Retículo Endoplasmático Flashcards
Defina Retículo Endoplasmático
Retículo Endoplasmático é uma organela que é continua à membrana do núcleo e possui duas subdivisões; o Retículo Endoplasmático Granular ou Rugoso, e o Retículo Endoplasmático Agranular ou Liso.
Toda modificação, dos lípidios e das proteínas, começam no RL e terminam no CG.
O que diferencia o REG do REA é que um possui proteínas receptoras para ribossomo e o outro possui enzimas de sintese de lípidios.
Defina Proteínas de Membrana do Retículo
Membrana do Retículo: Canal Iônico, Proteína Carreadora, Proteína Transportadora de Glicose; essas 3 proteínas são os poros.
Proteínas transmembrana: unipasso, multipasso
Defina Alvos
Toda proteína ou enzima sintetizada no reticulo tem 3 alvos -> secreção, formar membrana e formar lisossomo.
Tudo sintetizado no retículo tem 3 alvos.
- > enzimas lisossomas
- > membranas
- > secreção
Defina Retículo Endoplasmático Rugoso/Granular
Os granulos do REG são os Ribossomos, e é neles onde ocorre a síntese proteíca, e essas proteínas são de exportação; seus alvos são a membrana, o lipossomo e secreção.
Defina Função Retículo Endoplasmático Rugoso/Granular
O Retículo Endoplasmático Rugoso possui a função de sintese de proteínas: proteínas solúveis (que vão pra luz do retículo), proteínas residentes do retículo, que são secretadas ou destinadas a outras organelas.
Defina Retículo Endoplasmático Liso/Agranular
Todas as células possuem Retículo Endoplasmático Liso/Agranular.
Defina Função Retículo Endoplasmático Liso/Agranular
Síntese de Lípidios
Síntese de hormonios esteróides
Comunicação entre organelas
Modificação de lípidios e proteínas
O Retículo Endoplasmático Liso/Agranular possui a Função de Sintetizar Lípidios.
Qual é a função do REA? Sintetizar lípidios. Como?
Com a adição de glicerol, fosfato e um dos 4 tipos de álcool na membrana do REA
Defina Função do REL no músculo e no fígado
Armazenamento de cálcio, nas células musculares
Metabolização de drogas, no fígado
Defina Síntese de Lípidios
O Retículo Endoplasmático Liso/Agranular possui a Função de Sintetizar Lípidios:
Fosfolipídios, ceramidas e colesterol
Elongação e dessaturação de ácidos graxos
Qual é a função de sintetizar lípidios?
Para formar vesiculas, para a célula realizar divisão celular, aumentar as membranas da célula e das organelas se faz necessário para que elas possam se dividir sem que diminuam de tamanho.
Os lípidios vão formar membranas novas para células velhas, membranas novas para as células poderem se dividir e lípidios para secreção.
Glândulas Sebáceas -> liberam sebo, gordura
A síntese de lípidos ocorre na membrana do retículo liso, do lado do citosol. A síntese ocorre pela adição de 2 ácidos graxos + um glicerol, um fosfato e um álcool (colina, serina, inositol, etanolamina). Para cada 2 fosfolipidios sintetizados no lado do citosol, um é transferido, por meio de uma enzima chamada flipase, do lado do citosol para o lado do lúmen do retículo por um movimento chamado flip-flop, e isso ocorre para que a membrana fique assiméstrica.
Para que a membrana se matenha como bicamada, o lípidio sintetizado faz o movimento de flip-flop e se liga a outro, para manter a assimetria, caso contrário o lado de fora (onde ocorre a síntese) ficaria maior que o lado de dentro..
Defina Síntese de Hormônios Esteróides
• Progesterona, andrógenos, estrogênios, glicocorticoides, mineralocorticóides
A síntese de hormonios esteroides ocorre no REL
Sintese de hormônios esteróides -> 1 células do testículo, 2 dos ovários e algumas da supranal.
Células cheias de gotículas de gordura, muitos receptores de colesterol.
Para existir hormônio esteróide: eu preciso de colesterol, e esse colesterol vai para a membrana do REA, e depois ele vai para a membrana da mitocondria (onde existem enziams especificas para essa síntese) e, após tudo isso, ele volta para a membrana do REA e eu tenho o hormônio esteróide.
Essas células são células onde o REL, além de sintetizar lípidios, sintetiza hormônios esteróides. Para isso, eu tenho uma associação entre organelas na membrana do REA e a membrana das mitocondrias possuem enzimas apra sintetizar esse hormonio esteroide.
