Rede de Computadores Flashcards

1
Q

Terminologia de Redes

A

Uma rede de computadores representa um conjunto de computadores interligados para o compartilhamento de serviços, pois sem a necessidade de compartilhamento de conteúdo não existiria a necessidade da conexão entre computadores distintos. A velocidade padrão de uma rede de computadores é medida em BPS (Bytes por segundo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

HOST ou NÓ

A

Todo hardware conectado a uma rede / ponto de conexão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

COMUTAÇÃO

A

Processo de interligar dois ou mais pontos entre si

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

SERVIDOR

A

Principal host da rede, que fornece os serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

CLIENTE

A

Host que recebe os serviços

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

TERMINAL

A

Host disponibilizado aos usuários para acesso aos serviços

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

SEGMENTO DE REDE

A

Porção da rede que se encontra entre dois hosts.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

INTERNET/INTRANET

A

Serviço que mais comumente é compartilhado em uma rede de computadores, tendo um servidor que recebe a conexão do provedor de acesso e disponibiliza para os clientes de sua rede.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

APLICATIVOS

A

É possível que uma rede exista para compartilhar programas aplicativos que ficam hospedados em um servidor e podem ser acessados pelos clientes da rede de forma colaborativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

SEGURANÇA

A

Uma rede de computadores pode ser estabelecida para que exista compartilhamento de recursos de segurança como antimalwares e firewall físicos ou lógicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

DISPOSITIVOS

A

É muito comum que uma rede de computadores compartilhe dispositivos como impressora, scanner ou outros recursos de hardware, que são gerenciados e disponibilizados pelo servidor e que possibilitam que os clientes acessem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

COMUNICAÇÃO

A

Uma rede de computadores apresenta basicamente a possibilidade de comunicação entre clientes, para que possam se comunicar terminal-terminal ou mesmo compartilhar arquivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Cliente-servidor

A

O modelo cliente-servidor (client/server), na computação, representa uma estrutura de aplicação definida como distribuída, pois distribui as tarefas e aplicações entre os provedores de um recurso ou serviço na internet, denominados como fisicamente como servidores, e os requerentes destes serviços denominados como clientes. Os dois elementos, clientes e servidores, se comunicam através de uma rede de computadores sendo computadores distintos ou enlace entre redes, porém um mesmo computador pode operar como cliente e servidor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Características do cliente

A

Pedidos para o servidor são iniciados;
Resposta é aguardada;
Resposta é recebida;
Cliente é conectado aos servidores;
Cria-se uma interface direta entre servidor e cliente;
Recursos de rede são compartilhados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Características do Servidor

A

Aguarda o pedido por parte do cliente;
Atende aos pedidos respondendo aos clientes sobre a solicitação enviada para determinado serviço;
Pode estabelecer comunicação com outros servidores para atender a demanda vinda de determinado cliente;
Fornece os recursos para a rede;
Estrutura todo o sistema de rede.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Ponto-a-ponto (Peer-to-peer – P2P)

A

A arquitetura de redes Peer-to-peer se caracteriza por computadores, e que representam pontos ou nós da rede funcionam tanto como cliente quanto como servidor, permitindo que serviços e arquivos sejam compartilhados e dados sejam trocados sem existir a necessidade de um servidor central para tais procedimentos de comutação. As redes P2P podem ser configuradas para atender demandas de uso residencial, no uso de organizações públicas ou privadas ou mesmo em comunicação e compartilhamento de dados na Internet. Em P2P todos os pontos da rede devem usar recursos de software que são compatíveis para que exista a comunicação com outro computador. Uma rede peer-topeer pode ser utilizada no compartilhamento de arquivos em formato digital.

17
Q

Características de Peer-to-peer.

A

Todos os usuários que estão neste tipo de arquitetura contribuem com recursos para a rede.
Existe a descentralização dos serviços, por não existir um servidor central.
É estabelecida a heterogeneidade na rede, não existindo hierarquia definida entre os computadores que compões esta comunicação.

18
Q

Escopos de redes: PAN

A

PAN (Personal Area Networks) – Espoco que caracteriza a rede de uma área pessoal, vinculada geralmente a uma pessoa física, estas redes utilizam geralmente tecnologia sem fio para a conexão entre computadores e tem uma quantidade variada de dispositivos de conexão, como computadores, tablets, smathphones e smathstvs.

19
Q

Escopos de redes: LAN

A

LAN (Local Area Networks) – O escopo que mais comumente é abordado em concursos, pode também ser definido como redes locais, são o tipo de redes mais comuns em organizações, pois possibilita a conexão entre clientes, servidores e dispositivos compartilhados em uma área restrita, como uma empresa, um pavimento, etc.

