RO - AVG Flashcards
Questão 1)
Biomoléculas são compostos orgânicos e inorgânicos que formam a estrutura dos seres vivos. Cada biomolécula apresenta características estruturais e funções específicas. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde à descrição dos ácidos nucleicos.
A)
São substâncias orgânicas requeridas em pequenas quantidades para manutenção e crescimento, mas que não podem ser fabricadas pelo corpo humano. Geralmente atuam como coenzimas, antioxidantes e intermediárias no processo de coagulação do sangue e na regulação da quantidade de cálcio no organismo.
B)
São moléculas com extensas cadeias carbônicas formadas por subunidades menores que, por sua vez, são compostas por um açúcar, um radical fosfato e uma base orgânica nitrogenada, tais moléculas são os constituintes do DNA e do RNA.
C)
Atuam como transportadores, reserva energética, participam da formação de enzimas, hormônios, anticorpos, bem como constituem os principais elementos de construção e reparação dos tecidos animais.
D)
Constituem os principais elementos estruturais das membranas biológicas, além de desempenhar papéis cruciais como cofatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos fotossensíveis, âncoras hidrofóbicas para proteínas, agentes emulsificantes no trato digestivo, hormônios e mensageiros intracelulares.
E)
São as biomoléculas mais abundantes na Terra; desempenham o papel de primeira reserva energética a ser requisitada no organismo humano para realizar as atividades metabólicas. Em vegetais, é o principal componente da parede celular.
Questão 1
Enunciado: As características dos ácidos nucleicos.
Alternativas:
A: Refere-se a vitaminas.
B: Correta. Descreve os ácidos nucleicos (DNA e RNA), com suas subunidades de açúcar, fosfato e base nitrogenada.
C: Descreve proteínas.
D: Refere-se a lipídios.
E: Refere-se a carboidratos.
Resposta Correta: B) São moléculas com extensas cadeias carbônicas formadas por subunidades menores que, por sua vez, são compostas por um açúcar, um radical fosfato e uma base orgânica nitrogenada, tais moléculas são os constituintes do DNA e do RNA.
Questão 2) - 0,13 ponto(s)
O Mal de Alzheimer é uma doença que pode acometer pessoas com idade acima de 50 anos. É uma patologia em que ocorre a morte dos neurônios, principalmente na região do hipocampo. Suas causas podem ser internas ou externas e os sintomas são variantes, dependendo do grau da doença no paciente e o seu estado de saúde. O controle desta patologia é realizado através de medicamentos que auxiliam a memória e, como tratamento não medicamentoso, a mudança do estilo de vida.
Sobre o Alzheimer, assinale a alternativa correta. A)
O mal de Alzheimer tem cura e seu diagnóstico é feito através de exames de imagens.
B)
O paciente que possui Alzheimer apresenta o sistema nervoso íntegro e sem alterações.
C)
A doença de Alzheimer possui três estágios: o inicial, o intermediário e o avançado.
D)
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e tem como principal sintoma o tremor.
E)
Na fase inicial da doença, o paciente fica confinado a uma cadeira de rodas ou na cama.
Questão 2
Enunciado: Sobre o Mal de Alzheimer.
Alternativas:
A: Incorreta. O Alzheimer atualmente não tem cura.
B: Incorreta. O Alzheimer causa degeneração neuronal.
C: Correta. A doença tem três estágios: inicial, intermediário e avançado.
D: Incorreta. O principal sintoma não é o tremor, mas sim a perda de memória.
E: Incorreta. A imobilidade ocorre nos estágios avançados.
Resposta Correta: C) A doença de Alzheimer possui três estágios: o inicial, o intermediário e o avançado.
Questão 3) - 0,13 ponto(s)
O conceito de turnover proteico surgiu inicialmente por meio da demonstração de que todas as proteínas corporais estavam em constante estado de fluxo, sendo constantemente sintetizadas e degradadas, conforme menciona a figura a seguir:
A cerca desse mecanismo propõe-se as seguintes afirmações:
- A velocidade do turnover proteico é independe da função da proteína e do tipo do tecido ou órgão.
- Existe um pool de aminoácidos nas células, em equilíbrio dinâmico com os aminoácidos formados a partir da degradação da proteína corporal e com aqueles obtidos a partir da dieta.
- Os tecidos mais ativos do organismo, responsáveis pelo turnover proteico, são: o tecido muscular, pele e cérebro. Por outro lado, plasma, mucosa intestinal, pâncreas, fígado e rins são os menos ativos.
- No organismo não há armazenamento de proteína ou de aminoácidos livres para fins energéticos, sendo que qualquer quantidade acima das necessidades para a síntese proteica celular e para a síntese de compostos não proteicos nitrogenados é metabolizada.
- A contínua síntese e degradação de proteínas juntamente com os aminoácidos das dietas são necessárias para manter a capacidade de satisfazer a demanda de aminoácidos nas várias células e tecidos do organismo.
São corretas as afirmativas:
A)
I, II e III apenas.
B)
III, IV e V apenas.
C)
I, IV e V apenas
D)
II,
IV
e
V
apenas.
E)
II,
III
e
IV
apenas.
Questão 3
Enunciado: Sobre o turnover proteico.
Alternativas:
A: Incorreta. O turnover varia conforme a função e o tipo de tecido.
B: Correta. Há um pool de aminoácidos nas células.
C: Incorreta. Plasma, mucosa intestinal, pâncreas, fígado e rins são altamente ativos no turnover proteico.
D: Correta. Excedentes são metabolizados, não armazenados para energia.
E: Correta. A síntese e degradação contínua são necessárias para manter a demanda de aminoácidos.
Resposta Correta: D) II, IV e V apenas.
Questão 4) - 0,13 ponto(s)
Para que o tecido se estruture e funcione de forma coesa, é necessário que exista uma comunicação entre as células que o formam. Nos tecidos onde as células têm junções comunicantes, os íons e outras substâncias de pequeno tamanho passam diretamente de célula para célula. Porém, onde isso não existe, ou há muitas células a serem sinalizadas em um curto espaço de tempo, fazem-se necessários outros mecanismos. As células podem comunicar-se quimicamente por meio de substâncias sinalizadoras, que permitirão a contribuição de cada célula para a função dos tecidos ou órgãos. Para tanto, a célula comunicadora utilizará um ligante, que se acoplará a um receptor na célula alvo sinalizando o que for pretendido. Os receptores são estruturados durante a vida embrionária e servem para iniciar, após a união ao ligante correspondente, uma série de modificações, que levam a célula a funcionar. Na verdade, o ligante ou o receptor isoladamente não significa nada, em termos metabólicos. Somente a união deles é que manterá o trabalho celular, sendo que um ligante pode produzir diferentes ações, dependendo das reações iniciadas por sua ligação ao receptor. Em termos gerais, a sinalização pode ser do tipo hormonal, parácrina e por neurotransmissores.
