AVC - RO II - 40 Questões Objetivas Flashcards

1
Q

Qual é o papel do mRNA na síntese proteica? a) Transportar aminoácidos para o ribossomo. b) Catalisar a formação de ligações peptídicas. c) Servir como molde para a sequência de aminoácidos na proteína. d) Modificar as proteínas após a tradução.

A

c) Servir como molde para a sequência de aminoácidos na proteína. Explicação: O mRNA é uma cópia do código genético de um gene e serve como molde para a síntese de proteínas no ribossomo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é um exon? a) Uma sequência de DNA que não é transcrita. b) Uma região não codificante do RNA. c) Uma sequência de DNA removida durante o splicing. d) Uma sequência de DNA que é codificada para proteínas.

A

d) Uma sequência de DNA que é codificada para proteínas. Explicação: Exons são partes do gene que codificam para proteínas e são mantidos no mRNA após o splicing.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que causa a maioria das doenças genéticas? a) Alterações no número de cromossomos. b) Mutações em genes específicos. c) Alterações no ambiente celular. d) Diferenças no DNA mitocondrial.

A

b) Mutações em genes específicos. Explicação: As doenças genéticas são frequentemente causadas por mutações que alteram a função de um gene específico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual termo é sinônimo de “replicação” em Biologia Molecular? a) Transcrição. b) Tradução. c) Duplicação de DNA. d) Síntese proteica.

A

c) Duplicação de DNA. Explicação: ‘Replicação’ refere-se ao processo de duplicação do DNA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é poliadenilação? a) Adição de um cap 5’ ao mRNA. b) Remoção de íntrons do RNA. c) Adição de uma cauda de poli-A ao final do mRNA. d) Duplicação de uma sequência de DNA.

A

c) Adição de uma cauda de poli-A ao final do mRNA. Explicação: A poliadenilação é a adição de uma sequência de adenina (poli-A) na extremidade 3’ do mRNA pré-mensageiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é a função principal do RNA ribossomal (rRNA)? a) Transportar aminoácidos. b) Síntese de proteínas. c) Transferir segmentos de mRNA. d) Carregar moléculas de RNA mensageiro.

A

b) Síntese de proteínas. Explicação: O rRNA é um componente estrutural dos ribossomos e desempenha um papel crucial na catalisação da formação de ligações peptídicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é a consequência de uma mutação silenciosa? a) Nenhuma alteração na proteína. b) Uma proteína não funcional. c) Uma proteína com função alterada. d) A interrupção da síntese de proteínas.

A

a) Nenhuma alteração na proteína. Explicação: Uma mutação silenciosa é uma mudança na sequência de DNA que não altera o aminoácido codificado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual processo descreve a síntese de RNA a partir do DNA? a) Tradução. b) Replicação. c) Transcrição. d) Reversão.

A

c) Transcrição. Explicação: Transcrição é o processo de criação de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é um anticódon? a) Uma sequência de três bases no DNA. b) Uma sequência de três bases no mRNA. c) Uma sequência de três bases no tRNA. d) Uma sequência de três bases no rRNA.

A

c) Uma sequência de três bases no tRNA. Explicação: Um anticódon é uma sequência de três bases no tRNA que se emparelha com um códon correspondente no mRNA durante a tradução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual a principal função da enzima RNA polimerase? a) Sintetizar RNA a partir de um molde de DNA. b) Quebrar ligações de hidrogênio no DNA. c) Adicionar uma cauda de poli-A ao mRNA. d) Transportar RNA mensageiro para o citoplasma.

A

a) Sintetizar RNA a partir de um molde de DNA. Explicação: A RNA polimerase é a enzima responsável por sintetizar RNA usando DNA como molde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é a principal função das cadeias carbônicas nas moléculas orgânicas? a) Armazenar energia. b) Formar estruturas celulares. c) Transportar elétrons. d) Fornecer o esqueleto básico para muitas moléculas.

A

d) Fornecer o esqueleto básico para muitas moléculas. Explicação: As cadeias carbônicas formam a espinha dorsal de muitas moléculas orgânicas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é a cascata de coagulação? a) Um processo para transportar oxigênio no sangue. b) Uma série de reações para reparar danos nos vasos sanguíneos. c) Um mecanismo para reduzir a pressão sanguínea. d) Uma via para a síntese de proteínas sanguíneas.

A

b) Uma série de reações para reparar danos nos vasos sanguíneos. Explicação: A cascata de coagulação é um conjunto complexo de reações que levam à formação de um coágulo para estancar sangramento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual é a principal via metabólica para a quebra de carboidratos? a) Ciclo de Krebs. b) Glicólise. c) Fosforilação oxidativa. d) Gluconeogênese.

