REFLEXOS E REAÇÕES Flashcards
Reflexo de moro:
Aparece: 1º trimestre de vida, Desaparece: 5º/6º mês de vida
REFLEXO MAGNÉTICO:
Aparece: 1ª semana de vida, Desaparece: 2º mês de vida.
Em posição dorsal, com os quadris e os joelhos fletidos (posição simétrica da cabeça na linha media), os polegares do examinador são compridos sobre a sola do pé e lentamente retirados. O contato entre o dedo e a sola do pé mantém-se. as pernas estendem-se, o pé fica colado no dedo.
REFLEXO PREENSÃO PALMAR:
Aparece: RN, Desaparece: 4º mês de vida
REFLEXO PREENSÃO PLANTAR
Aparece: RN, Desaparece: 8º/9º mês de vida
REFLEXO GALLANT
Aparece: RN, Desaparece: 2º/3º mês de vida. Quando o bebê encontra-se prono deve ser feito um estímulo na lateral das costas. A resposta será a flexão do tronco para o lado estimulado.No primeiro mês esta resposta é fraca.
REAÇÃO LANDAU
Aparece: 4 mês de vida, Desaparece: 12º/14º mês de vida. Quando o examinador flete a cabeça, as pernas se fletem. É umreflexopostural fundamental para sentar e andar.
REFLEXO DA MARCHA AUTOMÁTICA:
Aparece: RN, Desaparece: 2º mês de vida
REFLEXO GLABELAR:
Aparece: RN, Desaparece: 2º mês de vida
REFLEXO SUCÇÃO:
Aparece: RN, Desaparece: 2º mês de vida
FENÔMENO OLHOS DE BONECA:
Aparece: RN, Desaparece: 2º mês de vida
REAÇÃO COLOCAÇÃO PLANTAR:
Aparece: RN, Desaparece: 5º/6º mês de vida
REAÇÃO POSITIVA DE APOIO OU SUPORTE:
Aparece: RN, Desaparece: 2º mês de vida
Ao colocarmos a criança sustentada verticalmente com os pés apoiados sobre uma superfície a resposTa será de contração dos músculos das pernas e extensão do tronco. O lactente fica na posição de pé.
REAÇÃO PROTEÇÃO CABEÇA (FUGA/ASFIXIA):
Aparece: RN, Desaparece: MODIFICA-SE COM A IDADE
REFLEXO CUTÂNEO PLANTAR EXTENSÃO:
Aparece: RN, Desaparece: 12 MESES
BABINSKI
(anormal)
REFLEXO HOFFMAN:
Aparece: RN, Desaparece: 4º MES. Estimulo: pressão da falange distal do dedo médio da mão. Resposta: Flexão. Pinça e relaxa
REFLEXO MÃO-BOCA DE BABKIN:
Aparece: RN, Desaparece: 4º MES. Estimulo: pressão exercida pelo polegar do examinador na palma da mão da criança.Resposta: Rotação da cabeça e abertura da boca e fechamento dos olhos.
REFLEXO 4 PONTOS CARDEAIS:
Aparece: RN, Desaparece: 4º MES. Estimulo: mamadeira, cotonete, dedo mínimo ao redor da boca da criança. Resposta: Direção da cabeça para o lado estimulado.
REFLEXO TONICO CERVICAL ASSIMÉTRICO:
Aparece: RN, Desaparece: 4º MES.
REFLEXO TONICO CERVICAL SIMÉTRICO:
Aparece: 2º MES, Desaparece: 6º MES. Também é uma resposta proprioceptiva dos músculos do pescoço, por um movimento ativo ou passivo. A elevação da cabeça produz um aumento do tônus extensor nos braços e aumento do flexor nas pernas. Abaixando-se a cabeça ocorre a situação inversa. Tem sua fase de origem no segundo mês e integra-se por volta do sexto mês.
Reflexo Tônico Labiríntico (RTL):
É evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com Paralisia Cerebral provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia), na posição supina e um mínimo na posição prona.
REAÇÕES DE RETIFICAÇÃO E REAÇÕES DE EQUILIBRIO:
São reações responsáveis pelo controle postural integradas no mesencéfalo, necessárias às modificações da cabeça no espaço, da cabeça com o corpo e do alinhamento do corpo com os membros.
FUNÇÕES DAS REAÇÕES DE RETIFICAÇÃO:
Controle da cabeça e manutenção da posição normal da cabeça no espaço; 2. Alinhamento normal da cabeça e pescoço com o tronco;3. Alinhamento normal do tronco com os membros.
REAÇÃO CERVICAL DE RETIFICAÇÃO:
Está presente ao nascimento, desaparecendo por volta do segundo mês. É obtida virando-se a cabeça do bebê para um lado, levando a um aumento do tônus do tronco e, o bebê vira para o lado em bloco.
REAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DO PESCOÇO SOBRE O CORPO:
Aparece: 4º MES, Desaparece: Modifica. Girar a cabeça para um lado e a criança responderá girando os ombros e em seguida o quadril (dissociação do cíngulo escapular e pélvico).
Como e quando ocorre a REAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DO CORPO SOBRE O CORPO:
Aparece: 4º MES, Desaparece: Modifica. Girar a criança pelos MMII (joelho) e ela responderá girando o quadril e cintura escapular.
REAÇÃO LABIRINTICA DE RETIFICAÇÃO:
Aparece: 2º MES, Desaparece: Modifica. Criança sentada ou em pé, apoiada pela crista ilíaca. Inclinar a criança para um lado e esta responde fletindo a cabeça para o lado oposto a inclinação, procurando ponto de equilíbrio.
REAÇÃO ÓPTICA DE RETIFICAÇÃO:
Aparece: 2º MES Desaparece: Modifica. Criança sentada ou em pé, apoiada pela crista ilíaca. Inclinar a criança para um lado e esta responde fletindo a cabeça para o lado oposto a inclinação, procurando ponto de equilíbrio OBS: olhos da criança não devem estar vedados.
Reações de Equilíbrio:
São reações de ajustamento postural que servem para manter e recuperar as atitudes posturais e de movimento após deslocamento do corpo do seu centro de gravidade.
FUNÇÕES DAS REAÇÕES DE EQUILÍBRIO:
- Respostas automáticas complexas; 2. Integradas às mudanças de postura e movimento; 3. Restabelecem o equilíbrio alterado.
Reações de equilíbrio (testar com auxilio da prancha de equilíbrio):
Prono A: 6º mês de vida Supino A:8º mês de vida Sentado A: 12º mês de vida Em pé A: 18º mês de vida.
Reação de Extensão Protetora:
Reação de pára-quedas ou de precipitação. Esta reação consiste em duas fases e ajuda a manter o bebê sentado. Na primeira fase ocorre a extensão do braço, punho e dedos, para atingir o solo ou, outro apoio. Na segunda fase a criança coloca o peso sobre o braço e a mão levada para o apoio. Esta reação tem início por volta dos 5 meses. Quando a criança está sentada nota-se sua presença aos seis meses para a frente, aos 8 meses para os lados e aos 10 meses para trás.
Reação de Extensão Protetora lateral, anterior e posterior
Anterior A: 6º mês de vida Lateral A: 8º mês de vida POSTERIOR A: 10º mês de vida.