Características da LAN

  • Alta velocidade de compartilhamento
  • Baixo custo de instalação
  • Alta estabilidade dos elementos
  • Flexibilidade na forma de instalação
  • Alta acessibilidade aos componentes
20
Q

Escopos de redes: SAN

A

SAN (Storage Area Networks) – Escopo específico para armazenamento, têm como eu objetivo interligar e compartilhar servidores e clientes de armazenamento numa área geográfica limitada.

21
Q

Escopos de redes: MAN

A

MAN (Metropolitan Area Networks) – Escopo que se caracteriza pela conexão entre pontos de uma rede concentradas em uma área metropolitana, como exemplo os computadores que interligam a rede de uma prefeitura e se limita a uma cidade.

22
Q

Escopos de redes: CAN

A

CAN (Campus Area Network) – Escopo que caracteriza a conexão entre componentes de uma mesma rede que se encontram em edificações distintas, porém em uma área geográfica próxima e são pertencentes a mesma organização, como um condomínio, uma empresa com vários prédios próximos, um complexo industrial e de negócios, um campus universitário, etc.

23
Q

Escopos de redes: RAN

A

RAN (Regional Area Network) – Escopo que caracteriza uma rede de uma região geográfica determinada. Esta rede se caracteriza pla alta velocidade de conexão, utilizando recursos como cabeamento de fibra óptica. Redes com escopo definido como RAN são de abrangência maior do que redes PAN, LAN e MAN, porém são menores que as redes de longa distância, definidas como WAN. Uma RAN caracteriza-se por conectar cidades próximas.

24
Q

Escopos de redes: WAN

A

WAN – Escopo caracteriza por longas distâncias, de alcance global. Elas se diferenciam das redes de abrangências menos, como a LAN As WANs em vários aspectos. Enquanto os outros escopos interligam componentes em áreas geograficamente limitadas, como um prédio, condomínio, cidade ou região, na WAN não existe limitação geográfica para o estabelecimento do escopo.

