Reformas Protestantes (Século XVI) Flashcards
Identifique os motivos que levaram Martin Lutero a criticar a Igreja católica.
A venda de indulgências, a prática da simonia e o luxo apresentado por membros do clero levaram Lutero a questionar os valores da instituição como um todo e propor (através das 95 teses) uma reforma no modus operandi da igreja.
Explique brevemente o porque de uma parcela de nobres terem protegido Martin Lutero.
Após ser excomungado (e perseguido) pela igreja católica, Lutero foi protegido por um grupo de nobres que visavam as terras pertencentes a igreja e viram nele uma oportunidade de conseguir esses territórios.
Apresente duas novas perspectivas descritas na Doutrina Luterana.
As confissões de Augsburg defendia que a fé era a via para a salvação, ao contrário da igreja católica que acreditava que essa salvação viria das boas obras. Além disso a doutrina apresentava uma proposta de livre exame da bíblia (que foi traduzida para o alemão, que era considerada uma língua vulgar) caracterizando uma perspectiva do individualismo renascentista.
Apresente tres mudanças presentes no Luteranismo na estrutura da igreja católica e seus “rituais”.
A doutrina luterana apresentava como princípios a existência de apenas dois sacramentos (a eucaristia e o batismo), o fim do celibato e da hierarquia clerical, além do fim do culto aos santos e imagens (para dar foco em Deus).
Indique quais foram os atos feitos por Lutero para agradar a nobreza e porque ele fez isso.
Lutero adicionou como uma das doutrinas luteranas a proibição da usura clerical para impedir o fortalecimento da burguesia (que fazia a nobreza se sentir amaçada). Além disso Martin deu total apoio à repressão violenta das revoltas camponesas por parte da nobreza.
Indique o que foi a paz de Augsburg.
A paz de Augsburg ocorreu em 1555 após a guerra entre católicos e protestantes e definia que a religião local era determinado pelo nobre que ali governasse.
Relacione o calvinismo com o luteranismo.
O calvinismo baseou-se nos ideais do luteranismo, mas diferente do último, o calvinismo tornou-se mais popular por apoiar a burguesia (não proibindo a usura por exemplo) que estava insatisfeita com as confissões de Augsburg.
Explique de forma breve o que foi a Teoria da predestinação absoluta.
A teoria citada acima se refere à ideia calvinista de que Deus predestina a salvação e a danação de um indivíduo, e que a prosperidade era um sinal da salvação divina. Além disso a teoria apresentava o trabalho e a poupança como sendo virtudes cristãs.
Cite as 3 principais subdivisões do calvinismo e o local onde eram predominantes.
Puritanos (Inglaterra)
Huguenots (França)
Presbiterianos (Escócia)
Relacione o calvinismo com o sociólogo Max Weber.
Weber em suas teorias apresenta a ideia de que países calvinistas consolidam melhor o capitalismo devido à semelhança entre os ideais capitalistas e a ética calvinista, em que havia uma forte valorização do trabalho, da poupança, do lucro e do capital. O sociólogo se refere a essa relação como “A ética protestante e o espírito capitalista”.
Explique o quais razões levaram Henrique VIII a criar o anglicanismo.
Henrique VIII buscava fortalecer o absolutismo de seu governo, até então fragilizado pelos conflitos da Inglaterra na época, e por isso desejava romper relações com a igreja católica (para evitar interferências em suas decisões políticas e confiscar as terras da igreja) e com a Espanha (maior e mais influente potência europeia da época). Neste contexto, o rei adota a ideia de “criar” uma vertente protestante para que assim consiga ao mesmo tempo romper com o estado papal e a Espanha, além de ter um controle maior sobre sua população através da religião (o que facilita a manipulação de ideais e promove um sentimento de pertencimento para o povo inglês até então pouco unido).
Explique o que foram os atos de supremacia de Henrique VIII
O rei da Inglaterra, após a criação do anglicanismo, determina, através dos atos de supremacia, que o rei seria também o chefe da igreja anglicana e também declara o seu divórcio com Catarina de Aragon (ato altamente condenado pela igreja católica) e consequentemente seu rompimento com a Espanha.
Apresente uma característica do luteranismo, do calvinismo e do catolicismo presente no anglicanismo.
No anglicanismo havia a presença de uma hierarquia clerical semelhante a igreja católica, um culto ao trabalho semelhante ao calvinismo e uma “cultura” de livre exame da bíblia (traduzida para o inglês) semelhante ao luteranismo.
Cite o monarca inglês responsável por consolidar o anglicanismo.
Rainha Elizabeth I, a rainha viragem.
Apresente uma razão para que o anglicanismo tenha sido mais aceito do que o calvinismo nas grandes cidades inglesas.
A rígida moral calvinista proibia veementemente o consumo de álcool, idas ao teatro, festas e apreciação de músicas não religiosas, coisas extremamente comuns nas grandes cidades inglesas. Por isso uma religião menos rígida como o anglicanismo foi mais aceita nessa sociedade.