Nesse contexto, sobre as características principais dos tipos de sinalização química celular, julgue os itens a seguir.
Os hormônios são sinalizadores, geralmente de origem glandular, que circulam pelo sangue e agem em células-alvo, distantes do local de produção, porque essas células possuem receptores para eles.
As secreções parácrinas são compostas por substâncias produzidas no mesmo local onde agem, ou nas proximidades, não necessitando de transporte por vias extrateciduais.
Os neurotransmissores são substâncias produzidas no tecido, que agem e podem ser transportados pelo sangue, através de moléculas transportadoras, que aumentam o poder de ação dessas moléculas.
É correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
I, II e III.
C)
III, apenas.
D)
II, apenas.
E)
I e II, apenas.
Questão 4
Enunciado: Características dos tipos de sinalização química celular.
Alternativas:
I: Correta. Descreve a sinalização hormonal.
II: Correta. Descreve a sinalização parácrina.
III: Incorreta. Neurotransmissores não são transportados pelo sangue dessa maneira.
Resposta Correta: E) I e II, apenas.
Questão 5) - 0,13 ponto(s)
As articulações corporais possuem mecanismos de sensibilidade que facilitam que o sistema nervoso central receba informações sobre o próprio corpo em suas extremidades e a quantidade de pressão exercida nas articulações. Em condições de degeneração articular, no joelho, por exemplo, essas condições podem estar alteradas, referindo uma sensibilidade maior, devido ao aumento da pressão local e também ao desgaste das estruturas intra- articulares. Os receptores articulares possuem esse papel de emitir tais informações ao sistema nervoso central. Eles estão presentes em articulações sinoviais, como a citada, e se dividem em quatro tipos.
Com base no conhecimento sobre os receptores para a dor e sua estimulação e na articulação citada no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O paciente que possui osteoartrose de joelho, quando realiza ações de sentar e levantar, refere grande dor nas regiões anterior e laterais do joelho.
PORQUE
Os mecanorreceptores do tipo III são desencapsulados e encontrados nas regiões citadas, onde possui afinidade para estímulos de dor, devido à maior pressão articular causada pela falta de integridade da superfície articular do joelho afetado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
As asserções I e II são proposições falsas.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 5
Enunciado: Sobre os receptores articulares e osteoartrose de joelho.
Alternativas:
A: Incorreta. A asserção I é verdadeira.
B: Incorreta. Os mecanorreceptores tipo III não são específicos para dor.
C: Incorreta. Ambas as asserções são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
D: Correta. Ambas são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
E: Incorreta. A asserção II é falsa.
Resposta Correta: D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 6) - 0,13 ponto(s)
As proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Elas são as macromoléculas biológicas mais abundantes, ocorrendo em todas as células e em todas as partes das células. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos podem ser encontrados em uma única célula. A estrutura de um conjunto de monômeros simples é a chave para entender a estrutura de todas as milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, desde a mais simples
das bactérias até os seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto de 20 aminoácidos.
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Porto Alegre: Artmed Editora, 2018.
Sobre proteínas e suas funções, avalie as afirmações a seguir.
Uma proteína é formada por agrupamentos de aminoácidos, que são ácidos orgânicos ligados a um grupamento amino, um grupamento carboxila, um hidrogênio e uma região variável, chamada de radical.
A ligação peptídica ocorre entre o grupamento amino de um aminoácido que se combina com grupamento carboxila de outro aminoácido, liberando uma água. Essa ligação é necessária para formação de moléculas proteicas.
As proteínas possuem três níveis de organização tridimensional chamadas de primária, secundária e quaternária. A primária, por ser a mais simples, pode variar sem causar consequências nas estruturas seguintes e na função da proteína.
Os níveis de organização tridimensional de proteína dependem do estabelecimento de diferentes interações químicas entre os átomos de aminoácidos, pois ligações não covalentes são muito fracas e, por isso, ocorrem em menor proporção.
Está correto apenas o que se afirma em A)
I, II e III.
B)
I, II e IV.
C)
III e IV.
D)
II e IV.
E)
I e III.
Questão 6
Enunciado: Sobre proteínas e suas funções.
Alternativas:
I: Correta. Descreve corretamente a composição básica dos aminoácidos.
II: Correta. Explica corretamente a formação da ligação peptídica.
III: Incorreta. Alterações na estrutura primária podem afetar as demais estruturas e a função da proteína.
IV: Incorreta. As ligações não covalentes são importantes e ocorrem em grande proporção.
Resposta Correta: B) I, II e IV.
Questão 7) - 0,13 ponto(s)
A mutação é um processo importante responsável pela variação genética. Sabe-se que a mutação é uma mudança na sequência de DNA de um gene. A mutação é especialmente significativa, porque é fonte primária da mudança evolutiva, o que significa que novos alelos surgem em todos os organismos por motivos variáveis. Um tipo importante de mutação é a chamada mutação de ponto. O termo mutação de ponto refere-se tipicamente à alteração de um único par de bases do DNA ou um pequeno número de pares de base adjacentes. Essas alterações (mutações do DNA) geram consequências fenotípicas. As mutações de ponto são classificadas em termos moleculares com vários tipos de mudanças de DNA e seus efeitos na função da proteína onde elas ocorrem, dentro da região codificante de um gene. Os dois principais tipos de mutação de ponto no DNA são as substituições de bases e as inserções ou deleções.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à genética. 9. ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Em relação às mutações de ponto e seus dois principais tipos, assinale a alternativa correta.
A)
Na substituição de bases do subtipo transição, as purinas são substituídas por pirimidinas, contudo, o inverso não ocorre, ou seja, as pirimidinas apenas são substituídas por bases da mesma categoria química.
B)
Uma substituição de base do subtipo transversão é a substituição de uma base por outra da mesma categoria: uma purina é substituída por outra purina, assim como, uma pirimidina é substituída por outra pirimidina.
C)
Uma mutação de ponto dentro da região codificante de um gene varia em seus efeitos no funcionamento da proteína; as proteínas com mutações sinônimas ou mutações neutras geralmente ainda são funcionais.
D)
As substituições de base são mutações nas quais um par de bases é substituído por apenas um nucleotídeo. Elas podem ser divididas em três subtipos: transições, transversões e mutação de sentido trocado.
E)
As mutações de ponto em regiões reguladoras mantêm inalterada a síntese de RNA mensageiro e de proteínas e consequentemente não geram qualquer tipo de alteração fenotípica; as consequências fenotípicas são observadas apenas quando este tipo de mutação ocorre em regiões codificantes.
Questão 7
Enunciado: Sobre as mutações de ponto e seus dois principais tipos.
