Revolução Francesa Flashcards
Explique a influência iluminista na Revolução Francesa.
O iluminismo propunha a valorização da razão, criticava o Antigo Regime, no qual valorizava-se a fé, apoiava o liberalismo e a defesa dos direitos individuais (vida, liberdade e propriedade).
Como era o regime francês antes da revolução?
Era o Antigo Regime, no qual predominava a monarquia absolutista de Luís XIV, sociedade estamental, sistema econômico do capitalismo comercial ou mercantil e política econômica mercantilista (metalismo, balança comercial favorável, protecionismo, monopólio e colonialismo).
Quais os precedentes da Revolução Francesa?
À Independência dos EUA, que foi um golpe ao Antigo Regime pois fundaram uma República, e os franceses gastaram muito ajudando os EUA (armas, munição e dinheiro) para tentar prejudicar a Inglaterra; perda de espaço no comércio pois, com a Revolução Industrial, a Inglaterra passou a ter melhores indústrias; déficit público pois clero e nobreza não pagavam impostos.
Qual medida Luís XVI (cujo ministro era Necker) tomou para resolver o problema do déficit público?
Ele convocou uma Assembléia dos Notáveis, para que os nobres começassem a pagar impostos. Houve uma reação Nobiliária à Reforma Tributária, pois eles perderiam seus direitos feudais, só o rei que não.
Explique o que ocorreu na Assembléia dos Estados Gerais de 1789.
Nobres se reuniram para preservar seus direitos feudais. Antes era um voto por cabeça, mas como tinham mais membros do 3º Estado, clero e nobreza queriam um voto por Estado; e diante do impasse, Luís XVI fechou a assembléia.
Quando Luís XVI fechou a Assembléia dos Estados Gerais, houve reações populares? Se sim, explique-as.
Sim, o 3º Estado torna-se mais radical, ataca documentos que defendiam os direitos feudais dos nobres, “Grande Medo” (nobres fogem dos camponeses, saem da França) e Tomada da Bastilha (símbolo do poder do governo).
Qual a primeira fase da Revolução Francesa?
A primeira fase foi a Assembléia Nacional, pois a assembléia definiu as bases para a revolução.
Cite os principais acontecimentos da 1ª fase da Revolução Francesa.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, Constituição civil do clero, 1ª Constituição francesa, Guerra contra a Áustria e governo republicano.
Explique a ideia de direita e esquerda que surgiu na 1ª fase da revolução.
A esquerda era o grupo de radicais, pois nas reuniões eles sentavam-se à esquerda, e à direita ficavam os moderados.
Explique a constituição civil do clero e suas implicações.
Retirou direitos do clero, ele agora deve obedecer a nação (pode ter seus bens confiscados). Soberania passa a ser nacional. O clero divide-se em Juramentados (aderiram à revolução ) e Refratários (combateram a revolução).
Quais as características da 1ª constituição francesa?
Foi promulgada por uma Assembleia Constituinte, instaurou uma Monarquia Constitucional, separou os três poderes (Executivo=> o rei executava as leis, Legislativo=> formula leis de acordo com a nação, Judiciário=> punição para quem não cumpre as leis) e voto indireto e censitário.
Explique a Guerra contra a Áustria.
França queria matar o rei para não o correr o risco de voltar a monarquia. Essa revolução era uma ameaça à monarquia austríaca e prussiana. Áustria e Prússia ameaçam a França se machucarem o rei.
Explique a relação da Guerra contra a Áustria e o governo republicano na França.
Como a Áustria defendia o rei, acusaram-no de traição à pátria e o prenderam. Enfraquecendo a monarquia e dando força aos republicanos (jacobinos).
Explique a 2ª fase da Revolução Francesa.
Fase republicana, radical, controlada pelo poder legislativo (convenção nacional) e disputas partidárias.
Quais os partidos dessa 2ª fase da revolução?
Os partidos eram: Gironda (moderados, temem a pressão popular); Planície (lutam por seus interesses pessoais e necessidades); Montanha (radicais, maior participação popular e mudanças profundas. Formado por clubes revolucionários parisienses jacobinos liderados por Robespierre e franciscanos liderados por Danton).
O que significou a guilhotina para a revolução?
Significou a igualdade de todos perante a lei, o direito a uma morte rápida e indolor.
Explique a Convenção Montanhesa e suas medidas.
A Convenção Nacional decidiu que os radicais eram melhores para liderar a população e manter a ordem. Criação de uma nova Constituição (república e voto universal=> não baseado na renda), Lei do preço máximo (por causa da inflação estabeleceram um preço máximo para gêneros essenciais) e abolição da escravidão nas colônias.
Explique o momento denominado “O Terror”.
Robespierre: “O governo é revolucionário até a paz”. O governo deve concentrar poderes até alcançar a paz externa e interna. Instaurou-se uma ditadura governada pelo Comitê de Salvação Pública (órgão militar responsável por guerras) e pelos Tribunais Revolucionários (auxiliar o julgamento de inimigos da revolução). Nesse período tinha-se a “Lei dos Suspeitos”, na qual o governo acusava todos os cidadãos de serem inimigos da revolução até que se prove o contrário (milhares de mortos).
Explique o conflito entre Robespierre e Danton.
Danton e a população estavam cansados do “banho de sangue”. Robespierre acusou-o de traição (Danton preso e executado). Moderados prendem Robespierre e condenam-o à morte; ele se mata.
Explique a Convenção Termidoriana e o “Terror Branco”.
Na convenção houve a queda de Robespierre e a volta dos moderados ao poder. E o “Terror Branco” foi o período em que os jacobinos foram perseguidos e mortos pelo povo por vingança, e o governo tolerava.
Quais as características da Constituição de 1795?
Como a França era governada nesse período por moderados, reestabeleceram o voto censitário e instauraram um Diretório, que aumentava o poder do governo para governar e manter a segurança externa e interna.
Qual o marco para o começo da 3ª fase da revolução e qual o nome dessa fase?
O marco foi a Constituição de 1795, que iniciou a fase chamada de Diretório.
O que foi a “Conspiração dos iguais” e quais as suas consequências?
Era um plano de rebelião popular contra o diretório, que queria uma melhor distribuição de alimentos, terra e queria a ditadura. Isso fortaleceu o poder político dos militares e em 9 de novembro de 1799, Napoleão Bonaparte tomou o poder através de um Golpe de Estado.
Explique o golpe do “18 de Brumário”.
Napoleão, com o apoio de membros do diretório, senadores e generais, afirmou que havia uma rebelião (ele fazia parte dela) e fechou o poder legislativo, suspendeu a Constituição de 1795, e assumiu o poder. Foi uma tentativa de afastar os populares (moderados) e manter a ordem.
Qual a diferença de golpe e revolução?
O golpe não causa mudanças na estrutura social, política; já a revolução causa intensas mudanças, uma classe social tira outra do poder.
O que representou o golpe de Napoleão?
Representou o fim da Revolução Francesa.