Características da WAN

  • Abrangência de longa distância
  • Utiliza a estrutura de empresas de telefonia
  • É composta de linhas de transmissão e roteadores
  • Apresenta baixa velocidade na comunicação entre os pontos de rede
  • Menor disponibilidade por apresentar possibilidade de erros
25
Escopo Híbrido
Rede de escopo híbrido (LAN-WAN-LAN) – Muito comum na conexão da internet, o escopo hibrido é caracterizado pela conexão entre duas redes locais, como de uma empresa e dos computadores de determinado serviço na internet, como o facebook, através de um escopo de longa distância, se caracterizando como LANWAN-LAN.
26
TOPOLOGIA DE REDES
A topologia de rede se caracteriza por determinar o segmento no qual o ponto de uma rede está conectado aos ouros pontos, sendo estes computadores, servidores ou dispositivos
27
Topologia BARRAMENTO (bus)
1--2--3--4 * Antiga, utilizava cabeamento coaxial. * Cabeamento de caminho único * Um computador transmite os dados por vez. * Cai um segmento, cai a rede A topologia Barramento é utilizada em computadores com uma estrutura de conexão com outros computadores bem mais simplificada, pois a suas características apresentadas acima identificam uma estruturação muito básica de relacionamento entre os computadores. O cabeamento tendo um caminho único, traz características que dificultam a configuração desta rede de forma mais profissional.
28
Topologia ANEL (ring)
Topologia ANEL (ring) S 2 3 4 * Circuito fechado * Cabeamento de caminho único * Um ponto retransmite os dados de forma unilateralmente até atingir seu destino final. A topologia RING possui as mesmas características da topologia Barramento, porém aquilo que é a fragilidade da topologia Barramento na topologia anel se torna característica positiva, pois esta topologia se caracteriza por ser uma topologia que é de sistema fechado, com o servidor tendo controle total sobre o fluxo das informações e essa é a grande vantagem da topologia anel, permitir que o fluxo da informação seja 100 por cento monitorado e controlado por parte do servidor o que em algumas atividades do serviço público, como a segurança pública, é fundamental.
29
Topologia STAR (Estrela)
Topologia STAR (Estrela) S 1 2 3 4 * Mais comum atualmente * Utiliza cabo par-trançado. * Cada cliente tem um segmento exclusivo com o servidor. * Cliente não está conectado diretamente a outro cliente * Cai um segmento, não compromete a rede. A topologia Estrela é a mais utilizada no serviço público, pois permite a configuração independente de cada cliente, pois se cada um tem uma conexão direta e independente com o servidor, é possível que a administração da rede configure independentemente cada cliente do outro, além disso existe uma outra vantagem desta topologia que é o fato de ela permitir que exista um sub servidor , o que é fundamental quando a organização tem vários departamentos distintos e tem a necessidade de cada um tenha os computadores deste departamento configurados de forma independente. Todos os fluxos de informação que passam entre os diferentes clientes da rede que passam necessariamente pelo servidor.
30
Topologia MESH (Malha)
Topologia MESH (Malha) S 1 ---------- I --------3 2 * Utiliza cabo par-trançado. * Cada cliente tem um segmento exclusivo com o servidor. * Cada cliente tem um segmento exclusivo com o servidor e a outro cliente. * Cai um segmento, não compromete a rede e nem o cliente. A topologia malha tem uma estruturação muito parecida com a topologia Estrela, com a diferença de que na topologia malha além de cada cliente ter uma conexão independente e direta com um servidor, também caracterizamos que cada cliente tem uma conexão direta com todos os outros clientes, e isto muda todas as configurações de rede estruturais. Quando existe a necessidade na rede de um computador o tempo todo trocar conteúdo com outro computador, é mais simples existir uma conexão direta, pois neste caso a comutação entre 2 computadores da mesma rede compromete apenas um segmento de rede.
31
Topologia Híbrida
Representa a junção de duas ou mais topologias originais, que combinadas permitem a comunicação entre os elementos da rede. MEBA - Malha, Estrela, Barramento e Anel
32
REDES AD-HOC
Enquanto em redes convencionais é necessário que haja um ponto de acesso pelo qual todas as informações da rede irão passar, nas redes ad-hoc os dispositivos podem se comunicar diretamente entre si, o que pode permitir que haja maior flexibilidade na rede.
33
Hardwares de redes
Em redes de computadores a arquitetura de redes, o escopo e a topologia são definidos por hardwares específicos de redes de computadores, estes hardwares são componentes periféricos que cumprem função input e output.
34
HUB (concentrador)
Um Hub é um hardware permite a transmição ou difusão de determinado serviço ou informação, e como como característica principal enviar a informação para vários clientes de forma simultânea, atuando em broadcast. Importante característica do HUB é que ele lê o IP de origem, mas não lê o IP de destino da informação, o que possibilita que identifique a origem da informação, porém, ao não identificar o destino de tal informação, distribui para todos os clientes da rede.
35
SWITCH
Este hardware se caracteriza por ser multiportas, é um componente de hardware que interliga os computadores em uma rede, e tem como característica enviar a informação ou serviço apenas para quem solicitou, atuando em multicast. Uma importante diferença do Switch para o Hub, é que o Switch consegue ler tanto o IP de origem quanto o IP de destino da informação, possibilitando que saiba tanto a origem quanto ao ponto que deve entregar a informação.
36
ROTEADOR
O hardware caracterizado como Roteador é um dispositivo que permite encaminhar dados entre redes de computadores distintas e independente, estabelecendo para isso um conjunto de redes em sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais redes diferentes. Como característica importante, além de permitir a conexão entre redes independentes ele também impõe políticas de segurança na rede.
37
PONTE
O hardware definido como ponte ou 'Bridge' é caracterizado como o dispositivo que interliga duas ou mais redes que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o utilizam protocolo e tecnologias distintas. Também é possível que uma ponte estabeleça procedimentos exclusivos em um segmento de rede.
38
Cabos de redes
COAXIAL - O cabo coaxial foi o primeiro cabo disponibilizado no mercado para redes e computadores, durante muito tempo foi o cabeamento padrão de redes, e mesmo que ainda hoje seja utilizado para transporte de dados, não é mais majoritário por ter como característica perder a força do sinal em longas distância entre os pontos de uma mesma rede. PAR-TRANÇADO – Nos últimos anos os cabos partrançado substituíram os cabos coaxiais, sendo hoje considerado o cabeamento padrão de redes de computadores. Ele utiliza o conector RJ-45, por padrão. Categoria 1 : sistema de telefonia; Categoria 2 : UTP tipo 3 definido pela IBM. Baixa transmissão. Categoria 3 : transmissão de até 16 Mhz. Utilização típica em até 10 Mbps. Categoria 4 : transmissão de até 20 Mhz . Utilização típica em até 16Mbps. Categoria 5 : transmissão de até 100 Mhz. Utilização típica em até 100Mbps.