Regulação Hormonal Da Oogénese Flashcards
Como se manifesta o funcionamento do aparelho reprodutor feminino?
Só funciona a cada 28 dias, cada ciclo designado de reprodutivo, menstrual ou éstrico.
Manifesta-se tanto ao nível dos ovários (ciclo ovárico) como ao nível do útero (ciclo uterino)
Explica como o hipotálamo-hipófise-gónadas atua na sistema reprodutor feminino:
É controlado pelo eixo hipotálamo-hipófise-ovários que regula a oogénese.
Nos primeiros dias do ciclo ovárico, os baixos níveis de estrogénios e progesterona no sangue estimulam a liberação da hormona GnRH do hipotálamo que atua sobre. A hipófise, que leva à produção e libertação de gonadotrofinas LH e FSH que atuam sobre os folículos ováricos dando início ao amadurecimento deles.
As camadas celulares dos folículos em desenvolvimento iniciam a produção de estrogénios (hormonas relacionadas com a ovulação), cuja concentração vai aumentando atingindo níveis elevados no sangue a partir do 10ºdia.
O aumento do estrogénio, provoca um aumento da produção de FSH e LH pela hipófise, no 13ºdia. Que provoca a ovulação no 14ºdia.
Após a ovulação,ocorre produção do corpo lúteo, cujas células passam a produzir estrogénios, sobretudo progesterona.
O aumento das hormonas, provoca diminuição de produção de GnRH e consequentemente decréscimo de teores de estrogênio e progesterona no sangue.
No ciclo ovárico há 3 fases distintas, nomeias e descreve-as:
Fase folicular- decorre do primeiro dia até ovulação.
Desenvolvimento de vários folículos, dos quais apenas um atinge plea maturação
Fase ovulatória- dura um a três dias e culmina por volta do 14ºdia do ciclo, com a ovulação, momento em que ocorre a rotura do folículo e a libertação do oócito secundário até final do ciclo.
Fase luteínica- decorre desde a ovulação até ao final do ciclo.
Descreve o que é o ciclo uterino:
Durante o ciclo reprodutivo, ou ciclo menstrual, o útero passa também por transformações cíclicas. Este ciclo depende intimamente dos níveis de hormonas ováricas no sangue, caracteriza-se sobretudo pelas mudanças que ocorrem na camada mais interna do útero.
O ciclo uterino possuem várias fases, nomeia-as e descreve-as:
Fase menstrual- diminuição de estrogénios e de progesterona resultante da atrofia do corpo lúteo reduz a estimulação do endométrio provocando a desagregação destes tecidos e capilares sanguíneos. Desta forma ocorre a chamada menstruação.
Fase proliferativa- crescimento rápido camadas células do endométrio e vasos sanguíneos.
Fase secretora- após a ovulação, o corpo lúteo produz o estrogénio e progesterona em grandes quantidades.
Enquanto os estrogénios favorecem o crescimento adicional do endométrio, a progesterona promove o desenvolvimento de glândulas secretoras, transformando o endométrio num órgão secretor capaz de nutrir o embrião, fixá-lo nas etapas iniciais.