Reino De Portugal Flashcards
Porque que a península ibérica e outros reinos da Europa deram início à reconquista cristã?
Pois após a invasão da península ibérica pelos muçulmanos os cristãos foram obrigados a refugiarem-se na zona das Astúrias e pediram ajuda a outros reinos cristãos da Europa para os auxiliarem na luta contra os muçulmanos, iniciando a reconquista cristã.
O que pediu o rei de leão e Castela, D.Afonso VI aos franceses?
Pediu auxílio para o ajudarem a expulsar os muçulmanos.
Por feitos militares, o que teve de fazer D.Afonso VI?
Levaram-no a casar dois cavaleiros franceses (D.Raimundo e D.Henrique). D.Raimundo com a sua filha legítima D.Urraca (com o condado da Galiza como dote) e D.Henrique com a sua filha ilegítima D.Teresa (com o condado portucalense como dote).
O que pretendia D.Henrique fazer com o condado portucalense?
Pretendia torná-lo num reino independente mas o condado pertencia ao rei de Leão e Castela.
Em 1112 morre D.Henrique e como o seu filho era menor de idade, quem ficou a governar o condado portucalense?
D.Teresa, a sua esposa, ficou a governar o condado depois da sua morte.
O que vai fazer D.Afonso Henriques quando vai crescendo?
Com o apoio da nobreza portucalense vai lutar contra a mãe D.Teresa para poder governar o condado portucalense e declarar independência em relação ao reino de Leão e Castela.
Em 1128 na batalha de S.Mamede, D.Teresa é derrotada por D.Afonso Henriques que passa assim a governar o condado. Ele tinha 2 objetivos, quais?
O primeiro era tornar-se independente de Leão e Castela e o segundo era aumentar o território lutando contra os muçulmanos.
Quanto ao primeiro objetivo é após várias batalhas contra o rei de Leão e Castela, o seu primo D.Afonso VII, D.Afonso Henriques vai conseguir tornar o condado portucalense num reino independente, o reino de Portugal, após a assinatura de que?
Do tratado de Zamora em 1143.
Faltava porém ser reconhecido como rei pelo Papa que vira a acontecer quando?
Em 1179 através da Bula Manifestis Probatum (documento papal) de Alexandre III onde reconhece portugal como um reino independente e D.Afonso Henriques como rei.
O que significa o termo reconquista?
É um termo utilizado para designar campanhas militares que os reinos cristão da península ibérica dirigiram contra os muçulmanos, que invadiram em 711. A reconquista iniciou-se em 718-22, a partir do pequeno reino das Astúrias, e terminou em 1492 com a conquista do reino mouro de Granada.
O que significa o conceito de muçulmanos?
Todos os povos convertidos ao islamismo.
Como se organizam estas datas?
- tratado de Zamora (1143)
- Bula Manifestis Probatum (1179)
- Conquista do Algarve (1249)
- Tratado de Paz (1253)
- Batalha de S.Mamede (1128)
- Conquistas de Santarém e Lisboa (1147)
- Tratado de Alcanises (1297)
Resposta:
- Batalha de S.Mamede (1128)
- Tratado de Zamora (1143)
- Conquistas de Santarém e Lisboa (1147)
- Bula Manifestis Probatum (1179)
- Tratado de Paz (1253)
- Conquista do Algarve (1249)
- Tratado de Alcanises (1297)
Como se organiza a primeira dinastia de portugal: Dinastia Afonsina, (em questão dos reis)?
- D.Afonso Henriques
- D.Sancho I
- D.Afonso II
- D.Sancho II
- D.Afonso III
- D.Dinis
- D.Afonso IV
- D.Pedro
- D.Fernando
O que significa o conceito de senhorios?
Território onde um senhor exercia poder sobre a terra, de que era proprietário e de cuja exploração cobrava rendas e serviços e poder sobre os homens a quem exigia impostos de natureza económica, jurisdicional e militar.
O que significa o conceito de vassalidade?
É a relação hierárquica estabelecida na época medieval entre dois indivíduos de categoria social elevada. Criava, entre eles, uma dependência pessoal, baseada em direitos e deveres (fidelidade, ajuda, concelho) recíprocos.
Que tipo de senhorios existiam?
Clero: Coutos
Nobreza: Honras
Rei: Reguengos
Os laços de vassalidade entre os senhores e os vassalos fazia-se através de uma cerimónia que se dividia em 3 partes, quais?
1- Homenagem: O vassalo de joelhos perante o senhor prestava-lhe homenagem, isto é, reconhecia o senhor, como o seu superior.
2- Juramento de Fidelidade: O vassalo colocava a mão sobre a bíblia e jurava ser fiel ao senhor e ajudá-lo em tudo o que este precisasse.
3- Investidura: O senhor entregava terras e outras honrarias ao vassalo através de símbolos como um pedaço de terra, umas chaves ou uma bandeira.
Qual era a localização dos senhorios da nobreza?
Situavam-se, predominantemente, na região norte de Coimbra, onde tiveram lugar as mais antigas conquistas e doações territoriais.
