Fecundação Flashcards
O que é a fecundação?
Processo no qual ocorre a fusão de um gâmeta masculino (espermatozóide) e de um gâmeta feminino (óvulo).
O que é o muco cervical?
Muco produzido por glândulas presentes no útero, que é mais espesso e serve de barreira para o espermatozóides durante o período infértil, e mais fluido e facilitador da passagem de espermatozóides durante o período fértil.
Resume o processo antes da fecundação.
Os espermatozóides entram na vagina, uma pequena maioria chega ao útero.
Caso tenha ocorrido ovulação, o oocito secundário encontra-se nas trompas de falópio próximo dos ovários, e as poucas células foliculares presentes no oócito secundário libertam químicos que atraem espermatozóides.
Resume o que acontece no processo de fecundação
Para os espermatozóides fecundarem têm de atingir a membrana do oócito secundário e para isso têm de penetrar pela zona pelúcida.
Ao atingir a zona pelúcida, os receptores membranares do espermatozóide ligam-se às proteínas da zona pelúcida desencadeando a “reação acrossómica”, a libertação das enzimas digestivas do acrossoma do espermatozóide.
Ao atingir a membrana, a fusão das membranas celulares do espermatozóide e do oócito permite a fusão dos dois citoplasmas formando uma única célula com dois núcleos.
Durante a fecundação apenas um espermatozóide penetra no oócito, explica porquê:
O contacto entre as membranas dos dois gâmetas provoca, a reação cortical, que consiste na saída de grânulos para a zona pelúcida, que degradam os receptores da zona pelúcida impedindo a passagem de mais espermatozóides.
O que acontece após a fecundação
Após a fecundação, o oocito secundário conclui a segunda divisão, resultando o óvulo e o segundo glóbulo polar.
O núcleo do espermatozóide funde-se com o núcleo do óvulo, e desta fusão surge o “ovo”, que inicia uma série de mitoses, originando um novo organismo ao fim de 40 semanas.