Alternativas:
A: Incorreta. Transições podem ocorrer entre purinas e pirimidinas.
B: Incorreta. Transversões envolvem substituição entre tipos diferentes de bases (purina por pirimidina e vice-versa).
C: Correta. Mutações sinônimas ou neutras podem não afetar a função da proteína.
D: Incorreta. Substituições de bases não são divididas em três subtipos.
E: Incorreta. Mutações em regiões reguladoras podem afetar a expressão gênica.
Resposta Correta: C) Uma mutação de ponto dentro da região codificante de um gene varia em seus efeitos no funcionamento da proteína; as proteínas com mutações sinônimas ou mutações neutras geralmente ainda são funcionais.
Questão 8) - 0,13 ponto(s)
“A vitamina é essencial em funções relacionadas ao metabolismo ósseo, porém parece também estar relacionada à fisiopatogênese de diversas doenças. Em crianças, a deficiência dessa vitamina leva ao retardo do crescimento e ao raquitismo. Em adultos, a hipovitaminose leva à osteomalácia, ao hiperparatiroidismo secundário e, consequentemente, ao aumento da reabsorção óssea, favorecendo a perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose. Essa hipovitaminose é altamente prevalente e constitui um problema de saúde pública em todo o mundo.”
MAEDA, Sergio Setsuo et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 2014. Disponível em:
(com adaptações).
O texto acima, extraído de um artigo divulgado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, relata as consequências da hipovitaminose de determinada vitamina. Assinale a alternativa que apresenta essa vitamina.
A)
Vitamina E.
B)
Vitamina D.
C)
Vitamina A.
D)
Vitamina B.
E)
Vitamina C.
Questão 8
Enunciado: Sobre a hipovitaminose de determinada vitamina.
Alternativas:
A: Incorreta. A vitamina E não está diretamente relacionada ao metabolismo ósseo.
B: Correta. Descreve a hipovitaminose D, relacionada ao metabolismo ósseo.
C: Incorreta. A vitamina A está relacionada à visão e crescimento celular.
D: Incorreta. Vitaminas B têm funções variadas, mas não são centralmente envolvidas no metabolismo ósseo.
E: Incorreta. A vitamina C é importante para a síntese de colágeno.
Resposta Correta: B) Vitamina D.
Questão 9) - 0,13 ponto(s)
Segundo proposições postuladas pelo projeto genoma humano, 2
% do DNA total de uma célula humana estaria relacionado com genes e 98 % com outras funções que também seriam decisivas para a expressão gênica. Observe, a seguir, a figura representativa da expressão gênica.
Fonte: Adaptado de Acesso em 17 set.
2018.
Legenda: hnRNA = RNA heterogêneo nuclear; mRNA = RNA mensageiro.
A partir da análise da figura representativa da expressão gênica, marque a alternativa correta.
A)
A figura representa um RNA policistrônico que é produzido durante a expressão gênica eucariótica.
B)
A diversidade na produção das proteínas deve-se aos eventos moleculares que ocorrem na etapa de processamento 2, representada na figura.
C)
Nas estruturas representadas pela letra B encontram-se as regiões dos anticódons.
D)
O processo representado na figura tem como característica marcante ser catalisado pela maquinaria de tradução que atua na etapa de processamento 1.
E)
Esse sistema de processamento representa uma etapa da expressão gênica dos procariotos.
Questão 9
Enunciado: Sobre a expressão gênica.
Alternativas:
A: Incorreta. O RNA policistrônico não é característico de eucariotos.
B: Correta. A diversidade proteica é influenciada pelo processamento do RNA.
C: Incorreta. Anticódons são encontrados no RNA transportador, não no mensageiro.
D: Incorreta. A tradução, não a transcrição, é catalisada pela maquinaria de tradução.
E: Incorreta. O processamento descrito é característico de eucariotos.
Resposta Correta: B) A diversidade na produção das proteínas deve-se aos eventos moleculares que ocorrem na etapa de processamento 2, representada na figura.
Questão 10) - 0,13 ponto(s)
A adequada nutrição animal depende de substâncias, como minerais, água, proteínas (aminoácidos), gorduras, carboidratos e vitaminas. As vitaminas e minerais são requeridos pelos animais em pequenas quantidades na dieta, porém desempenham papeis fundamentais no metabolismo animal. Sobre as vitaminas e minerais, relacione as colunas a seguir.
Vitaminas Lipossolúveis
Vitaminas Hidrossolúveis
Macrominerais
Microminerais
( ) Ferro, Cobre, Manganês, Zinco, Selênio, Iodo, Cobalto, Crômio e Boro.
( ) A , D, E e K participam da estrutura dos compostos orgânicos e, por isso, contribuem no crescimento.
( ) Cálcio, Fósforo, Sódio, Potássio, Cloro, Magnésio e Enxofre.
( ) Participantes do metabolismo intermediário na forma de coenzimas e eliminadas rapidamente do organismo.
A sequência CORRETA é a seguinte: A)
4, 2, 3, 1
B)
4, 3, 1, 2
C)
3, 2, 4, 1
D)
3, 1, 4, 2
E)
4, 1, 3, 2
Questão 10
Enunciado: Sobre vitaminas e minerais.
Alternativas:
1) Refere-se a Microminerais.
2) Refere-se a Vitaminas Hidrossolúveis.
3) Refere-se a Macrominerais.
4) Refere-se a Vitaminas Lipossolúveis.
Resposta Correta: D) 3, 1, 4, 2.
Questão 11) - 0,13 ponto(s)
As enzimas são grupos de substâncias orgânicas de natureza proteica que aceleram consideravelmente a velocidade das reações químicas nos sistemas biológicos quando comparadas com as reações não enzimáticas correspondentes.
Sobre as características das enzimas, julgue as afirmações a seguir.
Alteram o equilíbrio das reações catalíticas.
Apresentam extraordinária eficiência catalítica.
Desgastam-se ao participar das reações catalíticas.
Atuam como catalisadores de reações químicas.
Demonstram alto grau de especificidade para seus substratos.
É correto o que se afirma em
A)
II, III e V, apenas.
B)
I, II e III, apenas.
C)
I e IV, apenas.
D)
III e IV, apenas.
E)
II, IV e V, apenas.
Questão 11
Enunciado: Sobre características das enzimas.
Alternativas:
I: Incorreta. Enzimas não alteram o equilíbrio das reações, apenas aceleram a velocidade com que o equilíbrio é atingido.
II: Correta. As enzimas são extremamente eficientes como catalisadores.
III: Incorreta. Enzimas não se desgastam nas reações; elas são catalisadores e não são consumidas no processo.
IV: Correta. Atuam como catalisadores de reações químicas.
V: Correta. Apresentam alto grau de especificidade para seus substratos.
Resposta Correta: E) II, IV e V, apenas.
