Antiguidade Clássica Flashcards
Quais as principais características de Esparta?
Ficava na região do Peloponeso, praticava xenalasia (estrangeiros não podiam se fixar), xenofobia e eram uma potência terrestre. Os mais importantes eram Espartanos (únicos cidadãos), depois Períodos (comerciantes) e Ilotas(trabalho compulsórios). Na política os principais órgãos eram o Eforato e Gerúsia. Praticavam agricultura, tinha pouca cultura e muito laconismo (conversas monossílabas).
Como a Grécia era dividida?
Era dividida em Cidades-Estado (pólos grega) com eleições diretas.
Quais as principais características de Atenas?
Ficava na região da Ática e era uma potência marítima. Sociedade muito dividida na qual os Eupátridas (bem nascidos) tinham as melhores terras e escravos. Era uma democracia excludente e direta. Principal atividade era o comércio e valorizavam o desenvolvimento intelectual.
Descreva as Guerras Médicas (grego Pérsicas).
Fora disputas pelo domínio do mar Egeu e Ásia Menor. Foi um momento de união grega e vitória.
Explique as Guerras do Peloponeso.
Disputas pela hegemonia na Hélder entre a Liga de Delfos (Atenas) e a Liga do Peloponeso (Esparta). Suicídio das pólos e ascenção da Macedônia (Filipe e Alexandre).
Quem foi Alexandre Magno?
Foi o rei macedônico que conquistou a Grécia, unificou politicamente a Hélade e dominou o Oriente. Império efêmero mas com o legado universalista do Helenismo.
Descreva o período de Monarquia Romana.
É um período no qual história e lenda se confundem, mas pensa-se que o poder concentrado nas mãos de uma pessoa teria sido mal utilizado.
Descreva o período da República Romana.
Poder descentralizado (Senado, Magistraturas e Assembleias), economia inicialmente agropastoril, sociedade dividida em Patrícios, Clientes (agregados), plebeus e escravos. Ocorreram lutas sociais, por causa da marginalização da plebe, escravidão por dívidas e leis orais. Conquistaram Tributos da Plebe, Assembléias de Plebeus, Lei das XII Tábuas e 1 cônsul plebeu.
Descreva a expansão territorial de Roma.
Tiveram importantes conquistas na Península Itália e Mediterrâneo. Mas o principal evento foram as Guerras Púnicas (Roma X Cartago): disputa pelo Mediterrâneo Ocidental com vitória Romana, transformações decorrentes deram início a crise da República e conquistaram terras, riquezas e escravos.
Quais as transformações decorrentes da expansão territorial de Roma?
Economia mercantil (comércio), mão de obra escrava abundante, latifúndios, enriquecimento do Estado, transformações sociais (plebeus miseráveis, Patrícios decadentes e homens novos, cavaleiros e emergentes do comércio), êxodo rural e enfraquecimento do Estado (decadência do senado, ascenção dos generais, guerra civil entre Patrícios e homens novos, e política do pão e circo).
Explique a Guerra Civil em Roma.
Os irmãos Graco tentaram uma reforma agrária mas não conseguiram, e houve uma guerra entre dois generais (Marco e Sila). Para evitar concentração de poderes, houve o 1ºTriunvirato entre Casso, Pompeu e Júlio César (revolta de Spartacus, morte de Pompeu e disputa entre Casso e César, César declara-se ditador perpetuo e é assassinado) 2ºTriunvirato entre Lépido, Otávio e Marco Antônio (luta de Marco Antônio e Otávio, vitória de Otávio e fim da República).
Explique o período do Império romano.
O Império romano tem em sua primeira fase o Alto Império. Período de formação e auge. Concentração de poder com Otávio (recebeu vários títulos e o mais importante era Princeps=> primeiro de Roma, o mais importante). Houve a romanização (unificar a cultura), Latinação do Ocidente e auge com o Édipo de Caracala (todos que estavam livres em Roma eram cidadãos romanos). Divisão da sociedade por critérios socioeconômicos (Senadoria, Equestre e Inferiores).
Explique a Pax Romana do período do Alto Império Romano.
Fim das guerras de expansão e manutenção das fronteiras. Marcou o início do Baixo Império.
Caracterize o Baixo Império Romano.
Crise econômica e destruição do Império por causa do fim das guerras. Diminuiu o número de escravos, aumentou o custo de vida, mais impostos, êxodo urbano (falta comida), Édito de Máximo (preço máximo para alimentos), ruralização da economia (Colonato e Villa). Houve uma crise militar pela diminuição dos salários, desertores (saem do exército) e anarquia (diminui o exército e tem confusão).
Explique as Invasões Bárbaras no Baixo Império Romano.
O tamanho de Roma dificulta a defesa. Os bárbaros atacam por meio de saques e romanos fazem fortificações.