Espinha bifida Flashcards
Defina espinha bífida:
Espinha bífida é um defeito congênito caracterizado por formação incompleta da medula espinhal e das estruturas que protegem a medula. O defeito ocorre no primeiro mês de gravidez e engloba uma série de malformações. A mais comumente observada é a mielomeningocele, na qual há uma protrusão cística contendo tecido nervoso exposto não coberto por pele O nome espinha bífida relaciona-se ao fechamento inapropriado de ossos da coluna (espinha).
Cite algumas das manifestações clínicas mais frequentes na mielomeningocele:
paralisia de membros inferiores, distúrbios da sensibilidade cutânea, úlceras de pele por pressão, ausência de controle urinário e fecal e deformidades músculo-esqueléticas
Etiologia mielomeningocele:
O defeito ocorre como consequência da associação de fatores genéticos e ambientais sendo que muitas causas têm sido propostas tais como deficiência de folato (forma natural de ácido fólico), diabetes materno, deficiência de zinco e ingestão de álcool durante os primeiros três meses de gravidez.
O que ocorre com a maioria das crianças após o fechamento da mielomeningocele durante as primeiras 24hrs de vida?
Desenvolvem hidrocefalia.
Qual mês da gestação ocorre o defeito na fusão dos arcos vertebrais da coluna (espinha bifida)
1° mês
Defina ectoderma e por quais partes anatômicas ele formará:
Folheto mais externo que dará origem a estruturas que formam o SNC (encefalo, gânglios, medula espinhal e nervos). Na parte dorsal dará origem ao sulco neural e também será responsável pela formação da epiderme e seus anexos (glândulas e pelos) boca, ânus, e cavidades nasais.
Defina endoderma e qual formação anatomica ele dará origem;:
Folheto interno do embrião e dará origem a formação do respiratório, fígado, pâncreas, sistema gastrointestinal e epitélio interno do revestimento da bexiga.
Defina mesoderma e quais formações anatômicas ele dará origem:
Folheto intermediário entre ectoderma e endoderma responsável pela formação da derme, músculos lisos e estriados, esqueléticos, ossos, cartilagens, sistema circulatório, sistema reprodutor e excretor.
Durante todo o período de formação do embrião existe riscos para que ocorram malformações, porém alguns períodos acabam sendo mais suscetíveis a essas alterações. Quais são eles?
Entre a terceira e oitava semana de gestação alterações relacionadas a organogênese podem ocorrer com uma certa frequência.
A espinha bífida, também conhecida como?
mielodisplasia
Como é feito o diagnóstico de espinha bifida?
O diagnóstico é realizado ainda pré natal através do aumento da quantidade dos níveis de alfafetoproteína, tanto no líquido amniótico, quanto no plasma materno. Após a 20º semana de gestação caso haja aumento de acetilcolinesterase, que é uma enzima presente no Sistema Nervoso Central, serve como diagnóstico padrão ouro para o diagnóstico de Espinha Bífida.
Como é realizado o tratamento para hidrocefalia:
para o tratamento da Hidrocefalia, implanta-se cirurgicamente um shunt drenando do ventrículo ao peritônio (ventrículo - peritoneal) com o objetivo de drenar o líquido excedente.
Defina Arnold Chiari:
O conjunto de anomalias que caracterizam a má formação de Arnold Chiari caracterizam-se pelo alongamento e tamanho reduzido do cerebelo e tronco cerebral, assim como o deslocamento caudal da medula, de parte do cerebelo e da ponte, através de uma abertura maior na região occipital. Também teremos as raízes dos nervos cranianos e cervicais aglomerados
Quais as deformidades mais comuns na espinha bifida?
Luxação congênita de quadril; e cifose.
Atuação fisioterapica espinha bifida:
Ganho de força muscular, propriocepção, alongamentos, fortalecimentos globais, mobilizações, integração sensorial, prevenção e socialização desse paciente devem estar sempre em primeiro lugar.Assim como a indicação de órteses deve ser sempre instituídos para auxiliar no trabalho preventivo de deformidades fixas. Prevenção de deformidades e aumento da funcionalidade.