A

b) Glicólise. Explicação: A glicólise é a via metabólica primária para a quebra de carboidratos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual é o papel do fator VIII na coagulação sanguínea? a) Iniciar a cascata de coagulação. b) Atuar como anticoagulante. c) Converter fibrinogênio em fibrina. d) Ativar a via intrínseca da coagulação.

A

d) Ativar a via intrínseca da coagulação. Explicação: O fator VIII é crucial na via intrínseca da cascata de coagulação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é lipólise? a) Síntese de ácidos graxos. b) Quebra de ácidos graxos. c) Armazenamento de gorduras. d) Conversão de lipídios em glicose.

A

b) Quebra de ácidos graxos. Explicação: Lipólise é o processo de quebra de triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é um ácido graxo saturado? a) Um ácido graxo com múltiplas ligações duplas. b) Um ácido graxo sem ligações duplas. c) Um ácido graxo com uma única ligação dupla. d) Um ácido graxo derivado do colesterol.

A

b) Um ácido graxo sem ligações duplas. Explicação: Ácidos graxos saturados não têm ligações duplas entre os átomos de carbono

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Como é regulado o metabolismo dos lipídios? a) Através do balanço de eletrólitos. b) Pelo controle da temperatura corporal. c) Através de hormônios como a insulina. d) Pela concentração de oxigênio no sangue.

A

c) Através de hormônios como a insulina. Explicação: O metabolismo dos lipídios é regulado por hormônios

18
Q

O que são enzimas? a) Moléculas transportadoras de energia. b) Hormônios reguladores do metabolismo. c) Catalisadores biológicos que aceleram reações. d) Componentes estruturais das membranas celulares.

A

c) Catalisadores biológicos que aceleram reações. Explicação: Enzimas são proteínas que funcionam como catalisadores para acelerar reações químicas no corpo.

19
Q

Qual é o principal armazenamento de energia no corpo humano? a) Proteínas. b) Carboidratos. c) Ácidos nucleicos. d) Lipídios.

A

d) Lipídios. Explicação: Os lipídios

20
Q

O que é gliconeogênese? a) Quebra de glicose para energia. b) Síntese de glicose a partir de lipídios. c) Síntese de glicose a partir de precursores não-carboidratos. d) Armazenamento de glicose como glicogênio.

A

c) Síntese de glicose a partir de precursores não-carboidratos. Explicação: A gliconeogênese é o processo metabólico de síntese de glicose a partir de precursores não-carboidratos

21
Q

Qual é a importância das vitaminas no metabolismo? a) Servem como fontes diretas de energia. b) Atuam como cofatores para enzimas. c) Fornecem substratos para a síntese de DNA. d) Regulam o equilíbrio de fluidos.

A

b) Atuam como cofatores para enzimas. Explicação: As vitaminas muitas vezes funcionam como cofatores ou coenzimas

22
Q

Qual processo converte aminoácidos em intermediários metabólicos? a) Desaminação. b) Transaminação. c) Fosforilação. d) Oxidação.

A

a) Desaminação. Explicação: A desaminação é o processo de remoção do grupo amino dos aminoácidos

23
Q

Qual é a função principal dos neurônios? a) Transportar oxigênio no sangue. b) Produzir hormônios. c) Transmitir impulsos elétricos. d) Filtrar substâncias no cérebro.

A

c) Transmitir impulsos elétricos. Explicação: Os neurônios são células especializadas na transmissão de impulsos elétricos pelo corpo.

24
Q

O que é uma sinapse? a) Uma célula do sistema nervoso. b) Uma junção entre dois neurônios. c) Um tipo de neurotransmissor. d) Uma barreira de proteção para o cérebro.

A

b) Uma junção entre dois neurônios. Explicação: Uma sinapse é a junção onde ocorre a comunicação entre neurônios através de neurotransmissores.

25
Q

Como a mielina afeta a transmissão de impulsos nervosos? a) Diminui a velocidade de transmissão. b) Aumenta a velocidade de transmissão. c) Interrompe a transmissão de impulsos. d) Altera a direção dos impulsos nervosos.

A

b) Aumenta a velocidade de transmissão. Explicação: A mielina é uma camada isolante que envolve as fibras nervosas e aumenta a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos.

26
Q

O que é uma doença neurodegenerativa? a) Uma condição que aumenta a atividade neuronal. b) Uma doença que causa crescimento excessivo de neurônios. c) Uma doença que resulta na perda progressiva de neurônios. d) Uma condição que fortalece as sinapses.

A

c) Uma doença que resulta na perda progressiva de neurônios. Explicação: As doenças neurodegenerativas são caracterizadas pela perda progressiva e irreversível de neurônios.

27
Q

Qual neurotransmissor está associado principalmente à aprendizagem e memória? a) Dopamina. b) Serotonina. c) Acetilcolina. d) GABA.