Questão 12) - 0,13 ponto(s)
As bases nitrogenadas, sem dúvida nenhuma, são fundamentais para que diversas reações químicas metabólicas possam ocorrer. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo a respeito de características bioquímicas das bases nitrogenadas:
- As bases nitrogenadas podem ser classificadas como púricas e pirimídicas.
- As bases nitrogenadas são produzidas a partir de aminoácidos.
- As bases nitrogenadas são importantes para a produção de nucleotídeos.
- As bases nitrogenadas pirimídicas após sofrerem catabolismo são transformadas em ácido úrico.
- As bases nitrogenadas púricas são transformadas em ureia. Estão corretas as assertivas:
A)
I, III e IV.
B)
I, II e IV.
C)
I, II e III.
D)
I, II e V.
E)
II, III e IV.
Questão 12
Enunciado: Sobre características bioquímicas das bases nitrogenadas.
Alternativas:
I: Correta. Bases nitrogenadas podem ser classificadas como púricas e pirimídicas.
II: Incorreta. As bases nitrogenadas são sintetizadas de várias maneiras, não apenas a partir de aminoácidos.
III: Correta. São importantes na produção de nucleotídeos.
IV: Incorreta. As bases pirimídicas não são transformadas em ácido úrico; esse é um produto do catabolismo das purinas.
V: Incorreta. As bases púricas são transformadas em ácido úrico, não em ureia.
Resposta Correta: A) I, III e IV.
Questão 13) - 0,13 ponto(s)
Em uma reação química, as enzimas interagem com os substratos, formando temporariamente o chamado complexo enzima- substrato.
Para que ocorra esse complexo, é necessário que a enzima apresente local na molécula para alojamentos do substrato ou substratos. Esse local é denominado
A)
centro efetor.
B)
centro ativo.
C)
centro prostético.
D)
centro cinético.
E)
centro alostérico.
Questão 13
Enunciado: Sobre a interação enzima-substrato.
Alternativas:
A: Incorreta. O centro efetor não é o local de alojamento do substrato.
B: Correta. O local na molécula de uma enzima onde o substrato se aloja é conhecido como centro ativo.
C: Incorreta. O centro prostético não é o local de alojamento do substrato.
D: Incorreta. O centro cinético não é um termo utilizado para descrever o local de alojamento do substrato.
E: Incorreta. O centro alostérico é um local na enzima que pode influenciar sua atividade, mas não é o principal local de alojamento do substrato.
Resposta Correta: B) centro ativo.
Questão 14) - 0,13 ponto(s)
A transcrição é um processo executado pela enzima RNA polimerase e assemelha-se muito à duplicação, sendo a fita resultante única e formada por nucleotídeos de RNA. Somente uma das fitas do DNA serve como molde para a fita de RNA que será formada. No DNA existe uma região que antecede a região a ser transcrita, denominada região promotora. Nela existem sistemas que auxiliam a RNA polimerase a reconhecer o local onde deve iniciar a transcrição. Nos procariotos, essa região é denominada caixa de Pribnow e, nos eucariotos, é denominada caixa de TATA, ou TATA box, por causa das repetições TATA presentes nela. É na transcrição que a célula regula sua expressão gênica.
ALVES, E. A.; SOUZA, D. S. Biologia molecular. In: MOLINARO,
E. M.; CAPUTO, L. F. G.; AMENDOEIRA, M. R.
(Org.). Conceitos e métodos para a formação de profissionais em laboratórios de saúde. v. 3. Rio de Janeiro: EPSJV, 2013. p.
134-185 (adaptado).
Em relação à estrutura dos promotores na transcrição, avalie as afirmações a seguir.
O TATA box encontra-se na posição 5’ na maioria dos genes transcritos, uma vez que a RNA polimerase sempre fabrica uma nova fita de RNA na direção 5’ para 3’.
O TATA box é uma sequência conservada entre inúmeros organismos que informa a RNA polimerase onde se conecta na fita de DNA, assim como o elemento -10 em bactérias.
As mutações na região promotora podem causar menor expressão da proteína em questão, devido à diminuição da taxa de transcrição.
É correto o que se afirma em
A)
I e III, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I, apenas.
D)
I, II e III.
E)
II e III, apenas.
Questão 14
Enunciado: Sobre a estrutura dos promotores na transcrição.
Alternativas:
I: Incorreta. O TATA box não se localiza necessariamente na posição 5’.
II: Correta. O TATA box é uma sequência conservada que guia a RNA polimerase.
III: Correta. Mutação na região promotora pode afetar a expressão gênica.
Resposta Correta: E) II e III, apenas.
Questão 15) - 0,13 ponto(s)
A gota é uma doença caracterizada pela deposição de cristais de urato sódico nas articulações e uma resposta inflamatória aos cristais, causando inicialmente um quadro agudo e, posteriormente, levando à uma artrite gotosa crônica.
Com relação à patologia descrita acima, podemos afirmar que:
Está relacionada apenas ao anabolismo das purinas que, em excesso, acumula nos líquidos intersticiais recebendo a denominação de hiperuricemia.
O tratamento com alopurinol, um inibidor da enzima xantina oxidase, resulta no acúmulo de xantina, composto mais solúvel que o ácido úrico, facilitando a excreção.
A síndrome de Lesch-Nyhan é uma doença recessiva ligada ao cromossomo X, associada a uma deficiência da enzima xantina oxidase. Desse modo, a rota de salvação da guanina fica prejudicada, resultando na produção excessiva de ácido úrico.
A hiperuricemia também pode ser causada por dietas ricas em laticínios, carnes, grãos e pobre em gorduras.
Esta é uma desordem do metabolismo das pirimidinas que resulta em deposição irregular de ureia nas articulações, causando o processo inflamatório.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
A)
II, III e IV
B)
I, II e V
C)
I, II e IV
D)
I, III e IV
E)
I, II e III
Questão 15
Enunciado: Sobre a gota e suas características.
Alternativas:
I: Incorreta. A gota está relacionada ao metabolismo de purinas, mas não apenas ao anabolismo.
II: Correta. O alopurinol inibe a xantina oxidase, facilitando a excreção de compostos mais solúveis.
III: Incorreta. A Lesch-Nyhan é uma deficiência da enzima HGPRT, não da xantina oxidase.
IV: Incorreta. A hiperuricemia não é causada por dietas ricas em laticínios e pobres em gorduras.
V: Incorreta. A gota é uma desordem do metabolismo das purinas, não das pirimidinas.
Resposta Correta: C) I, II e IV.
Questão 16) - 0,13 ponto(s)
A maioria das informações sensoriais tem origem nos segmentos corporais e entram na medula espinhal pelas raízes dorsais dos nervos espinhais. A partir do ponto de entrada na medula espinhal os sinais são transmitidos por duas vias sensoriais: sistema coluna dorsal-lemnisco medial e sistema anterolateral.
