Riscos profissionais Flashcards
Uma corrente de 10 milliampères determina fibrilação ventricular quando passa no sentido de um braço para o outro?
Falso.
Os efeitos elétricos produzidos após contato com correntes de 60Hz podem ser divididos em: Macrochoques, com efeitos cardíacos importantes, pela passagem de corrente através da pele intacta. Uma corrente de 100 milliampères pode determinar fibrilação ventricular quando passa no sentido de um braço para o outro ou braço para a perna.
Quando uma corrente de 0,1 milliampère é aplicada diretamente no miocárdio poderá provocar fibrilação ventricular
Quando a corrente é aplicada diretamente no miocárdio através de cateter intra-cardíaco, caracteriza-se um microchoque. Nesta situação, uma pequena corrente de 0,1 milliampere poderá provocar fibrilação ventricular.
Qual deve ser a umidade relativa do ar na sala de operação?
A sala de operação deve ser planejada de modo a se evitar a eletricidade estática, o que pode ser conseguido com a manutenção da umidade relativa do ar superior a 60%
A placa do bisturi elétrico deve situar-se o mais distante do campo cirúrgico?
Falso. Muita atenção deve ser dada à placa de bisturi elétrico, que deve ter contato amplo com a pele do paciente e situar-se o mais próximo possível do campo cirúrgico
Após exposição percutânea ou de mucosa ao HIV, deve-se: realizar teste sorológico no paciente.
1) realizar teste sorológico no paciente
2) fazer relato à comissão de infecção local.
3) lavar vigorosamente o local com água e sabão.
4) realizar teste sorológico semestralmente no profissional durante 02 anos.
A infecção pelo HIV é um processo progressivo, com uma fase assintomática (latente) e uma fase de instalação da síndrome. No processo de transmissão da doença, deve-se considerar que os pacientes com infecção aguda carreiam o vírus e, ainda, apresentam testes negativos por várias semanas.
Qual o efeito mais provável de um choque de 50mA (0,05A) por 1 segundo, com uma corrente de 60Hz, em um humano médio?
Diferentes efeitos no organismo ocorrem a partir de diferentes correntes. A corrente de 50 mA (0,05A) causa dor, possível desmaio e lesão mecânica, mas geralmente não é suficiente para causar alterações nas funções cardíaca e respiratória.
Qual a corrente elétrica necessária para produzir uma FV quando aplicada à superfície do corpo?
É necessária uma corrente de 100mA, para produzir fibrilação ventricular, quando aplicada à superfície do corpo.
Os ruídos na sala de cirurgia, principalmente quando atingem 100 decibéis (db), podem causar no anestesiologista:
Aumento da secreção gástrica.
Demais ruídos também podem causar perda de atenção, irritabilidade, fadiga, aumento na liberação de catecolaminas, elevação da frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial; vasoconstrição periférica;
A dose máxima de raios X (em mrem), considerada como limite para ex- posição ocupacional por ano, é:
5.000 mrem/ano.
A dose máxima de exposição a fontes de raios X, recomendada pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica e pela Comissão Reguladora de Exposição a Radiações nos Estados Unidos.
Hábitos encontrados entre médicos anestesistas usuários de drogas ilícitas em seu ambiente de trabalho:
1) ser voluntário para iniciar casos na urgência na expectativa de conseguir mais droga;
2) estar com frequência no hospital fora de seu horário de trabalho, permanecendo próximo ao local das drogas evitando possível abstinência;
3) recusar ir para o estar médico, ficando assim sozinho na sala de cirurgia para facilitar o uso de drogas;
4) liberar colegas com a anestesia em andamento, facilitando assim seu acesso às drogas já prescritas, disponíveis e ainda não utilizadas.
Dentre os fatores causais associados à dependência química entre anestesiologistas, o mais importante é:
A vulnerabilidade.
A dependência de substância é uma doença psicossocial e biogenética. É importante reco- nhecer que os fatores causadores, nesse processo de doença, envolvem a genética bem como o ambiente. A doença resulta de uma interrelação dinâmica entre um hospedeiro suscetível e um ambiente favorável, sendo a vulnerabilidade do hospedeiro o fator mais importante.
Ser humano exposto a corrente de 50mA, 60 Hz, durante 1 segundo, apresentará:
Dor e desmaio.
A gravidade de um choque elétrico é determinada pela intensidade da corrente (número de amperes) e pela duração do fluxo de corrente. A corrente de 50mA é responsável por dor e desmaio, enquanto as funções cardíaca e respiratória são preservadas.
A estrutura ocular que pode ser lesada pelo laser de CO2 é:
Córnea.
A energia do laser de CO2 pode causar, rapidamente, grave lesão da córnea, enquanto laser de argônio, rubi e KTP:Nd:YAG podem lesar a retina. Assim, a equipe assistente deve usar óculos de segurança ou lentes específicas para o tipo de laser usado. Para laser de CO2, qualquer lente de plástico ou vidro transparente, como as de óculos comuns, é eficaz. Outros tipos de laser requerem filtros coloridos regulados para o comprimento de onda específico e densidade óptica.