A

c) Acetilcolina. Explicação: A acetilcolina está fortemente associada à aprendizagem e memória

28
Q

Qual é a função da barreira hematoencefálica? a) Regular o fluxo de sangue para o cérebro. b) Proteger o cérebro de substâncias nocivas no sangue. c) Transportar oxigênio para as células cerebrais. d) Isolar o cérebro de estímulos externos.

A

b) Proteger o cérebro de substâncias nocivas no sangue. Explicação: A barreira hematoencefálica protege o cérebro de substâncias potencialmente nocivas presentes no sangue.

29
Q

O que é um potencial de ação? a) Uma onda de relaxamento muscular. b) Uma mudança na pressão arterial. c) Uma onda elétrica que viaja ao longo de um neurônio. d) Uma resposta imune no cérerebro.

A

c) Uma onda elétrica que viaja ao longo de um neurônio. Explicação: Um potencial de ação é uma onda de atividade elétrica que se propaga ao longo da membrana de um neurônio.

30
Q

Como a esclerose múltipla afeta o sistema nervoso? a) Por causar excesso de neurotransmissores. b) Através da degeneração dos músculos. c) Danificando a bainha de mielina dos neurônios. d) Bloqueando a transmissão sináptica.

A

c) Danificando a bainha de mielina dos neurônios. Explicação: Na esclerose múltipla

31
Q

Qual é o papel do paratormônio no metabolismo do cálcio? a) Diminui a absorção de cálcio no intestino. b) Aumenta a deposição de cálcio nos ossos. c) Reduz os níveis de cálcio no sangue. d) Aumenta os níveis de cálcio no sangue.

A

d) Aumenta os níveis de cálcio no sangue. Explicação: O paratormônio aumenta os níveis de cálcio no sangue

32
Q

Qual é a principal função da vitamina D no corpo? a) Estimular a absorção de cálcio no intestino. b) Promover a excreção de cálcio pelos rins. c) Diminuir a absorção de fósforo. d) Regular o metabolismo de proteínas.

A

a) Estimular a absorção de cálcio no intestino. Explicação: A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino

33
Q

O que são glicocorticoides? a) Hormônios que regulam o metabolismo do cálcio. b) Hormônios que aumentam os níveis de glicose no sangue. c) Hormônios que reduzem a inflamação. d) Hormônios que promovem o crescimento muscular.

A

c) Hormônios que reduzem a inflamação. Explicação: Os glicocorticoides

34
Q

Qual é a função da aldosterona? a) Regular a pressão sanguínea e o equilíbrio de eletrólitos. b) Controlar o metabolismo do açúcar no sangue. c) Estimular o sistema imunológico. d) Promover o desenvolvimento sexual.

A

a) Regular a pressão sanguínea e o equilíbrio de eletrólitos. Explicação: A aldosterona

35
Q

Qual hormônio é secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans? a) Insulina. b) Glucagon. c) Somatostatina. d) Cortisol.

A

a) Insulina. Explicação: As células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas são responsáveis pela produção e secreção de insulina

36
Q

Como o diabetes tipo 1 difere do tipo 2? a) Tipo 1 é caracterizado pela resistência à insulina

A

enquanto tipo 2 é uma deficiência de insulina. b) Tipo 1 é uma condição autoimune

37
Q

Qual é a principal causa da diabetes tipo 2? a) Deficiência na produção de insulina. b) Destruição autoimune das células beta. c) Resistência à insulina nas células do corpo. d) Produção excessiva de hormônios do estresse.

A

c) Resistência à insulina nas células do corpo. Explicação: O principal fator que contribui para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 é a resistência à insulina

38
Q

O que é glucagon? a) Um hormônio que reduz os níveis de glicose no sangue. b) Um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue. c) Uma enzima que decompõe glicogênio. d) Um neurotransmissor envolvido no controle do apetite.

A

b) Um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue. Explicação: O glucagon é um hormônio produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans e atua para aumentar os níveis de glicose no sangue

39
Q

Como a somatostatina afeta o pâncreas? a) Estimula a secreção de insulina e glucagon. b) Inibe a secreção de insulina e glucagon. c) Aumenta a síntese de polipeptídeos pancreáticos. d) Reduz a síntese de polipeptídeos pancreáticos.

A

b) Inibe a secreção de insulina e glucagon. Explicação: A somatostatina

40
Q

Qual é o efeito do polipeptídeo pancreático? a) Estimula a secreção de suco pancreático. b) Inibe a secreção de suco pancreático. c) Aumenta a absorção de glicose. d) Reduz a absorção de glicose.

A

b) Inibe a secreção de suco pancreático. Explicação: O polipeptídeo pancreático