Marque a opção que contenha apenas informações referentes ao segundo sistema.
A)
Suas fibras decussam nos núcleos grácil e cuneiforme para o lado oposto e se dirigem ao tálamo.
B)
Suas fibras cruzam a comissura anterior da medula para as colunas brancas laterais e anteriores do lado oposto.
C)
Transmite informações de toque que requerem transmissão de gradações de intensidade muito acurada.
D)
Suas fibras caminham sem interrupção até o bulbo, onde fazem sinapses nos núcleos grácil e cuneiforme.
E)
Transmite informações de toque que necessitam de alto grau de localização.
Questão 16
Enunciado: Sobre o sistema anterolateral de transmissão de sinais sensoriais.
Alternativas:
A: Incorreta. Descreve o sistema coluna dorsal-lemnisco medial.
B: Correta. As fibras do sistema anterolateral cruzam a comissura anterior e se dirigem para as colunas brancas laterais e anteriores do lado oposto.
C: Incorreta. Esta descrição aplica-se ao sistema coluna dorsal-lemnisco medial.
D: Incorreta. Novamente, descreve o sistema coluna dorsal-lemnisco medial.
E: Incorreta. Relaciona-se ao sistema coluna dorsal-lemnisco medial.
Resposta Correta: B) Suas fibras cruzam a comissura anterior da medula para as colunas brancas laterais e anteriores do lado oposto.
Questão 17) - 0,13 ponto(s)
Os aminoácidos constituintes das células animais originam-se das proteínas endógenas e exógenas, proporcionando a síntese de proteínas e outros compostos nitrogenados. Sobre o metabolismo de aminoácidos e proteínas, julgue os itens a seguir.
O esqueleto carbônico dos aminoácidos é metabolizado pelo ciclo da ureia.
A transaminação do grupo amino permite a formação da ureia no tecido hepático.
A ureia sintetizada no tecido hepático é toxica, por isso é excretada por esse mesmo tecido.
O esqueleto carbônico dos aminoácidos degradados pode dar origem a intermediários do ciclo Krebs, gerando energia.
O metabolismo dos aminoácidos provenientes da dieta consiste na degradação dessas biomoléculas, liberando grupo amino e esqueleto carbônico catabolizados por vias distintas.
É CORRETO apenas o que se afirma em A)
I, II e IV.
B)
I, III e V.
C)
II, III e IV.
D)
III, IV e V.
E)
IV e V.
Questão 17
Enunciado: Sobre o metabolismo de aminoácidos e proteínas.
Alternativas:
I: Incorreta. O esqueleto carbônico dos aminoácidos não é metabolizado pelo ciclo da ureia.
II: Correta. A transaminação do grupo amino permite a formação da ureia no tecido hepático.
III: Incorreta. A ureia é excretada pelos rins, não pelo tecido hepático.
IV: Correta. O esqueleto carbônico pode dar origem a intermediários do ciclo de Krebs.
V: Correta. O metabolismo dos aminoácidos da dieta envolve a liberação de grupo amino e esqueleto carbônico.
Resposta Correta: D) III, IV e V.
Questão 18) - 0,13 ponto(s)
As proteínas constituem mais da metade da massa seca total de uma célula e sua síntese tem uma importância fundamental para a manutenção e o crescimento celular. A síntese de proteínas ocorre nos ribossomos, em um evento denominado tradução, e envolve vários tipos de moléculas de RNA que atuam nas diversas etapas do processo. Inicialmente, uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) deve ser sintetizada a partir de uma das cadeias do DNA que codifica uma proteína. No citoplasma, moléculas de cada um dos 20 aminoácidos que entram na composição das proteínas devem se unir a seus respectivos RNA transportadores (RNAt). As subunidades ribossômicas que promoverão a síntese devem se associar com proteínas auxiliadoras no processo.
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3005466/mod_resour ce/content/1/BiologiaMolecular_texto07final%20%283%29.pdf.
Acesso em: 28 maio 2019,
Sobre o processo de tradução, é correto afirmar que A)
no processo de alongamento da cadeia polipeptídica, o RNAt se liga ao sítio e sua especificidade é determinada pelo anticódon presente na fita de RNAm disponível para a leitura.
B)
a formação da ligação peptídica entre o grupo amino e o carboxila do peptídeo em crescimento provém da atividade enzimática efetuada pela subunidade maior do ribossomo.
C)
existem três códons do código genético que codificam o aminoácido metionina (UAG, UAA e UGA), sendo usados como sinais de iniciação da síntese da cadeia polipeptídica.
D)
em procariontes, a síntese proteica inicia no códon AUG mais
próximo à extremidade 3’ do RNA mensageiro.
E)
sobre uma molécula de RNAm, será encontrado somente um ribossomo que se move no sentido 5’ -> 3’, não sendo possível a tradução simultânea por diversos ribossomos.
Questão 18
Enunciado: Sobre o processo de tradução.
Alternativas:
A: Incorreta. O RNAt se liga ao sítio P do ribossomo, não ao sítio E.
B: Correta. A formação da ligação peptídica é efetuada pela peptidil transferase, uma atividade enzimática da subunidade maior do ribossomo.
C: Incorreta. UAG, UAA e UGA são códons de parada, não codificam metionina.
D: Incorreta. Em procariontes, a tradução pode iniciar antes da extremidade 3’ do RNAm.
E: Incorreta. Múltiplos ribossomos podem traduzir uma mesma molécula de RNAm simultaneamente.
Resposta Correta: B) a formação da ligação peptídica entre o grupo amino e o carboxila do peptídeo em crescimento provém da atividade enzimática efetuada pela subunidade maior do ribossomo.
Questão 19) - 0,13 ponto(s)
Os ácidos nucleicos, que são de dois tipos, DNA e RNA, são assim chamados por seu caráter ácido, e por terem sido originalmente descobertos no núcleo das células. A partir de 1940, foi descoberto que os ácidos nucleicos formavam os genes que realizam a transmissão da herança biológica, ou seja, eram os responsáveis pelas características herdadas do pai e da mãe. Sendo assim, os ácidos passaram a ser muito estudados e, então, descobriu-se que eram constituídos por três tipos de componentes químicos: os glicídios do grupo das pentoses, o ácido fosfórico e as bases nitrogenadas. Dessa forma, esses componentes organizam-se em trios moleculares denominados nucleotídeos, que se encadeiam às centenas ou aos milhares para formar uma molécula de ácido nucleico.
A respeito da composição química dos ácidos nucleicos, é correto afirmar que
A)
as moléculas de RNA são geralmente formadas por cadeia dupla, com ligações através de pontes de hidrogênio.
