Grécia Antiga Flashcards
Apresente a situação socioeconômica da Grécia Antiga.
A Helade é na verdade uma região formada por diversas pólis (cidades-estados) cuja cultura era a creto-mecênica (politeísta). Estas pólis tinham o comércio e a guerra como forma de “diplomacia” e tinham como cidadãos os homens nascidos na em cidades fundadas por seus ancestrais e que participavam da guerra e da política.
Explique qual era a importância da religião na Grécia Antiga.
A Grécia Antiga tinha uma religião politeísta, que através dos mitos explicava fenômenos naturais (como os raios) e culturais (como a inferioridade da mulher) e também edificar o ser (ensina-lo/controla-lo)
Explique o que foi a 1° diáspora grega.
Por volta de 1200 a.c. os Dórios utilizaram de seu melhor armamento para atacar as outras pólis da Helade, o que gerou um êxodo urbano dos povos que ali viviam. Isso teve como consequência a formação de novas pólis no período arcaico.
Explique o que foi a 2° diáspora grega.
As civilizações formadas no período arcaico chegaram a seu auge no período clássico, tendo sua população aumentada ao ponto de não ser capaz de supri-la. Para solucionar este problema estas cidades colonizaram a Ásia e a península itálica (Magna Grécia).
Explique porque Esparta não possuía colônias apesar de sua força.
Esparta, por ter sido fundada pelos dórias se localizava na parte mais fértil da Grécia, o Peloponeso, e por isso era capaz de suprir sua população.
Apresente a organização social de Esparta.
Em Esparta, os mais privilegiados eram os espartanos (aristocracia guerreira), após eles eram os perieicos (estrangeiros sem direitos) e por último eram os hilotas (servos do estado que trabalham principalmente na agricultura).
Explique o que foi a kripiteia espartana.
A kripiteia é um ritual realizado por todo espartano que completasse 18 anos, para que se torna-se um soldado, e consistia em matar um hilota. Era muito importante também para o controle populacional de hilotas.
Explique o que foi o agogé espartano.
O agogé consistia no treinamento militar realizado na caserna, dos 7 aos 30 anos, e que era obrigatório a todo homem espartano.
Apresente o que fazia da mulher espartana a mais valorizada no mundo grego.
Os espartanos acreditavam que apenas as mulheres espartanas eram capazes de dar a luz à bons guerreiros. Além disso, devido a baixa presença masculina nos negócios na cidade (por estarem se preparando para a guerra) as espartanas também possuíam uma grande autonomia na cidade.
Explique como se dava a política espartana.
Esparta era governada por dois reis (hereditários) responsáveis por liderar os cultos a Ares (deus da guerra) e as guerras, e também pelo eforato (formado por 5 éforas/anciãos) que representava o poder executivo. Os cidadãos espartanos (homens espartanos com mais de 30 anos) também realizava assembleias opinativas na ápela para escolher os éforas. É uma oligarquia para os éforas/aristocracia guerreira.
Apresente a organização social de Atenas.
Atenas tinha os eupátridas (aristocratas) como os mais privilegiados e os demos (atenienses com poucas terras que não participavam da política, os demiurgos e gargoís) logo atrás deles, seguida vinham os metecos (estrangeiros sem direitos) e por último os escravos.
Apresente os 3 tipos de escravos em Atenas.
Os escravos em Atenas poderiam ser por guerra, por dívida (geralmente, devido a guerra, a parte mais baixa da população iria a guerra e tornava-se incapaz de pagar seus impostos, precisando assim de um eupátrida que os pagasse. Para garantir que esta dívida fosse paga os eupátridas tomavam como garantia os corpos destes homens) e os pedagogos (eram privilegiados devido a valorização do saber e geralmente ensinavam as crianças atenienses).
Explique como se dava a política ateniense.
Apesar de ter sido uma monarquia (governada por eupátridas) após o “movimento de homens do povo” os atenienses conquistaram o código de Dracon (leis escritas que apoiavam a população ateniense juridicamente), o fim da escravidão por dívidas e a clistene/democracia (prevalece a vontade da maioria da população). Esta democracia era direta, ou seja o cidadão (homem com mais de 18/21 anos que independe da renda) participa pessoalmente da eclésia/ágora, e excludente, ou seja, metecos, escravos, mulheres e crianças não tinham qualquer direito político. Além disso o cidadão que participasse da política receberia uma remuneração chamada mistoforia.
Explique o que foi o ostracismo em Atenas.
O ostracismo consiste no exílio de 10 anos para o cidadão que colocasse em risco a democracia.
Explique o que foi as guerras médicas e quais foram os efeitos delas na Grécia Antiga.
As guerras médicas foram diversas batalhas entre gregos e persas (medos) ocorridas entre 499 a.c e 479 a.c. Devido ao numeroso exército persa as pólis gregas eram incapazes de lutar contra eles de forma individual e, por isso, Atenas cria a Liga de Delos (aliança militar liderado por Atenas) que possuía números o bastante para fazer frente ao exército persa e dar aos gregos a vitória. Esparta e seus apoiadores foram os únicos a não participarem da liga.