Reese - interseccionalidade e estereotipos Flashcards
O que defende o SCM/Stereotype Content Model?
O modelo defende que o processo de estereotipar membros do exogrupo pode ser compreendido ao comparar diferenças entre a warmth e competência percebidas, sendo que warmth se refere à potencialidade de causar danos ao endogrupo, enquanto que competência seria a capacidade de causar dano ao endogrupo.
Quais as subdimensoes das dimensões principais do SCM?
As subdimensoes são: para warmth, amizade, confiança, simpatia, habilidades para cuidar; e para competencia, inteligência, agência, assertividade, habilidades físicas
Quais as diferenças entre o SCM e o BIAS map?
o BIAS examina os comportamentos e não os estereótipos que podem-se desenvolver nos membros do exogrupo através do nível percebido de warmth e competência, apresenta uma maior fluidez, permite compreender e categorizar a natureza fluida da estereotipização, e os comportamentos subsequentes, os sentimentos e/ou comportamentos previstos podem ser categorizados em grupos principais com vários subgrupos de itens correlacionados com base na atividade ou passividade percebida de cada dimensão.
Quais os comportamentos previstos pelo BIAS map?
Os comportamentos previstos são: muito warmth leva a facilitação ativa, pouco warmth leva a dano ativo, muita competência leva a facilitação passiva, e pouca competência leva a dano passivo.
Quais os sentimentos previstos pelo BIAS map?
muito warmth e pouca competência leva a pity, muito warmth e muita competência leva a admiração, pouco warmth e muita competência leva a envy e pouco warmth e pouca competência leva a contempt
O que demonstrou o estudo de Durante et al., (2010)?
Este estudo demonstrou que membros do endogrupo eram descritos atraves de palavras de admiração, enquanto que membros do exogrupo eram descritos com palavras de desprezo/contempt. Alem disso, ao ser pedido que avaliassem várias categorias sociais sobre a sua percepção de calor e competência, ainda avaliaram as categorias sociais de acordo com o SCM e o Mapa BIAS.
Quais as fraquezas do SCM e do BIAS map?
Ser caloroso é uma medida subjetiva, o SCM não vê a fluidez dos estereotipos (que não sao estáticos nem unidimensionais), e ambos o SCM e o BIAS map não tomam em conta fatores externos/situacionais (que afetam forma como sociedade e individuos julgam membros do exogrupo)
Qual é a definição de interseccionalidade?
Interseccionalidade é o fenômeno em que experiências e estereótipos únicos são atribuídos a indivíduos pertencentes a múltiplas minorias
Na psicologia, refere-se, então, à manifestação de certos processos psicológicos baseados nas múltiplas categorias minoritárias dos indivíduos.
O que descobriu o estudo de Wilson (2012)?
Descobriu que NES influenciava as identidades de mulheres negras e que individuos de classe media adotavam identidades mais “racially-neutral”, sendo mais capazes de excluir outras mulheres negras de estatutos socioeconomicos mais baixos.
O que se verificou no estudo de Sesko & Biernat (2010)?
No estudo 1, os autores descobriram que os participantes brancos eram os piores a distinguir as caras de mulheres negras. Já no estudo 2, verificou-se que os participantes faziam mais erros a tentar lembrar o que uma mulher negra disse, e qual mulher negra disse qual frase
O que se encontrou no estudo de Petsko & Bodenhausen (2019)?
Descobriu-se que a de-racialização ocorria para individuos gays de várias etnias, o que sugere que os participantes não viam membros gays como sendo prototípicos da sua categoria racial, sendo percebidos como mais brancos.
O que sugere o modelo do estudo de Petsko & Bodenhausen (2019)?
O modelo sugere que o SES, feminilidade, masculinidade e positividade, sobretudo os dois primeiros, são mediadores do fenômeno de whitening.
Qual é o problema da interseccionalidade?
A interseccionalidade, normalmente, não leva em conta diferenças no contexto
O que foi encontrado no estudo de Reese et al., (2023)?
Demonstrou-se que apenas os gays imigrantes experienciaram o efeito de de-imigratização; alvos mulheres e homens de nacionalidades com percentagens mais altas de gays/lésbicas na população não são vistos como prototipicamente imigrantes como os individuos com percentagens mais baixas; e que gays e lésbicas de nações com poucos gays também foram de-imigratizados, o que sugere que atributos positivos da orientação sexual podem ter maior peso que os atributos negativos da imigração.
Quais as diferenças entre os modelos de interseccionalidade?
Os modelos de dominancia assumem que certas identidades sociais inevitavelmente são precedentes de outras, o que resulta em que certas formas de preconceito se manifestam mais do que outras, ou que estereótipos interseccionais sejam moldados mais por uma única categoria, os de integração assumem que todas as categorias interseccionais são vistos simultaneamente, isto é, os observadores integram cognitivamente as múltiplas identidades do alvo para os categorizar e dar-lhes sentido, e o das lentes assume que categorias sociais podem ser feitas com maior ou menor saliência dependendo do contexto em que são vistas