Revisão A2 Flashcards
Cite os achados radiológicos de uma hemorragia extradural e cite o nome do exame de imagem utilizado nesses quadro. Além disso, a hemorragia está entre quais estruturas?
Os achados são: Presença de hemorragia (radiopaca) em formato de lâmina biconvexa, desvio da linha média, colabamento do ventrículo ipsilateral, dilatação do ventrículo contralateral e presença de herniação. O nome do exame de imagem é Tomografia computadorizada de crânio. A hemorragia está entre o crânio e a dura-máter.
Cite os achados radiológicos de uma hemorragia subdural e cite o nome do exame de imagem utilizado nesses quadro. Além disso, a hemorragia está entre quais estruturas?
Achados: Presença de hemorragia (radiopaca) em formato de meia lua, podendo ter desvio de linha média também.
Quais são os achados radiológicos de uma hemorragia subaracnoidea? Qual exame de imagem é feito? Qual a principal causa?
Achados: Presença de sangue nas cisternas basais, fissura silviana e sulcos corticais. O exame feito é tomografia computadorizada. A principal causa é ruptura de aneurisma.
Quais os achados radiológicos de uma hemorragia intraparenquimatosa?
Presença de sangue no parênquima cerebral.
O que é um AVC isquêmico? Quais os principais fatores de risco? As lesões podem ser tratadas em até quantas horas após o ictus? Qual a principal causa?
AVCi se trata de uma redução intensa do fluxo sanguíneo para todas/algumas áreas/regiões do cérebro. Os principais fatores de riscos são o tabagismo e HAS. Em até 4 horas após o ictus. A principal causa é a embolia cerebral, secundária a aterosclerose.
Classifique um AVCi em superagudo, agudo, subagudo e crônico.
Superagudo = Até 6 horas após o ictus; Agudo = De 6 até 24 horas após o ictus; Subagudo = De 24 horas a 10 dias após o ictus; Crônico = Mais de 15 dias após o ictus.
Quais são os achados radiológicos de uma AVCi AGUDO?
Sinal da artéria cerebral média densa, obscurecimento do núcleo lentiforme, perda da interface entre subst. branca e cinzenta, área de hipodensidade do parênquima cerebral e edema citotóxico
É comum que em AVCi superagudo/agudo não haja alterações na tomografia computadorizada de crânio. Nesse sentido, quais as duas estratégias que podem ser feitas nesse contexto (com o paciente apresentando clínica)? Além disso, qual das duas é a mais precoce, sensível e específica para o AVCi?
Faz a sequência T2-Flair ou a sequência DWI-Difusão, ambas da Ressonância magnética. A mais precoce, sensível e específica é a sequência DWI-Difusão.
Quais são os achados no AVCi subagudo?
Área hipodensa em formato de cunha (pegando substância cinza e branca), presença de edema com efeito de massa, transformação hemorrágica.
Quais os achados no AVCi crônico?
Redução do edema, áreas de calcificação, presença de gliose, dilatação compensatória do ventrículo e proeminência dos sulcos cerebrais.
O que é um AVC hemorrágico?
Extravasamento de sangue para fora dos vasos cerebrais, devido a ruptura vascular ou à má-formação vascular (congênita ou adquirida).
Qual a principal causa de AVCh? Quais os dois principais locais de sangramento? Geralmente, o AVCh é ocasionado em regiões irrigadas por qual vaso?
A principal causa é HAS. Os dois principais locais de sangramento é no putâmen e ventrículo. Em regiões irrigadas pela artéria cerebral média
Qual a velocidade de evolução de um quadro de AVCh?
Muito rápida
Qual transdutor utilizamos para fazer a USG de tireoide? Em que posição o paciente deve estar?
Transdutor linear. Paciente deve estar em decúbito dorsal, com pescoço estendido.
Quais as características de malignidade da tireoide na USG?
Margens irregulares, microcalcificações, calcificação reniforme, relação diâmetro anteroposterior/diâmetro transverso maior que 1, hipoecoegenicidade, halo incompleto, vascularização central e aumento documentado do nódulo.