B)
DNA apresenta em sua constituição a ribose e três bases nitrogenadas, adenina, guanina e citosina.
C)
RNA apresenta em sua molécula a desoxirribose e três bases nitrogenadas, adenina, guanina e uracila.
D)
nucleotídio do DNA pode ser formado por uma pentose, a desoxirribose, pelo ácido fosfórico e pela timina.
E)
a molécula de RNA apresenta a estrutura química constituída por duas cadeias fechadas de adenina ou guanina.
Questão 19
Enunciado: Sobre a composição química dos ácidos nucleicos.
Alternativas:
A: Incorreta. O RNA geralmente é de cadeia simples.
B: Incorreta. O DNA contém desoxirribose, não ribose.
C: Incorreta. O RNA contém ribose, não desoxirribose.
D: Correta. Um nucleotídeo do DNA é formado por desoxirribose, ácido fosfórico e uma base nitrogenada, que pode ser a timina.
E: Incorreta. A molécula de RNA não tem essa estrutura específica.
Resposta Correta: D) o nucleotídeo do DNA pode ser formado por uma pentose, a desoxirribose, pelo ácido fosfórico e pela timina.
Questão 20) - 0,13 ponto(s)
Os receptores sensoriais desenvolveram-se por pressões evolutivas, para permitir que os animais percebam e reajam com as variações do meio onde vivem. Assim, o meio físico onde o animal se encontra é transduzido numa forma de energia que possa transitar pelos neurônios e atingir áreas onde será interpretada. A energia elétrica biológica permite que essas informações captadas pelos receptores possam criar elementos cerebrais que façam sentido e correspondam à visão de mundo que o animal geneticamente apresenta. Como toda sinalização é elétrica, existem códigos decodificadores que permitem avaliar cores, profundidade, altura, timbre sonoro etc.
Considerando essas questões acima, pode-se dizer que existem várias teorias que explicam a avaliação da intensidade do estímulo pelo cérebro, porém a mais comum relata que
A)
a avaliação da intensidade do estímulo já é obtida em nível medular, como observamos nos sistemas somestésicos, pois o sistema espinotalâmico sempre conduz sensação de força.
B)
um estímulo é percebido como mais forte ou mais fraco dependendo dos pulsos de disparos de potencial de ação, a partir do alcance do limiar do neurônio sensitivo ligado ao receptor.
C)
a intensidade do estímulo é uma função direta da duração da estimulação numa unidade de tempo, ou seja, independentemente do limiar do neurônio sensitivo, sempre existirá resposta.
D)
dependendo do modelo citológico do neurônio, o estímulo é percebido como mais forte ou mais fraco, e portanto, neurônios motores enviam sinais sensoriais mais fortes que os neurônios sensitivos das vias aferentes.
E)
a diferença entre os tipos de estímulos determina a força de sua condução, permitindo que um estímulo isolado possa ser percebido, apesar de não provocar potencial de ação.
Questão 20
Enunciado: As teorias que explicam a avaliação da intensidade do estímulo pelo cérebro.
Alternativas:
A: Incorreta. A avaliação da intensidade do estímulo não é realizada exclusivamente em nível medular, e o sistema espinotalâmico não se relaciona diretamente com a sensação de força do estímulo.
B: Correta. A percepção da intensidade do estímulo é influenciada pela frequência dos disparos de potencial de ação. Quanto maior a frequência, mais forte é percebido o estímulo.
C: Incorreta. A intensidade do estímulo não é uma função direta da duração da estimulação, mas sim da frequência e quantidade de potenciais de ação gerados.
D: Incorreta. O modelo citológico do neurônio não determina a percepção da intensidade do estímulo nesses termos, e neurônios motores não enviam sinais sensoriais.
E: Incorreta. A força de condução não é determinada apenas pela diferença entre tipos de estímulos, e estímulos que não provocam potencial de ação geralmente não são percebidos.
Resposta Correta: B) Um estímulo é percebido como mais forte ou mais fraco dependendo dos pulsos de disparos de potencial de ação, a partir do alcance do limiar do neurônio sensitivo ligado ao receptor.
Questão 21) - 0,13 ponto(s)
O hormônio tireotrófico (tireotrofina ou TSH) é um hormônio da adenohipófise que regula, por meio de feedback negativo, a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4). O principal estímulo para a sua produção é a queda da temperatura ambiente. O hipotálamo, através dos centros reguladores da temperatura corporal, ativa a adenohipófise, diretamente, através do fator liberador de tireotrofina (TRH). A estimulação continua até que as taxas de hormônio tireoidianos aumentem no sangue, inibindo a continuidade do feedback. Os efeitos dos hormônios da tireoide são rápidos, porque são derivados de tirosina e possuem seus receptores na membrana nuclear (carioteca).
Existe uma disfunção da glândula tireoide conhecida por mal de Graves, em que o paciente produz anticorpos (imunoglobulina estimulante da tireoide ou TSI) que se ligam aos receptores de TSH. Assim, é de se esperar que o quadro hormonal do paciente não tratado apresente
A)
queda das taxas de T3 e T4 e consequente aumento das taxas de TSH.
B)
elevação das taxas de T3 e T4 e consequente aumento das taxas de TSH.
C)
ciclos de alternância entre elevação e queda dos hormônios T3, T4 e TSH.
D)
queda das taxas de T3 e T4 e consequente declínio das taxas de TSH.
E)
elevação das taxas de T3 e T4 e consequente declínio das taxas de TSH.
Questão 21
Enunciado: Efeitos do mal de Graves nos hormônios tireoidianos.
Alternativas:
A: Incorreta. Graves eleva T3 e T4, suprimindo TSH.
B: Incorreta. Graves eleva T3 e T4, mas suprime TSH.
C: Incorreta. Não há ciclos de alternância em Graves.
D: Incorreta. Graves eleva T3 e T4.
E: Correta. Graves causa elevação de T3 e T4 e supressão de TSH.
Resposta Correta: E) elevação das taxas de T3 e T4 e consequente declínio das taxas de TSH.
Questão 22) - 0,13 ponto(s)
O metabolismo é um conjunto de reações químicas que acontecem em um ser vivo para o normal funcionamento do organismo. Uma das principais glândulas responsáveis pelo metabolismo humano é a tireoide, que se localiza na parte anterior do pescoço em formato de “borboleta”. Esta glândula auxilia o crescimento, desenvolvimento, controle do peso, memória, dentre outras funções. Neste contexto, a tireoide secreta hormônios denominados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que induzem as células a funcionarem normalmente. No entanto, qualquer alteração desta glândula pode levar a patologias que alteram o metabolismo de um indivíduo.
A respeito dessas patologias, assinale a alternativa correta. A)
A Tireoide de Hashimoto é uma inflamação da glândula tireoide e os sintomas são parecidos com os do Hipotireoidismo.
