Roma Antiga Flashcards
Elementos estruturais
Arco romano/pleno - grande invenção romana, com intradorso (lado interno) e extradorso (lado externo), vazio é o tímpano, imposta é a base do arco, aduelas peças trapezoidais encaixadas e chave encaixa no meio para dar rigidez. Tem resistência maior que o trilito. Opus incertum
Abóbada de berço- prolongamento do arco romano, geralmente feito com alvenaria de tijolo. Opus reticulatuns
Cúpula - rotação de de 180° do arco pleno, formando uma hemisfério. Opus testaceum
Técnicas construtivas
Cimbramento (moldes de madeira montadas com cimbres e retirado após a cura do elemento)
Concreção (argamassa de areia e cal, pozolana. Origem do concreto romano. Mais rápido e econômico. O próprio tijolo era usado como forma para o concreto, através de valas na parede.
Materiais construtivos
Madeira em cobertas com tesouras. Tijolo maciço (de argila), pedra, mármore.
Ordens arquitetônicas
As 3 gregas: dórica, jônica e coríntia. + Toscana (semelhante à dórica, mas com fuste liso e com base) e Compósita (síntese da jônica com a coríntia, gerando capitel mais adornado).
Templo
Sobre pódio pois não eram construídos em acrópoles. Por ser no fórum (praça) fazia recuo.
Panteão de Agripa
Foi concebido como esfera de cerca de 42 metros de diâmetro e pé direito, consolidando o templo circular. É prostilo e octastilo, com colunas coríntias no nártex, apresenta cela circular, tem um óculo no centro da cúpula, com paredes muito espessas para sustentar, utilizava-se dos caixotes, sulcos na cobertura que conferia leveza.
Arquiteto responsável: Apolodoro de Damasco
Templo de Hércules Victor
No Fórum Boário em Roma, os romanos introduziram o templo de planta circular. Períptero e ordem coríntia, sobre embasamento simples. Coberta de madeira e telha cerâmica.
Teatro
Estrutura semicircular semelhante ao grego, porém era fechado com alvenaria de pedra. Aqui não dependia da topografia local, eles criavam estrutura para sustentar as arquibancadas, através de abóbadas de berço sob elas, e como eram vazadas, serviam de circulação. Formado por cena, proscênio, orquestra e arquibancada. Diazometas eram circulação horizontal.
Teatro de Aspendos
Na Turquia, exemplo independente de declive natural, teatro com 3 andares e uma diazometa.
Teatro de Palmira
Na Síria, com 104m de diâmetro, o proscênio servia como cenário, fachada de Palácio com colunas coríntias.
Teatro de Éfeso
Na Turquia também, com 3 diazometas, capacidade de 25 mil espectadores, construído na época da República. Aqui foi aproveitado o declive do terreno.
Anfiteatro romano
É o espelhamento do teatro, duplicando a capacidade. A estrutura de arcos e abobadas romanos que permitiu essa evolução. Onde aconteciam as lutas de gladiadores, separado em arena (com areia) e arquibancadas.
Coliseu de Roma
Do século 1 dC. Elíptico o formato da arena, com capacidade de 50 a 80 mil pessoas, fachada de 50m de altura. Em alvenaria de pedra revestida de mármore, em escala monumental. Dispunha de coberta retrátil de tecido. Possuía galeria superior com a diazometa, destinada a venda de comida.
Anfiteatro de Nimes
Na França, é usada até hoje, com cerca de 60% da sua integridade.
Circo romano
Mais desenvolvido que o estádio, destinado a corridas de carros e de cavalos, comprimento bem maior. Com 3 setores, arquibancadas, arena com espinha, e cárceres.
Circo de Leptis Magna
No litoral da líbia, 450m por 100m.
Circo de Massimo
Em Roma, capacidade de 150 mil espectadores, maior circo do império.
Circo de mérida
Na Espanha, capacidade de 30 mil e só restam ruínas demarcando o chão.
Palestra Romana
Corresponde ao ginásio grego, porém para treinar gladiadores. Planta com pátio central e galerias perimetrais, com colunas e salas.
Palestra de Pompéia
Na Itália, únicos 2 exemplos
Ludus Magnus
Em Roma, ficava ao lado do coliseu, onde os gladiadores lutariam após os treinos. Era sofisticado, com primeiro andar e até arquibancada no centro. Não existe mais.
Termas
Complexos abobadados, serviam como banho público e massagem. Com frigidarium (frio), tepidarium (morna) e caldarium (quente), além de outros espaços de convívio social.
Termas de pompeia
Na itália, em pedra e com óculo.
Termas de Bath
Na Inglaterra, o mais preservado e ainda usado como spa hoje em dia.