Crise De 1929 Flashcards
A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo, causada pela:
superprodução da indústria norte-americana, falta de regulamentação da economia, excesso de crédito e especulação na Bolsa de Valores.
Essa crise fez com que milhares de empresas falissem e milhões de trabalhadores perdessem os seus empregos, e no Brasil:
O principal produto do Brasil a ser afetado foi o café, produzido principalmente para ser exportado.
(Contexto histórico da Crise de 1929)
Entretanto, antes dessa crise de grandes proporções, essa década havia se destacado como um período de que?
euforia e de prosperidade sem limites na memória norte-americana.
Nos Estados Unidos, a década de 1920 ficou conhecida como roaring twenties, termo que foi traduzido para o português como “loucos anos vinte”. Essa expressão foi usada para definir o clima da sociedade norte-americana
E o american a way of life que veremos daqui a pouco
A economia norte-americana estava como? (Década de 20)
estava em crescimento desde antes da Primeira Guerra Mundial, mas com o término do conflito, os Estados Unidos assumiram indiscutivelmente a posição de maior potência econômica do planeta.
responsável pela produção de grande parte das mercadorias que eram consumidas no planeta. Além disso, o país tornou-se credor das nações europeias que se recuperavam da guerra, assim dando um empréstimo pras outras nações.
Oque foi american way of life?
modo de vida era baseado em um alto consumo de mercadorias, muitas delas desnecessárias. Entre os principais bens consumidos na época estavam os eletrodomésticos.
Essa euforia fez com que a indústria norte-americana começasse a produzir mercadorias desenfreadamente, sem se importar se o mercado teria condições de absorvê-las?
Sim
Além disso, o clima de entusiasmo econômico também fez com que os bancos não passassem a realizar uma grande quantidade de empréstimos, sem se atentar se haveria retorno e também sem regulamentação sobre estes?
Falso, o banco fazia vários empréstimos sem pensar
A grande quantidade de pessoas investindo em ações:
Fez com que o valor destas disparassem, reforçando a sensação de prosperidade, onde todas estavam investindo na Bolsa De Valores
Ademais, a quantidade de crédito que estava sendo disponibilizada esbarrou em um fator, qual era esse, q foi um dos geradores da crise?
muitos não pagaram os empréstimos que haviam pedido. As mercadorias empacadas e o calote nos bancos afetaram a euforia do mercado e suas consequências chegaram à Bolsa de Valores de Nova York.
No dia 24 de outubro de 1929-Crise da especulação:
o clima de desconfiança fez com que 12 milhões de ações fossem colocadas à venda, fazendo no dia seguinte a bolsa despencar, isso gerou caos em empresas que ou valiam ou perdiam todos os funcionários e quase todo o patrimônio, bancos perderam seus fundos já q as pessoas estavam o tentando sacar dinheiro…
A quebra da Bolsa de Nova York deu início ao período da
Grande depressão
Com a Crise de 1929, milhões de norte-americanos perderam os seus empregos e as suas casas, sendo obrigados a viver na rua ou em
Hoovervilles: as favelas dos EUA.
Consequência da crise na Europa:
número de desempregados aumentou consideravelmente, e as consequências da crise econômica serviram de impulso para o crescimento de movimentos totalitaristas, como o nazismo, na Alemanha, o fascismo, na Itália.
quando o governo norte-americano implantou o New Deal oque aconteceu? Oque era isso?
Os efeitos da Grande Depressão só começaram a ser contornados a partir de 1933
um programa de intervenção do Estado na economia. O objetivo desse programa era reaquecer a economia dos Estados Unidos. Entre as ações realizadas, destaca-se, por exemplo, a criação de obras públicas para garantir emprego aos cidadãos norte-americanos.