Como se identificavam os senhorios nobres?
Identificavam-se pela presença de um castelo, de uma torre ou de um solar, que atestavam o poder do respetivo senhor.
Onde se situavam os senhorios do clero?
Situavam-se a norte, muito embora os de maior dimensão se situassem no centro e no sul do país.
Como se identificavam os senhorios do clero?
Identificavam-se pela presença de um mosteiro.
Quais eram os privilégios do poder senhorial?
1- No que diz respeito ao comando militar, o senhor detinha o poder de recrutar homens para a guerra, de controlar castelos e outras fortificações e de organizar expedições ofensivas.
2- No que respeita à punição judicial, o senhor exercia a justiça sobre os homens do seu território, determinava as penas (exceto as de morte e de corte de membros, que eram exclusivas dos reis) e cobrava as multas.
3- No que respeita à coação fiscal, o senhor podia exigir uma variedade de pagamentos obrigatórios, similares a impostos, às populações, entre eles, encontravam-se as banalidades pelo uso do forno, moinho e lagar, e pela entrada, na área do senhorio, de mercadorias (as portagens) e as pessoas (as peagens).
O significa o conceito de imunidade?
Privilégio que os nobres e os membros do clero utilizavam para impedir os representantes do rei de entras nas suas terras e levar homens para exercer funções militares, judiciais e fiscais que competiam ao monarca.
A obtenção da imunidade pelos senhores fez-se, entre outros processos, através do que?
1- Da concessão de uma carta de Couto, pelo que a expressão “território coutado” equivalia a “território imune”. (Carta de Couto).
2- Da doação de terras e poderes públicos a nobres, que se consideravam honrados. Por esse facto, o património da nobreza foi geralmente chamado de honras. (Carta de honra).
3- Do exercício abusivo do poder público pelos senhores em terras da Coroa (bens reguengos), de que se apoderavam, ou em terras de lavradores. (herdamentos).
Qual era um dos abusos do poder público pelos senhores?
Um dos abusos consistiu no amádigo, isto é, a ocupação abusiva por parte dos nobres ou de membros do clero de terras pertencentes ao rei.
Como era constituída a exploração económica do senhorio?
1- Reserva ou Quintã: Parte do senhorio administrada pelo senhor (nobres, clero) e constituída por:
• Castelo do senhor
• Bosque
• Moinho, forno e lagar (azeite, vinho, etc..)
• Igreja
• Terras do senhor
2- Mansos ou casais: Parte do senhorio administrada pelos camponeses constituída por:
• Terras arrendadas ao senhor
• Aldeias
Como eram constituídas as comunidades rurais dependentes?
Domínios senhoriais: Direitos dominais (provinham da exploração económica do solo)
Direitos senhoriais (resultam do poder político)
Quais eram os laços de dependência entre os senhorios (laicos e eclesiásticos) e as comunidades rurais?
- Herdadores: homens livres que possuíam alódios (terras que passavam de pais para filhos) que, com D.Afonso II, passam a estar sujeitos às obrigações senhoriais.
- Colonos: (foreiros, malados, vilãos) homens livres que arrendavam as terras e ficavam sujeitos aos direitos senhoriais e dominiais.
- Servos: Antigos escravos libertos a quem o senhor dava casas para exploração agrícola e por isso sujeitos a prestações como jeiras e rendas. Não podiam abandonar as terras do senhorio. Nem ser expulsos das mesmas.
- Assalariados: Tinham trabalho temporário e por isso não possuíam habitação própria. O seu trabalho era intenso no verão e escasseava no inverno.
- Escravos: Maioritariamente muçulmanos ligados a trabalhos domésticos e artesanais.
Em Portugal, o desenvolvimento urbano deu-se devido a que fatores?
1- Durante a reconquista cristã vão ser conquistadas aos muçulmanos cidades como Coimbra, Santarém, Lisboa e Évora, que se vão desenvolver até à expulsão definitiva dos muçulmanos dos nosso território.
2- A presença da corte regia em alguns territórios vão transformá-los em centros urbanos importantes , tal como Guimarães, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Évora que se tornam centros populacionais de grande prestígio.
3- A formação de cidades ficou também a dever-se à presença de um bispo e de uma Sé catedral assim passaram também à categoria de cidades Braga, Porto, Viseu, Guarda e Silves para além das já existentes Coimbra Lisboa e Évora.
4- Instituição de concelhos urbanos por parte dos monarcas para diminuir os privilégios do clero e da nobreza dando autonomia administrativa e política aos habitantes dos concelhos.
5- O desenvolvimento do comércio no séc.XIII vai permitir o desenvolvimento de centros urbanos, sobretudo no litoral ligados a rota do Atlântico como o Porto, Coimbra e Lisboa.
Como se organizava o espaço citadino?
- ## Muralhas: definiam o espaço urbano, davam segurança e proteção às populações em caso de pestes ou guerras, permitiam a obtenção de lucros através da cobrança de portagens e eram o símbolo da autonomia e do poder da cidade.