Bizantina Flashcards
Catacumbas
Túneis escondidos, parecidos com cidades subterrâneas para cristãos cultuarem a fé antes de ser oficializado. Usar de modo livre seus símbolos.
Lóbulos da catacumbas de São Sebastião
Localização: Roma
Exemplo de como eram enterrados, costume cristão, na época e as galerias escavadas.
Catacumbas de São Calisto
Localizada em Roma, uma das mais importantes da cidade, situada na Via ápia, abrigou tumba de diversos papas e ocupa uma vasta extensão subterrânea.
Basílica
Estrutura religiosa. Com nave central, com 1 ábside ao fundo e naves laterais. A entrada por pórtico, ou galilé, que é equivalente ao pronaus e o nártex, servia para os não batizados. nave central está com altura maior e com janelas para iluminar.
Basílica de Santo Apolinário, o Novo
Localizado em Ravena, na Itália, com estrutura externa modesta, em tijolo e pedra aparente. Apresenta um nártex frontal, um campanário, que é a torre com sino, nave central alta, delimitada pelas colunatas e arcos plenos, presença de janelas no alto da nave e decoração rebuscada no seu interior, rico em mosaicos. Forro com trabalho artístico. Por Teodorico.
Basílica de Santo Apolinário em Classe
Também em Ravena, Itália, restaram mosaicos apenas na ábside semicircular, representando imagens cristãs, uma das imagens é uma cruz com o rosto de Cristo no centro. Apresenta as mesmas características da cidade anteriormente, mas cabe destacar a cobertura com tesouramento em madeira e sem forro presente nessa basílica.
Presença de novo elemento, a Imposta ou o pulvinar, era peça que unia coluna ao arco pleno, em formato piramidal invertido, sendo usado esse recurso para tornar a coluna ainda mais alta.
Basílica de Santa Sabina
Localizado em Roma, preserva arquitetura original, com planta retangular colunada. Aparência exterior muito simples, já no interior colunas com capitel coríntio e onde antes deveria ser o mosaico na ábside foi posteriormente coberto por um afresco no século 16.
Igreja
É uma das 3 tipologias religiosas do bizantino, pode apresentar diferentes plantas, mas mantém a característica do exterior rudimentar e o interior adornado, como uma metáfora para a crença cristã de que a alma é mais valiosa que o exterior.
Cúpula sobre pendentes
Contribuição estrutural. É feita a partir do acoplamento da cúpula romana sobre um quadrado, ou seja, círculo circunscrito no quadrado, onde o diâmetro é igual ao tamanho do lado. Os pendentes são a parte que sustentam a cúpula, semiesféricos e em formato triangular.
Igreja de São Vital
Fica em Ravena. Essa igreja tem a ideia basilical, mas não é pois sua planta não é retangular. Na verdade possui planta central octogonal, com naves laterais que se unem ao redor dela. A ábside sempre voltada ao oriente para Jerusalém. Utiliza principalmente mármore no interior e tijolos nas fachadas, preserva grandes mosaicos, com passagens bíblicas e incluindo a representação do imperador Justiniano e sua esposa Teodora. Ademais, apresenta capitel oriental com rendilhado, com presença das impostas.
Igreja de Santa Sofia
Em Istambul, possui planta quadrada, externamente toda em alvenaria com técnica de cimbramento. Nave central com cúpula sobre pendentes, que comportavam o peso através dos esteios, que são maciços pilares com proporções enormes. Essa cúpula possuía 35 metros de diâmetro e altura de 55 metros (maior que o coliseu, que tem 50m). Ainda tinha abundância de cúpulas ao redor da central para ajudar a escorar toda a estrutura. Quanto às colunas, apresentavam capitéis variados, com exemplares rendilhados, jônicos e outros exemplos, já que o capitel bizantino não tinha forma própria. As impostas por sua vez eram esculpidas assim como o capitel. Com janelas nos tambores que sustentam as cúpulas. E sua arte no interior é riquíssima, um dos mosaicos mais importantes é dedicado à Virgem Maria, com Justiniano I entregando maquete da Igreja para ela, e isso tem o contexto histórico, visto que no local houveram 3 construções, sendo a última ordenada pelo Justiniano no século VI e é a forma que conhecemos atualmente. Seus mosaicos também possuiam pedaços de ouro, além de pedra e cerâmica. Importante destacar que a igreja foi dominada pelos islâmicos, que acrescentaram os 4 minaretes.
Com arquitetos conhecidos: Isidoro de Mileto e Armênio de Trales.
Igreja de São Marcos
Veneza, Itália. Planta em forma de cruz grega, com 4 braços iguais, com 5 cúpulas sobre pendentes. É exceção nos exemplos de igreja pois seu exterior é completamente decorado. Único interior com mosaico totalmente preservado. É possível destacar também as partes que compõem a cúpula sendo elas a lanterna, parte que se sobressai, a cúpula, o tambor que fica abaixo dela e os pendentes que sustentam a estrutura.
Batistério
Dedicado ao início da vida religiosa, o batismo. Predomina planta central circular ou octogonal, com tanque d’água no centro para o batizado.
Batistério Neoniano
Ravena, Itália. Planta octogonal, internamente cúpula com mosaicos de representação dos 12 apóstolos e Jesus sendo batizado no meio, coberta com telha canal.
Batistério Ariano
Ravena, Itália, também. Construído na época do rei Teodorico, planta octogonal com janelas, construído com tijolos e mosaico ornamentado apenas o interior.
Batistério de São João de Latrão
Roma, octogonal com cúpula suspensa por colunatas. Onde constantino supostamente teria sido batizado.
Mausoléu
Edificação para sepultamentos de pessoas ilustres. Representa a passagem da vida para a morte.
Mausoléu de Gala Placídia
Ravena, Itália. Rudimentar, com planta em forma de cruz Latina, cúpula central sobre pendentes e 4 abóbadas ao redor, adornado em mosaicos.
Mausoléu de Teodorico
Ravena, Itália. Feito com mármore sem revestimento, planta circular interna e decagonal externamente. Feita com cobertura monolítica, com 10m de diâmetro pesando 230 toneladas.
Mausoléu de Santa Constança
Em Roma, com planta central circular para o sarcófago, que trás o sentido de vida eterna, sem início ou fim.
Cisterna - civil
Servia de depósito de água subterrâneo, pois Constantinopla era muito cobiçada, logo armazenava água para sobreviver às guerras.
Cisterna de Teodósio
Em Istambul, distribuía água para o Palácio e para as termas. Toda em tijolo, estrutura de cúpulas sobre pendentes e abóbadas apoiados em colunas. Com 9 metros de altura.
Palácio - civil
Construção onde os reis/imperadores moravam.
Palácio de Justiniano
Em Constantinopla, às margens do mar de mármara, chegou a ter 500 cômodos. Ficava próximo ao hipódromo da cidade, onde do outro lado se encontra a igreja de santa sofia.