RIEAM e Esquemas de Separação de Tráfego Flashcards

1
Q

Identifique as situações em que um navio à vela deve afastar-se do caminho de outro.

A

Um navio a navegar à vela deve afastar-se de outro que se desgovernado, com capacidade de manobra reduzida (a executar trabalhos) e em faina de pesca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como deve navegar num canal estreito ou numa via de acesso?

A

Tendo em conta as condições de segurança, a navegação deve efectuar-se o mais próximo possível do limite exterior do canal ou da via de acesso que ficar por estibordo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como deve navegar uma embarcação à vela, num canal estreito ou numa via de acesso?

A
  1. Quando o puder fazer sem perigo, deverá navegar tão próximo quanto possível do limite exterior do canal ou da via de acesso que lhe ficar por estibordo.
  2. Não deve dificultar a passagem de navios que apenas podem navegar em segurança num canal estreito ou numa via de acesso.
  3. Não deve atravessar se, ao fazê-lo, dificultar a passagem de navios que só podem navegar nesse canal ou via de acesso.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Diga como devem proceder os navios sem prioridade à vista uns dos outros.

A

Os navios que navegam sem prioridade devem afastar-se do caminho de outros, tanto quanto possível, manobrando com a antecedência necessária e francamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que significa a expressão navio desgovernado?

A

Designa todo o navio que, por circunstâncias excepcionais, não está em condições de poder manobrar em conformidade com o RIEAM e não pode, portanto, afastar-se do caminho de outro navio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se define um navio condicionado pelo seu calado e como se caracteriza de acordo com o RIEAM?

A

A expressão «navio condicionado pelo seu calado» designa todo o navio que, devido à relação calado/profundidade de água disponível, tem severamente limitada a sua capacidade de alterar o rumo a que navega.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como se define um navio com capacidade de manobra reduzida, e como se caracteriza de acordo com o RIEAM.

A

A expressão navio com capacidade de manobra reduzida define todo o navio que por força dos trabalhos que executa vê a sua capacidade de manobra reduzida, não estando assim em condições de manobrar em conformidade com o RIEAM e não pode, portanto, afastar-se de outro navio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando se deve considerar um navio que alcança, na situação à vista uns dos outros?

A

Deve considerar-se navio alcançante todo aquele que se aproxima de outro por uma direcção cujo ângulo é superior a 22,5º para a ré do través do navio alcançado. De noite, o navio alcançante deve conseguir apenas observar o farol de popa do navio alcançado, ou seja, os faróis de borda deverão estar ocultos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são os factores para a determinação da velocidade de segurança?

A

1 - A visibilidade;
2 - As condições de vento, mar e corrente e a proximadade de perigos para a navegação;
3 - O calado em relação à profundidade de água.
4 - A densidade do tráfego marítimo;
5 - A capacidade de manobra do navio, particularmente no que respeita à distância de paragem e capacidade de giração nas condições existentes;
6 - De, a presença de fundo luminoso, tal como o criado por luzes de costa ou pela difusão das luzes de iluminação do próprio navio;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Diga como devem proceder dois navios à vela que se aproximam um do outro, com risco de abalroamento?

A
  • A navegar com o vento pelo mesmo bordo, perde o direito de rumo aquele que se encontrar mais a barlavento;
  • A navegar com o vento por bordos diferentes, perde o direito de rumo aquele que recebe o vendo por bombordo;
  • Se um navio que recebe vento por bombordo avista outro a barlavento mas não consegue identificar por que bordo este recebe o vento, então deve afastar-se do caminho do segundo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como devem proceder os navios de propulsão mecânica à vista uns dos outros em rumos cruzados, com risco de abalroamento?

A

Em caso de navios de propulsão mecânica que navegam em rumos cruzados com risco de abalroamento, deve desviar-se aquele que avista o outro por estibordo, manobrando atempada e francamente, evitando, se possível, cortar-lhe a proa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Pode pescar num esquema de separação de tráfego?

A

Pode, na zona de separação do esquema de separação de tráfego.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Navega em propulsão mecânica. Explique qual o procedimento que adopta se avistar um navio de propulsão mecânica pela marcação 100º EB em rumos que se cruzam, de tal forma que existe risco de abalroamento.

A

O navio que observa o outro pela marcação de 100º EB deve desviar-se, manobrando para EB e, se possível, evitando cortar-lhe a proa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Explique o significado de visibilidade reduzida.