B)
A Doença de Graves é uma alteração que ocorre na tireoide, favorecendo a diminuição da secreção de hormônios T3 e T4.
C)
O aumento de liberação de hormônios T3 e T4 pela tireoide é considerado Hipotireoidismo.
D)
O Bócio é o aumento da glândula tireoide devido à má absorção de cálcio.
E)
O Hipertireoidismo é a diminuição da secreção de hormônios T3 e T4.
Questão 22
Enunciado: Patologias da tireoide e seus efeitos.
Alternativas:
A: Correta. Tireoidite de Hashimoto causa sintomas de hipotireoidismo.
B: Incorreta. Doença de Graves aumenta T3 e T4.
C: Incorreta. Isso é hipertireoidismo.
D: Incorreta. Bócio é frequentemente causado por deficiência de iodo.
E: Incorreta. Hipertireoidismo aumenta T3 e T4.
Resposta Correta: A) A Tireoide de Hashimoto é uma inflamação da glândula tireoide e os sintomas são parecidos com os do Hipotireoidismo.
Questão 23) - 0,13 ponto(s)
Durante o processo de sinalização celular, as moléculas emitem sinais extracelulares, os quais são os primeiros mensageiros que, de acordo com as suas características químicas, influenciam os receptores de membrana. Ou seja, para que ocorra o mecanismo de transdução de receptores de superfície, é essencial que as
moléculas sinalizadoras, com características de serem grandes e hidrofílicas, se liguem aos receptores transmembranais e, assim, os ative, gerando uma cascata de sinais intracelulares e alterando o comportamento da célula.
Considerando essas informações, avalie os seguintes exemplos de transdução de receptores de superfície.
Na sinalização endócrina, as células endócrinas liberam moléculas sinalizadoras no plasma, que agem em outras células em uma ação de curta distância.
Durante a sinalização neuronal ocorre a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica.
Um exemplo de sinalização parácrina, que ocorre por meio de mediadores locais, é o processo de inflamação.
É correto o que se afirma em A)
II e III, apenas.
B)
II, apenas.
C)
III, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
I, II e III.
Questão 23
Enunciado: Exemplos de transdução de receptores de superfície.
Alternativas:
A: Incorreta. I é incorreta.
B: Incorreta. I é incorreta.
C: Incorreta. I e II são corretas.
D: Incorreta. I é incorreta.
E: Correta. Todas as afirmações estão corretas.
Resposta Correta: E) I, II e III.
Questão 24) - 0,13 ponto(s)
O paracetamol é um dos analgésicos mais utilizados atualmente; no entanto, se não for consumido de forma correta, é extremamente perigoso para o fígado, por apresentar potencial hepatotóxico, não devendo ser utilizadas mais que 4 g
diárias.
O efeito hepatotóxico deve-se à metabolização da droga pelas enzimas microssômicas hepáticas a um metabólito instável e bastante hepatotóxico (N-acetil-p-benzoquinoneina - NAPBQI). Normalmente, o metabólito resultante é inativado por conjugação à glutationa. No entanto, quando há depleção da glutationa, o metabólito tóxico acumula-se, reagindo com constituintes nucleofílicos na célula causando necrose no fígado. Em caso de alteração hepática, a enzima que poderá sofrer primeiramente elevação em seus valores será a
A)
amilase.
B)
aspartato amino transferase - AST ou TGO.
C)
alanina amino transferase - ALT ou TGP.
D)
acetilcolinesterase.
E)
fosfatase alcalina.
Questão 24
Enunciado: Efeito hepatotóxico do paracetamol.
Alternativas:
A: Incorreta. Amilase não está principalmente relacionada ao fígado.
B: Incorreta. A AST pode se elevar, mas não é a primeira.
C: Correta. ALT é um marcador primário de dano hepático.
D: Incorreta. Acetilcolinesterase não é específica do fígado.
E: Incorreta. Fosfatase alcalina é mais relacionada aos ossos e ductos biliares.
Resposta Correta: C) alanina amino transferase - ALT ou TGP.
Questão 25) - 0,13 ponto(s)
O DNA e o RNA são ácidos nucleicos que apresentam distintas funções e estruturas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, chamadas de nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por um grupamento fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas contidas nessas
unidades são a adenina (A), a timina (T), a uracila (U), a citosina
(C) e a guanina (G). Além de todas as suas funções, essas duas importantes estruturas apresentam papel indispensável para o metabolismo e a reprodução de um organismo, seja ele unicelular ou multicelular. Entender a diferença entre as duas moléculas é extremamente importante para o conhecimento na área da genética.
Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente as diferenças entre o DNA e RNA.
A)
No RNA são encontradas as bases nitrogenadas A, G, C e T, e na molécula de DNA, são encontradas A, G, C e U.
B)
O tipo de açúcar encontrado no DNA é chamado de ribose, e no RNA, é denominado de desoxirribose.
C)
Quanto à síntese, a molécula de DNA é responsável pela transcrição e a molécula de RNA, pela autorreplicação.
D)
A função específica do DNA é a síntese de proteínas, e a do RNA é o armazenamento do material genético.
E)
O DNA é encontrado no núcleo celular, e o RNA é encontrado no núcleo e no citoplasma.
Questão 25
Enunciado: Diferenças entre DNA e RNA.
Alternativas:
A: Incorreta. DNA tem A, G, C e T; RNA tem A, G, C e U.
B: Incorreta. DNA tem desoxirribose; RNA tem ribose.
C: Incorreta. DNA armazena informação genética; RNA envolve-se em síntese de proteínas.
D: Incorreta. Oposto é verdadeiro.
E: Correta. DNA no núcleo; RNA no núcleo e citoplasma.
Resposta Correta: E) O DNA é encontrado no núcleo celular, e o RNA é encontrado no núcleo e no citoplasma.
Questão 26) - 0,13 ponto(s)
A associação dos diferentes nucleotídeos formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA).
Em relação ao RNA, julgue as afirmações a seguir colocando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) O RNA tem fita dupla, e seu açúcar é a desoxirribose, molécula que apresenta 2 hidroxilas livres.
( ) O RNA tem fita única, o seu açúcar é a ribose; e suas bases são adenina, timina, citosina e guanina.
( ) O RNA é formado por nucleotídeos que contém uma base nitrogenada, um açúcar e um grupamento fosfato, iguais aos que formam o DNA.
( ) O RNA tem fita única, e suas bases nitrogenadas são: adenina, uracila, citosina e guanina.
A sequência correta que analisa as afirmações acima é: A)
F, F, F, V
B)
V, V, F, V
C)
F, V, F, V
D)
F, F, F, F
E)
V, F, V, F
Questão 26
Enunciado: Características do RNA.
Alternativas:
A: Incorreta. RNA tem fita única e açúcar ribose.