Só essas células podem transformar o colesterol dentro das células em hormônios esteróides.; Elas usam o colesterol para sintetizar esses hormônios: acontece na membrana do REA e na membrana da mitocondria.; Para produzir hormonios esteroides, eu tenho que ter uma associação entre essas duas organelas.
Célula de Leydigg ou Intersticial -> testículos KCA -> Ovários -> INTERNA -> GRANULOSA
Algumas células da suprarenal. A suprarenal é uma glândula que produz vários hormonios esteroides
Nessas três células, eu tenho muitas gotículas de colesterol; e, com esse colesterol, eu vou sintetizar os hormônios esteróides.
Suprarenal -> é uma glandula que produz vários hormonios esteroides
Defina Comunicação entre organelas
Uma das funções do REA é fazer a comunicação entre organelas; é uma associação entre organelas.
Essas células são células onde o REL, além de sintetizar lípidios, sintetiza hormônios esteróides. Para isso, eu tenho uma associação entre organelas na membrana do REA e a membrana das mitocondrias possuem enzimas apra sintetizar esse hormonio esteroide.
Defina Modificação de Lípidios e Proteínas
• Alteração na conformação final dos polipeptídeos
• Formação de pontes dissulfeto
• Glicosilação
• Adição de âncoras de glicosilfosfatidilinositol a proteínas
Glicolisação -> adição de carboidratos à proteína e aos lípidios
Todas essas modificações acontecem no retículo.
Defina Destoxificação - Citocromo P450 (CYP450)
Hidroxilação e adição de radicais glicuronatos a drogas insolúveis, aumentando a solubilidade em água
A hidroxilação de drogas lipossolúveis permite a eliminação dos produtos pela urina. O processo de destoxicação é por enzimas, na membrana do REL, preferencialmente nos hepatócitos.
Na membrana do REA, existe uma enzima, uma família (cada família metaboliza um tipo diferente de droga) de enzimas na qual cada uma tem uma função diferente na metabolização das drogas.
Citocromo p450; CYP 450
Um medicamento de uso crônico é absorvido pelo fígado, metabolizado e depois secretado. Cada medicamento tem tempo especifico para ser metabolizado. A enzima (citocroma) é ultilizada para metabolização de drogas. A Citocroma quebra a droga, que é insolúvel em água, a metaboliza e secreta na urina.
Se eu não tomo medicamento, eu tenho poucas enzimas; se faço uso crônico, eu tenho mais enzimas, que se acumulam na membrana do retículo. Se eu paro de tomar, o medicamento, a contagem de enzimas volta ao normal.
Eu tenho um gene, que é transcrito em mRA, traduzido, formando a enzima. Se eu tenho uma mutação no gene, a mutação pode diminuir, inibir ou aumentar a produção de enzimas.
Se eu tenho gastrite, eu secreto ácido demais, então eu tomo remédio para diminuir a acidez do ácido, só que eu tenho uma mutação na enzima que diminui a metabolização do medicamento, então eu digiro mais lentamente o alimento. Se a mutação for de ganho de função, eu vou metabolizar o medicamento mais rápido, então ele não terá o efeito desejado, ou seja, o ácido irá continuar a degradar a parede do meu estomago.
Defina Retículo Sarcoplasmático
Outra função do retículo, mas eu estou falando do retículo sarcoplasmático: O Retículo Endoplasmático, no Tecido Muscular Estriado Esquelético, recebe o nome de retículo sarcoplasmático..
A função continua a mesma só que, além de sintetizar lípidios, ele possue a função de armazenar cálcio, ou seja, ele forma um reservatório de cálcio.
O REA das fibras musculares que faz isso. E a sua função é armazenar cálcio, e o mesmo fica armazenado pois ele é necessário para a contração muscular.
O cálcio que estava armazenado dentro do REA, quando ocorre a contração, ele sai do retículo.
Uma das funções do REA das células musculares é o armazenamento de cálcio.
Defina Glicogenólise
No hepatóceo, a função do REG é participar do processo de glicogenólise.
Após comer, a glicose vai para o Tecido Muscular Estriado Esquelético. O que não for usado, será armazenado no fígado, em forma de glicogênio.
Maior quantidade de glicose é armazenada no REL (hepatóceos), em forma de glicogênio, que é uma reserva e, ao entrar em jejum, ocorre a glicogenólise, a lise do glicogênio em glicose, que cai na corrente sanguínea.
O glicogênio, armazenado no fígado, sofre processo de glicolisação, no qual o glicogênio é quebrado e é utilizado, como forma de energia. Isso ocorre no período de jejum
Glicogenólise é a lise do glicogênio em glicose
As células não podem utilizar glicogênio, mas podem usar glicose.