A

A expressão visibilidade reduzida designa toda a situação em que a visibilidade é diminuída em consequência de nevoeiro, neblina, queda de neve, aguaceiros fortes, tempestades de areia ou por quaisquer outras causas análogas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais os sinais que deve utilizar um navio que está em perigo e pede assistência?

A
  • Sinal sonoro contínuo
  • Sinal SOS em código morse
  • Sinal rádiotelefónico Mayday
  • Foguetes ou bombas com projecção de estrelas de cor vermelha
  • Tiros ou outros sinais explosivos
  • Fogueiras a bordo
  • Foguete pára-quedas ou facho de mão
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Durante um quarto de navegação deve ser assegurada permanentemente uma vigilância contínua, independentemente das condições de visibilidade, de modo a permitir uma apreciação completa da situação e do risco de abalroamento. Quais os meios disponíveis a bordo para cumprir este objectivo?

A
  • Oservação visual directa, como ou sem uso de equipamento adicional - binóculos, por exemplo;
  • Vigilância auditiva contínua;
  • Utilização de equipamento electrónico como Radar ou AIS;
  • Utilização do VHF.
17
Q

Um navio à vela e um navio de propulsão mecânica em faina de pesca navegam em rumos de colisão. O navio à vela marca o navio de propulsão mecânica por 45º estibordo. Numa situação destas como deve proceder o navio à vela?

A

Um navio à vela deve ceder o rumo e desviar-se de uma embarcação de propulsão mecânica em faina de pesca, independentemente da marcação ou bordo pelo qual a observa.

18
Q

Considera-se que existe risco de abalroamento sempre que a marcação ________________ e ____________________.

A
  • se mantiver

- a distância diminuir

19
Q

Como devem ser feitas as manobras para evitar abalroamentos?

A

As manobras para evitar abalroamentos devem ser efectuadas com a máxima antecedência possível e de forma clara, e em conformidade com as regras do RIEAM.

20
Q

Como se define um navio à vela, isto é, como se caracteriza de acordo com o RIEAM?

A

De acordo com o RIEAM, define-se como navio à vela todo aquele cujo único meio de propulsão em uso é o seu conjunto de velas. Caso tenha máquina propulsora, não está a fazer uso dela.

21
Q

Pode um navio fundear no interior de um esquema de separação de tráfego ou zonas próximas dos seus extremos?

A

Um navio deve evitar, na medida do possível, fundear no interior de um Esquema de Separação de Tráfego ou em zonas próximas dos seus extremos.

22
Q

O que significa a expressão navio em faina de pesca?

A

A expressão navio em faina de pesca define todo o navio que está a pescar com redes, linhas, arrasto ou qualquer outra arte de pesca que reduza a sua capacidade de manobra.

23
Q

Para que serve e como deve ser feito o registo radar (plotting) para ser correctamente utilizado?

A

Se disponível a bordo da embarcação, o radar deve ser monitorizado regularmente, fazendo o uso das escalas de maior alcance e do registo radar ou prática equivalente, de forma a permitir a detecção o mais atempada possível de outras embarcações e eventual risco de abalroamento.

Outra resposta: Se existir a bordo um equipamento radar operativo, deve ser correctamente utilizado, recorrendo às escalas de maior alcance a fim de avaliar, tão cedo quanto possível, um risco de abalroamento, bem como ao registo radar (“plotting”) ou qualquer outra observação sistemática equivalente dos objectos detectados.

24
Q

Se detectar unicamente com o radar a presença de outro navio e se se está a criar uma situação de aproximação excessiva e / ou se existe risco de abalroamento como deve proceder se o outro navio se encontrar pelo través ou para ré do través e a medida adoptada consistir numa alteração de rumo.

A

Deve efectuar-se uma manobra de alteração de rumo com a maior antecedência possível de forma a evitar o risco de abalroamento. Caso o outro navio seja detectado pelo través, ou para ré deste, deve, na medida do possível, evitar-se manobrar na direcção do outro navio.

25
Q

Se detectar unicamente com o radar (visibilidade reduzida) a presença de outro navio por ré do través de EB e avaliar que se está a criar uma situação de aproximação excessiva com risco de abalroamento, qual a manobra que deve efectuar se decidir por uma alteração de rumo?

A

Nesse caso o navio que detecta o outro deverá manobrar com a máxima antecedência possível, preferencialmente para BB, evitando assim ir na direcção do navio que se encontra a ré do través de EB.