REPERTORIOS Flashcards
Edgar Morin
A tese do sociólogo Edgar Morin menciona que a forma como produzimos conhecimento também produz ignorância
Concepção do filosofo Guy Debord
de que na sociedade tudo que era vivido diretamente tornou-se apenas uma representação, já que o real engajamento permanece restrito ao ambiente virtual
Obra Ignorância do historiador britânico Peter Burke
O autor analisa as formas do não querer saber, tal qual a ignorância coletiva que possibilita a dominação de um grupo sobre o outro
Para Horkheimer
Para Horkheimer, filosofo frankfurtiano, durante a idade moderna a razão deixou de ser emancipatória e tornou-se instrumental, visando a dominação do homem e da natureza.
Teórico John Piper
A marca da cultura de consumo é a redução do ‘ser’ para o ‘ter’
Pensador francês Vitor Hugo
O sistema capitalista progride e se desenvolve em função da exploração da classe trabalhadora.
Ailton Krenak
o modo de vida vigente coloca a natureza como um objeto para enriquecer e não de forma sustentável, como os povos originários realizavam.
Estrutura e superestrutura
Para o sociólogo alemão Karl Marx, a necessidade de lucrar, denominada estrutura, regia todos os aspectos ds relação do homem com o meio que o circunda, denominado superestrutura
Fetichismo
Karl Marx argumentava da perda do caráter humano dos indivíduos explorados pela máquina capitalistas em um processo chamado de “fetichismo”. Nele, a individualidade é negada aos mais pobres, os quais são vistos como objetos sem valor para o sistema e, portanto, tem suas necessidades básicas negadas.
Foucault
Para Michael Foucault, na sociedade de mercado as relações interpessoal são regidas com mestria pela conveniência mercantil
Sociólogo Pierre Bourdieu
A linguagem, simbolicamente, é um instrumento poderoso de violência, sendo capaz de sustentar estruturas discriminatórias.
Palavra alemã Schadenfreude
Caracteriza a felicidade motivada pela desgraça alheia, evidenciando a falta de empatia
Charles Dickens
No século XIXI, em seu romance “A velha loja de curiosidades”, retrata uma família que atinge sua perdição graças aos jogos de azar.
O Quinze
Rachel de Queiroz narra a história de uma família que se vê na necessidade de fugir do sertão cearense devido a seca, que tornava as condições de vida inviáveis na região.
Fato Social
Todas sociedades existem formas de AGIR. PENSAR E SENTIR COERCITIVAS, construídas socialmente e passadas através da educação.