B: Incorreta. RNA tem uracila em vez de timina.
C: Correta. RNA é formado por nucleotídeos com ribose e bases adenina, uracila, citosina e guanina.
D: Incorreta. RNA tem fita única e açúcar ribose.
E: Incorreta. RNA tem fita única e açúcar ribose.
Resposta Correta: C) F, V, F, V
Questão 27) - 0,13 ponto(s)
Como fica a urina se a secreção de vasopressina (ADH-hormônio antidiurético) é inibida?
A)
Concentrada porque o ADH, quando secretado, aumenta canais de água que favorecem a reabsorção de líquidos pelos rins.
B)
Concentrada porque o ADH, quando secretado, aumenta a secreção de sódio favorecendo a perda de água
C)
Diluída porque o ADH, quando secretado, aumenta a reabsorção de sódio favorecendo a retenção de água.
D)
Diluída porque o ADH, quando secretado, aumenta canais de água que favorecem a reabsorção de líquidos pelos rins.
E)
Concentrada porque o ADH quando secretado diminui a permeabilidade do túbulo coletor à água.
Questão 27
Enunciado: Efeito da inibição da secreção de vasopressina na urina.
Alternativas:
A: Incorreta. Vasopressina promove reabsorção de água, não sua excreção.
B: Incorreta. Vasopressina não aumenta a secreção de sódio.
C: Incorreta. Vasopressina promove reabsorção de água.
D: Correta. Sem vasopressina, há menor reabsorção de água, resultando em urina diluída.
E: Incorreta. Vasopressina aumenta a permeabilidade à água.
Resposta Correta: D) Diluída porque o ADH, quando secretado, aumenta canais de água que favorecem a reabsorção de líquidos pelos rins.
Questão 28) - 0,13 ponto(s)
Denomina-se pigmentação o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo. Pigmentação patológica pode representar o resultado de alterações bioquímicas profundas, sendo o acúmulo ou a redução de determinados pigmentos uns dos aspectos mais marcantes de várias doenças. Sobre o pigmento bilirrubina, marque a alternativa CORRETA.
A)
Para que a Bb possa ser liberada a partir da hemoglobina, é necessário que a fração heme (ferro protoporfirina) seja primeiramente separada da fração proteica (globina) da molécula de hemoglobina.
B)
Nos canalículos biliares, a Bb conjugada flui até o duodeno, sofre ação da microbiota e, por meio da auto-oxidação, transforma-se diretamente em estercobilina.
C)
A bilirrubina é lançada na circulação sob a forma solúvel, denominada bilirrubina conjugada, a qual poderá ser eliminada diretamente.
D)
A conjugação da bilirrubina com o ácido glicurônico, resultando na bilirrubina conjugada, se faz no intestino grosso e delgado.
E)
Em altas concentrações, a Bb tem ação antioxidante e moduladora sobre o sistema imune.
Questão 28
Enunciado: Sobre o pigmento bilirrubina.
Alternativas:
A: Correta. A fração heme deve ser separada da globina.
B: Incorreta. Bb conjugada é convertida em urobilinogênio e estercobilinogênio.
C: Incorreta. Bilirrubina direta é solúvel.
D: Incorreta. Conjugação ocorre no fígado.
E: Incorreta. Em altas concentrações, bilirrubina é tóxica.
Resposta Correta: A) Para que a Bb possa ser liberada a partir da hemoglobina, é necessário que a fração heme (ferro protoporfirina) seja primeiramente separada da fração proteica (globina) da molécula de hemoglobina.
Questão 29) - 0,13 ponto(s)
Para o funcionamento do organismo é necessária a ocorrência de inúmeras reações bioquímicas em nível celular. O conjunto destas reações é definido como metabolismo. O metabolismo está dividido em duas partes que contêm objetivos e resultados opostos, o anabolismo e o catabolismo.
Disponível em: http://biologototal.blogspot.com/2012/02/normal-0- 21-false-false-false-pt-br-x.html 02/01/2018 18:30
Baseado nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
As reações que acarretam o armazenamento de energia e a construção de tecidos são conhecidas coletivamente como anabolismo.
Caso a quantidade de anabolismo tenha sido igual à de catabolismo, teremos um balanço metabólico negativo.
Caso a quantidade de catabolismo tenha sido maior do que a de anabolismo, teremos um balanço metabólico positivo.
No anabolismo, as moléculas mais complexas são sintetizadas a partir de moléculas menos complexas. Estas moléculas menos complexas recebem a denominação de substratos.
Considerando os itens acima, é correto apenas o que se afirma em A)
I e II.
B)
II, III e IV.
C)
II e III.
D)
I e IV.
E)
I, II e III.
Questão 29
Enunciado: Anabolismo e catabolismo.
Alternativas:
A: Incorreta. II está incorreta.
B: Incorreta. II e III estão incorretas.
C: Incorreta. II e III estão incorretas.
D: Correta. I e IV estão corretas.
E: Incorreta. II está incorreta.
Resposta Correta: D) I e IV.
Questão 30) - 0,13 ponto(s)
O RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Essa molécula é constituída por uma pentose, um grupamento fosfato e suas bases nitrogenadas. Ao contrário do DNA, o RNA apresenta uma simples fita, produzida no núcleo a partir de uma fita molde de DNA. Posteriormente, o RNA segue para o citoplasma, onde irá desempenhar sua função, que é a síntese de proteínas. A molécula de RNA se difere física e quimicamente da molécula de DNA, mas ambas exercem funções importantes e em concomitância.
AMARAL, M. S. Identificação de RNAs longos não- codificadores de proteínas regulados por micro-RNAs. São
Paulo, 2013. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/07/846872/tesecorrigida murilosenaamaral.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
Sobre a molécula de RNA, assinale a opção correta. A)
A pentose correspondente à molécula de RNA é a desoxirribose e possui cinco carbonos em sua estrutura química.
B)
O RNA mensageiro é responsável por levar as informações recebidas do DNA do núcleo celular até o citoplasma.
C)
As bases nitrogenadas do RNA são classificadas como adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T).
D)
A enzima responsável pela catalisação da síntese da molécula de RNA é a RNA helicase.
E)
O RNA é classificado em ribossômico, mensageiro e estabilizador e participam do processo de síntese de proteínas.
Questão 30
Enunciado: Características do RNA.
Alternativas:
A: Incorreta. A pentose do RNA é a ribose.
B: Correta. O RNA mensageiro leva informações do DNA ao citoplasma.
C: Incorreta. RNA contém uracila, não timina.
D: Incorreta. A enzima é a RNA polimerase.
E: Incorreta. O RNA não é classificado como estabilizador.
Resposta Correta: B) O RNA mensageiro é responsável por levar as informações recebidas do DNA do núcleo celular até o citoplasma.