RIEAM e Esquemas de Separação de Tráfego Flashcards
Identifique as situações em que um navio à vela deve afastar-se do caminho de outro.
Um navio a navegar à vela deve afastar-se de outro que se desgovernado, com capacidade de manobra reduzida (a executar trabalhos) e em faina de pesca.
Como deve navegar num canal estreito ou numa via de acesso?
Tendo em conta as condições de segurança, a navegação deve efectuar-se o mais próximo possível do limite exterior do canal ou da via de acesso que ficar por estibordo.
Como deve navegar uma embarcação à vela, num canal estreito ou numa via de acesso?
- Quando o puder fazer sem perigo, deverá navegar tão próximo quanto possível do limite exterior do canal ou da via de acesso que lhe ficar por estibordo.
- Não deve dificultar a passagem de navios que apenas podem navegar em segurança num canal estreito ou numa via de acesso.
- Não deve atravessar se, ao fazê-lo, dificultar a passagem de navios que só podem navegar nesse canal ou via de acesso.
Diga como devem proceder os navios sem prioridade à vista uns dos outros.
Os navios que navegam sem prioridade devem afastar-se do caminho de outros, tanto quanto possível, manobrando com a antecedência necessária e francamente.
O que significa a expressão navio desgovernado?
Designa todo o navio que, por circunstâncias excepcionais, não está em condições de poder manobrar em conformidade com o RIEAM e não pode, portanto, afastar-se do caminho de outro navio.
Como se define um navio condicionado pelo seu calado e como se caracteriza de acordo com o RIEAM?
A expressão «navio condicionado pelo seu calado» designa todo o navio que, devido à relação calado/profundidade de água disponível, tem severamente limitada a sua capacidade de alterar o rumo a que navega.
Como se define um navio com capacidade de manobra reduzida, e como se caracteriza de acordo com o RIEAM.
A expressão navio com capacidade de manobra reduzida define todo o navio que por força dos trabalhos que executa vê a sua capacidade de manobra reduzida, não estando assim em condições de manobrar em conformidade com o RIEAM e não pode, portanto, afastar-se de outro navio.
Quando se deve considerar um navio que alcança, na situação à vista uns dos outros?
Deve considerar-se navio alcançante todo aquele que se aproxima de outro por uma direcção cujo ângulo é superior a 22,5º para a ré do través do navio alcançado. De noite, o navio alcançante deve conseguir apenas observar o farol de popa do navio alcançado, ou seja, os faróis de borda deverão estar ocultos.
Quais são os factores para a determinação da velocidade de segurança?
1 - A visibilidade;
2 - As condições de vento, mar e corrente e a proximadade de perigos para a navegação;
3 - O calado em relação à profundidade de água.
4 - A densidade do tráfego marítimo;
5 - A capacidade de manobra do navio, particularmente no que respeita à distância de paragem e capacidade de giração nas condições existentes;
6 - De, a presença de fundo luminoso, tal como o criado por luzes de costa ou pela difusão das luzes de iluminação do próprio navio;
Diga como devem proceder dois navios à vela que se aproximam um do outro, com risco de abalroamento?
- A navegar com o vento pelo mesmo bordo, perde o direito de rumo aquele que se encontrar mais a barlavento;
- A navegar com o vento por bordos diferentes, perde o direito de rumo aquele que recebe o vendo por bombordo;
- Se um navio que recebe vento por bombordo avista outro a barlavento mas não consegue identificar por que bordo este recebe o vento, então deve afastar-se do caminho do segundo.
Como devem proceder os navios de propulsão mecânica à vista uns dos outros em rumos cruzados, com risco de abalroamento?
Em caso de navios de propulsão mecânica que navegam em rumos cruzados com risco de abalroamento, deve desviar-se aquele que avista o outro por estibordo, manobrando atempada e francamente, evitando, se possível, cortar-lhe a proa.
Pode pescar num esquema de separação de tráfego?
Pode, na zona de separação do esquema de separação de tráfego.
Navega em propulsão mecânica. Explique qual o procedimento que adopta se avistar um navio de propulsão mecânica pela marcação 100º EB em rumos que se cruzam, de tal forma que existe risco de abalroamento.
O navio que observa o outro pela marcação de 100º EB deve desviar-se, manobrando para EB e, se possível, evitando cortar-lhe a proa.
Explique o significado de visibilidade reduzida.
A expressão visibilidade reduzida designa toda a situação em que a visibilidade é diminuída em consequência de nevoeiro, neblina, queda de neve, aguaceiros fortes, tempestades de areia ou por quaisquer outras causas análogas.
Quais os sinais que deve utilizar um navio que está em perigo e pede assistência?
- Sinal sonoro contínuo
- Sinal SOS em código morse
- Sinal rádiotelefónico Mayday
- Foguetes ou bombas com projecção de estrelas de cor vermelha
- Tiros ou outros sinais explosivos
- Fogueiras a bordo
- Foguete pára-quedas ou facho de mão