lancaster chega ao poder por uma imposição
Mas Henrique VI precisava de condições de governo para governar, precisavam ceder um pouco de poder aos Yorks, então mudou o brasão, colocou uma rosa vermelha e uma branca e muda o nome para Dinastia Tudor, que depois de um tempo consegue centralizar o poder na Inglaterra, no início da idade moderna, tanto que vira um absolutismo inglês (não é tão forte quanto o francês).
FIM da idade média
A concepção de feudalismo não servia mais por causa da ascensão do capitalismo, o que gera uma crise. O país precisava de moeda, e precisava de metais preciosos para as fazer, o que gerou uma diminuição desses metais, uma crise monetária, alguns países tinham o monopólio das especiarias, o que também gerou uma crise, então precisavam de um poder centralizado para buscar metais e especiarias, sem precisar da importação. A queda de Constantinopla marca o fim da idade média.