Revisão da aula 05 - Resposta Imune Adquirida Celular Flashcards
O antígeno é reconhecido pelo nosso sistema imune inato, então é processado e apresentado ao nosso sistema imune adquirido. Após esse processo de apresentação entra em ação a resposta imune adquirida, com ativação dos linfócitos.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa ?
Verdadeira
Quais são os principais linfócitos da resposta imune adquirida celular ?
- Linfócitos tcd4 (th ou t help)
- Linfócitos tcd8 (citotoxico ou ltc)
O que são linfócitos tcd4 virgem ou pré-imune ?
São linfócitos que migram do órgão linfóide primário (onde são produzidos) para um órgão linfóide secundário. No órgão linfóide secundário eles se estabelecem e aguardam a apresentação de um antígeno (como eles ainda não tiveram contato com um antígeno eles são chamados de virgens)
O que são linfócitos tcd4 efetor (Lth+ ou Ltcd4+) ?
São linfócitos derivados do processo de ativação do linfócito tcd4 virgem, são eles que migram para o local da infecção
O que são linfócito tcd4 de memória ?
São linfócitos que assim como os efetores, também advém de um processo de ativação de linfócitos tcd4 virgem, mas diferente dos efetores, pois eles também podem ser oriundos de outros linfócitos tcd4 de memória
Como ocorre a resposta imunológica adquirida ?
Quando, por exemplo, as bactérias ultrapassam as barreiras naturais, se dá início a uma infecção. As APCs, células que já estão ativadas, vão reconhecer e processar esses antígenos destruindo-os em vários epítopos que serão transportados até a superfície da célula e vão se ligar ao MHC (receptor de superfície). Dessa forma, as APCs deixam de ser células reconhecedoras de antígenos e passam a ser células apresentadoras de antígenos. Daí as APCs migram para os órgãos linfóides secundários e apresentam os antígenos aos linfócitos T. Se ao organismo nunca teve aquela infeção, as APCs vão encontrar nos órgãos linfóides secundários apenas linfócitos tcd4 virgens. O receptor específico do linfócito tcd4 (TCR - receptor de células T) reconhece o peptídeo antigênico ligado ao MHC de classe II nas APCs. Nessa ligação alguns sinais bioquímicos serão liberados para ativação do linfócito tcd4 virgem. Após ativação do linfócito tcd4 virgem ele sofre o processo de expansão clonal (multiplicação)
Quem são e quais as funções dos clones dos linfócitos tcd4 (na expansão clonal) ?
Eles são os linfócitos tcd4 de memória e os linfócitos tcd4 efetores.
Os linfócitos tcd4 de memória ficam armazenados nos órgãos linfóides secundários e por um determinado tempo ficam circulando entre os órgãos linfóides secundários para reconhecer novamente quando o antígeno entrar no nosso organismo. Eles aumentam a efetividade da nossa resposta numa reintrodução do antígeno.
Os linfócitos tcd4 efetores vão ser quimiotaxiados, ou seja, vão migrar para o local da infecção. Por exemplo, se existe uma infecção na garganta, então eles saem dos órgãos linfóides secundários e vão para garganta combater a infeção, (isso só ocorre porque há liberação de citocinas quimioatrativas). No local da infeção os linfócitos tcd4 efetor liberam citocinas que vão ativar células e fagócitos que vão combater a infecção.
Qual o objetivo da vacina ?
Criar os linfócitos tcd4 de memória e os linfócitos tcd8
Quais são as duas situações que são formados os linfócitos tcd4 de memória ?
- Quando o organismo entra em contato com o microrganismo em seu formato selvagem
- Através do processo de vacinação (não sentimos a sintomatologia da doença porque é um peptídeo do microrganismo…)
Como ocorre uma infecção viral ?
O vírus quando entra em uma célula nucleada começa a se multiplicar. A célula parasitária do vírus libera interferons (substâncias) para avisar as células vizinhas da infecção. As células não parasitárias então deixam de expressar as moléculas que o vírus utilizaria para entrar na célula. Esse processo faz parte da resposta imune inata. Na resposta imune adquirida, a célula infectada migra até o linfócito tcd8 (MHC de classe I com o peptídeo antigênico viral) e se liga. Assim como nos linfócitos tcd4, os linfócitos tcd8 também sofrem a expansão clonal, no entanto, os linfócitos tcd8 tem a função citotoxica, ou seja, de eliminar as células infectadas com a liberação de perforinas (proteínas que formam poros na membrana das células alvo, que podem alterar a permeabilidade e levar à lise osmótica) e as granzimas (uma família de serina-proteases que mediam a apoptose)
O linfócito tcd8 só reconhece microrganismo intracelular, enquanto o linfócito tcd4 reconhece microrganismo extracelular.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa ?
Verdadeira
Qual o nome do linfócito tcd8 efetor ?
Linfócito citotoxico, já que ele tem a função de citotoxidade, ou seja, matar as células infectadas pelos vírus liberando as perforinas e as granzimas
Qual o papel da resposta imune adquirida celular ?
Combater as infecções causadas por microrganismos extracelulares (como bactérias, linfócito tcd4) e microrganismos intracelulares (como vírus, linfócito tcd8)
Quais são os dois mecanismos de combate a infecção ?
- Ingestão pelo fagócito
- Ligação de vírus a células alvo
Quais as fases da resposta do Linfócitos T ?
- Reconhecimento do antígeno pelo linfócito virgem (pré-imune)
- Processo de Co-estimulação
- Resposta ao reconhecimento e à co-estimulação