Revolução Russa Flashcards
Quais foram os antecedentes pra revolução?
Atraso econômico (em relação aos outros países europeus)
Maior parte dos trabalhadores rurais viviam em baixas condições de vida com muita fome
Tensão entre classe
1905- humilhante derrota na Guerra Russo-Japonesa gerou revolta
A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881) pouco adiantou para aliviar as tensões no campo pois:
O regime czarista reprimia a oposição e a Ochrana, polícia política, controlava o ensino, a imprensa e os tribunais.
No governo do czar Nicolau II (1894-1917), a Rússia acelerou seu processo de industrialização aliada ao capital estrangeiro. Os operários concentraram-se em grandes centros como Moscou e São Petersburgo, como era a vida?
Apesar disso, as condições de vida pioraram, com a fome, o desemprego e a diminuição dos salários. A burguesia também não era beneficiada, pois o capital estava concentrado nas mãos dos banqueiros e dos grandes empresários.
O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) foi criado:
A oposição ao governo crescia. Um dos maiores partidos de oposição era o Partido Social Democrata, mas seus líderes, Plekhanov e Lenin, tinham que viver fora da Rússia para fugir das perseguições políticas.
O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) era crítico com a política do país. Porém, havia divergências em como solucionar os problemas da Rússia. Isto acabou por dividi-lo em duas correntes:
Quais eram os partidos do POSDR?
Bolcheviques e Mencheviques
Quem era os Bolcheviques?
Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder.
Quem era os Mencheviques?
Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se conquistar o poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições.
o Domingo Sangrento foi um primeiro descontentamento que ocorreu em 1905, como foi?
Em janeiro de 1905, um grupo de operários participava de uma manifestação pacífica em frente ao Palácio de Inverno de São Petersburgo, uma das sedes do governo. O objetivo era entregar um abaixo assinado ao czar, pedindo melhorias.
A guarda do palácio, assustada com a multidão, abriu fogo matando mais de mil pessoas. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento e provocou uma onda de protestos em todo o país.
Durante a pressão revolucionária em 1905 o czar:
o czar promulgou uma Constituição e permitiu a convocação de eleições para a Duma (Parlamento). A Rússia tornava-se assim uma monarquia constitucional, embora o czar ainda concentrasse grande poder e o Parlamento tivesse uma atuação limitada
Ainda em 1905, teve outro fator de descontentamento, qual foi?
foi a derrota na guerra Russo-Japonesa. A Rússia perdeu o conflito para o Japão, que era considerado um povo inferior, e teve que ceder algumas ilhas para este país.
Pra piorar a questão da Rússia na 1 GM, que:
As consequências foram derrotas em várias batalhas que deixaram a Rússia enfraquecida e economicamente desorganizada.
Revolução de fevereiro 1917:
De volta à Rússia, os bolcheviques, liderados por Lenin e Trotsky, organizaram um congresso onde defendiam lemas como: “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes Após a abdicação do czar, formou-se um Governo Provisório, sob a chefia de Kerensky, que se veria envolvido em disputas entre liberais e socialistas.
2 Revolução em outubro de 1917
operários e camponeses, sob a liderança de Lenin, tomaram o poder.
Os bolcheviques distribuíram as terras entre os camponeses e estatizaram os bancos, as estradas de ferro e as indústrias, que passaram para o controle dos operários.
Guerra Civil (1917-1922)
Os primeiros anos de governo bolchevique foram marcados por uma guerra civil que abalou profundamente o país.
Igualmente, para evitar qualquer tentativa de restauração monárquica foi feito algo, oque?
o czar Nicolau II e sua família foram assassinados sem qualquer tipo de julgamento, em julho de 1918