Relaxantes Musculares Flashcards
Saber quais são os principais fármacos utilizados como coadjuvantes de anestesia geral e suas principais propriedades
Adespolarizantes
Atuam como antagonistas de Ach localizados na placa motora e na terminação pré-sináptica, impedindo dessa forma a despolarização da placa motora ao inibir a entrada e saída de íons como sódio, potássio e cálcio. Exemplos: pancurônio (ação longa), atracúrio, cisatracúrio, rocurônio, vecurônio (ação intermediária), mivacúrio (mivacúrio).
Pancurônio
Agente adespolarizante de ação longa (60-90 min).
Primeiro composto à base de esteroide.
Causa aumento moderado da frequência cardíaca, pressão arterial e do débito cardíaco.
Não altera a resistência vascular e pode causar pequena queda da pressão venosa central.
São raras reações de hipersensibilidade.
Atracúrio
Agente adespolarizante de ação intemediária (20-30 min).
Degradado por duas vias metabólicas. Reação de Hoffmann, espontânea, não enzimática, que aumenta com aumento de pH e temperatura, a segunda é a hidrólise por esterases plasmáticas não específicas.
Pode haver hipotensão e liberação de histamina se dose exceder 0,5 mg/kg.
Cisatracúrio
Agente adespolarizante de ação intermediária. Tem efeito cardiovascular apenas em doses excedentes a 0,4 mg/kg. Efeito do bloqueio 0,05mg/kg, liberçaão de histamina é menor.
Metabolização parecida com a do atracúrio, mas na reação de Hoffmann produz laudonosina.
Rocurônio
Agente adespolarizante de ação intermediária. Duração de ação comparável à do vecurônio, porém de ação mais curta.
Maior parte é excretado na urina, bile ou fezes, sem transformações. Tem ação mais rápida sobre o músculo do que o cisatracúrio, o atracúrio e o verucônio.
Vecurônio
Agente adespolarizante de ação intermediária.
Transporte é principalmente ligado a proteínas plasmáticas, com início da duração de aproximadamente 4 mi e duração de 20-30 min.
Administração de brometo de vecurônio associado a reações de hipersensibilidade (broncoespasmo, hipotensão e/ou taquicardia).
Mivacúrio
Relaxante muscular de ação curta. Duração de 12 a 20 min. Rápida hidrólise pelas colinesterases. Dispensa, na maioria das vezes, anticolinesterásicos.
Via de excreção renal é uma via de eliminação menor.
Potencial liberador de histamina, dependência da dose e velocidade de injeção.
Bloqueadores despolarizantes
Os receptores nicotínicos são ativados de forma persistente, resultando em diminuição de sua excitabilidade elétrica da placa motora. Há um pequeno estímulo inicial devido ao potencial de ação inicial, resultando em fasciculações, que pode ser prevenida com uso de adespolarizantes (pré-curarização).
Succinilcolina
Exemplo de bloqueador despolarizante. Gera paralisia progressiva após a administração, com diferentes sensibilidades para distintos músculos. Envolve inicialmente músculos faciais, da glote e por fim músculos intercostais e o diafragma e todos os músculos esqueléticos.
Provoca alterações do ritmo cardíaco e pode resultar também em estimulação vagal. Deve ser evitado em pacientes com hipercalemia ou com paralisia muscular. Deve ser evitado para pacientes com hipertermia maligna. ga
Sugammadex
Antagonista específico para rocurônio e vecurônio. Objetiva assegurar pela recuperação da força muscular quando o paciente deixa a sala de operação.
Anticolinsterásicos
São comumente utilizados na prática depois de se utilizar um bloqueador neuromuscular para reduzir o bloqueio. Exemplos - neostigmina ou fisostigmina.
Efeitos muscarínicos da acetilcolina combatidos com atropina.