REMIT Flashcards
REMIT
Resposta endócrino, metabólica e imunológica ao trauma.
Qual o objetivo da remit?
Tentar manter a homeostasia em circunstâncias relacionadas a traumas de etiologias diversas e desencadeadas por vários componentes, tais quais como perda sanguínea, lesão tecidual, ansiedade e dor.
Explique a resposta a hemorragia na remit:
redução do volume sanguíneo, reconhecimentos pelos barorreceptores (receptores pressóricos) na carótida e arco aórtico e de volume no átrio esquerdo, informação da queda de pa nervos aferentes p/ o cérebro –> hipófise (aldosterona e adh).
Mecanismo da aldosterona e seu papel na remit:
efeito direto nos túbulos renais, promovendo a excreção de K+ e reabsorção de Na+, aumento da retenção hídrica. Com isso, em casos de hipovolemia, a aldosterona auxilia na reposição do volume de sangue circulante. (mineralocorticóide)
Mecanismo do ADH e seu papel na remit:
O ADH é um hormônio secretado pela neuro-hipófise, porém produzido no hipotálamo. Atua nos túbulos renais promovendo a reabsorção de água. Auxilia na reposição de volume de sangue circulante na remit
consequências da perfusão inadequada:
Hipofluxo leva a lesão tecidual pela hipóxia. Pela falta de oxigênio a célula gera ácido lático e assim acidose metabólica. Pode levar a insuficiencia rela, hipóxia do snc, alteração generalizada da função celular. pode ser irreversível e levar a óbito.
Perfusão inadequada e metabolismo anaeróbio:
produção de lactato –> acidose
Inanição na remit:
ocorre a mobilização de lipídeos, com cetose, devido a diminuição da glicose e aumento dos ácidos graxos –> formação de corpos cetônicos (pode promover lesão renal).
por que a inanição pode elevar a ureia e a amônia urinária?
devido a proteólise muscular para fornecer aa que servem como precursores da glicose.
defina cetose:
é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível
Fale um pouco sobre a insulina e glucagon na inanição:
a baixa taxa de glicose inibe a células beta pancreáticas (produtoras de insulina) e estimulam as células alfa (produtoras de glucagon). O glucagon estimula a quebra de glicogênio no fígado para a liberação de glicose (para causar discreta hiperglicemia). *insulina é hipoglicemiante.
qual é o único hormônio que está baixo na remit?
insulina
Lesão tecidual:
Deflagra a remit, gera migração de células de defesa para o local que liberam substâncias mediadoras como citocinas e interleucinas. Atuam localmente mas pode cair na circulação e causar efeitos sistêmicos como edema, febre, aumento de horm. hipofisários…
Qual a principal complicação do paciente cirúrgico?
Infecção invasiva
Sinais da infecção invasiva:
Parecidos com os da remit, porém mais intensos: febre, hiperventilação, taquicardia, gliconeogênese, proteólise e lipólise. Hipotensão, choque séptico.
O paciente é consumido (musculatura, gordura) para lutar contra a infecção.
Por que há o aumento de cortisol na remit?
tem um importante papel na regulação da inflamação, manutenção da pa e disponibilidade de energia (gliconeogenese), ação das catecolamias
Proteólise
quebra de proteina para serviri como substrato energético
catecolaminas na remit:
promovem uma adaptação rápida ao estresse: aumento da FC, contratilidade, vasodilatação de m. esquelético, vasoconstrição periférica, mobilização de energia e etc.
Lipólise na remit:
substrato para gliconeogênese
Atonia intestinal
diminuição do peristaltimo, que também é um efeito das catecolaminas
Qual o único eletrólito que não se costuma repor no primeiro dia de PO?
O potássio. A tendencia é ter uma hipocalemia por causa do aumento de aldosterona, mas a lesão celular promove liberação de potássio. A hipocalemia é vista no segundo, terceiro e quarto dia de PO.
Alcalose mista:
pode ser metabólica por conta da cirurgia (aldosterona- aumento da reabsorção de Na+, dimuindo o ph sanguíneo)e respiratória pela hiperventilação (elimina muito CO2)
O que promove a oligúria funcional?
aumento do adh
atuação do GH:
lipólise
Balanço nitrogenado negativo (BN-):
Ocorre quando a excreção de nitrogênio excede a ingestão de nitrogênio. o corpo pode aumentar a degradação de proteínas (catabolismo) para fornecer aminoácidos necessários para a reparação de tecidos, sistema imunológico, energia.
Resposta imunológica na remit:
leucócitos iniciam um processo inflamatório na ferida/ incisão, liberando citocinas inflamatórias que podem causar hipertermia e anorexia.
Qual remit pode ser modulada?
a de cirurgia eletiva
Quais as 3 principais formas de modular a remit?
- bloqueio anestésico regional (raqui-anestesia ou anestesia peridural)
- laparoscopia
- aporte nutricional precoce
Bloqueio anestésico regional (raqui-anestesia ou anestesia peridural, bloqueio de plexos) na modulação da remit:
bloqueio da ascensão de impulsos nervosos na medula que atingiriam o hipotálamo e estimulariam a hipófise, gerando assim, queda da resposta endócrina.
Laparoscopia na modulação da remit:
menor ferida cirúrgica, menor influxo de leucócitos que liberam mediadores imunológicos –> queda da resposta imune
Aporte nutricional precoce na remit: manutenção do balanço nitrogenado
para manutenção do balanço nitrogenado.
ponto de mudança de catabolismo para anabolismo na remit:
na ausencia de complicações pós-operatórias, ocorre entre o 3 a 6 dia, caracteriza-se por diurese espontânea ne Na e água, balanço positivo de K e N. dura de 1 a 2 dias.