Cloud Computing (Computação em Nuvem) Flashcards
O que é Cloud Computing?
É a disponibilidade sob demanda de recursos computacionais (como armazenamento e infraestrutura), como serviços pela Internet.
é a disponibilização de recursos computacionais pela internet. Isso permite que empresas e indivíduos acessem serviços como armazenamento, servidores, software e bancos de dados.
O que é Cloud Storage?
Uma sub-categoria do serviço cloud que se caracteriza exclusivamente pelo armazenamento de dados. É o armazenamento em nuvens, onde o usuário não tem a característica de edição, mas sim de guarda de dados.
O que é IaaS?
IaaS - Infraestrutura com Serviços: As partes de um servidor são alugadas sob demanda. É a terceirização (Aluguel) de partes de uma infraestrutura, ou seja, o provedor fornece processamento, memória, armazenamento e outros recursos computacionais para o consumidor. Também pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS). O Consumidor não controla a parte física da infraestrutura, o controle se dar por meio de virtualização de máquinas.
IaaS (Infrastructure as a Service) é TODA PARTE FÍSICA, como servidores, Data Centers, hardwares e equipamentos de energia e refrigeração.
Utilizada por ENGENHEIROS DE REDE
IaaS = Infraestrutura (Hardware)
O que é PaaS?
PaaS - Plataforma com Serviço: Plataformas de desenvolvimento são alugadas (banco de dados, linguagens de programação, servidores virtuais) sem necessidade de aquisição física de máquinas ou licenciamento de programas. É um ambiente que fornece uma integração entre serviços para testar, e implementar aplicações. A PaaS permite que os Consumidores criem seus próprios aplicativos na nuvem.
PaaS (Platform as a Service) é mais utilizada pelos DESENVOLVEDORES DE APLICAÇÕES, pois com base no IaaS eles criam soluções e recursos necessários para armazenamento, organização de banco de dados, escalabilidade, suporte de segurança, sistemas operacionais ou novas linguagens de programação.
Exemplos: Heroku, Windows Azure Cloud, Google AppEngine, RedHat OpenShift, Amazon Web Services (AWS), IBM Bluemix, Tsuru.s.
PaaS = Programador (Engenheiro de software)
O que é SaaS
SaaS - Software como Serviços: Aplicativos são alugados sob demanda, muitas vezes rodam no próprio servidor, sem precisar instalar no computador do usuário. O SaaS permite que os consumidores em nuvem executem aplicativos on-line. É um novo formato de distribuição de softwares para computadores. Nesse modelo a licença do software está vinculada ao usuário e não a máquina, desta forma o usuário poderá acessar de qualquer lugar.
SaaS (Software as a Service) é a ÚLTIMA CAMADA DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM, e a mais conhecida. Isso se deve ao fato de que aplicações populares como Gmail, Google Drive, Google docs, Facebook, Internet Banking, Netflix, office 365 e tantas outras estão alocadas nessa camada.
SaaS = Sou eu (usuário dos programas)
Principais características da Computação em Nuvem: SEAPA
Serviços mensuráveis
Elasticidade rápida
Amplo acesso à rede
Pool de recursos (periféricos operando online)
Auto serviço sob demanda
Quais os pontos positivos da Cloud?
-Disponibilidade
-Serviços sobre demanda
-Escalabilidade
-Segurança
Pontos positivos da Cloud: Disponibilidade
Como os dados ficam gravados nos servidores da Internet ou da Intranet, o acesso pode ser feito de múltiplos pontos, sendo necessário apenas o acesso à internet. Esta facilidade fez com que o serviço Cloud tenha ganho grande conotação nos últimos anos, ainda mais por conta da pandemia, facilitando o home office.
Pontos positivos da Cloud: Serviços sobre demanda
O uso e contratação do serviço, ou mesmo a utilização de algum aplicativo on-line, só é feita quando existe real demanda de trabalho por parte do usuário de tal serviço. Esta característica faz com que não exista obrigatoriedade na contratação de serviços cloud, sendo comum um usuário, por exemplo, utilizar recursos da internet sem contratar recursos cloud.
Pontos positivos da Cloud: Escalabilidade
É possível, de acordo com a necessidade de uso, aumentar o espaço para armazenamento de dados ou mesmo contratar múltiplos serviços Cloud. Este recurso pode ser chamado de escalabilidade ou elasticidade ou expansividade, e não existe a necessidade de realizar um novo contrato entre o usuário e o provedor do serviço cloud.
Pontos positivos da Cloud: Segurança
De forma genérica, a partir do momento em que o arquivo não está mais depositado no computador da vítima e sim no servidor cloud, existe a possibilidade de obter maiores níveis de segurança, afinal de forma ampla, a segurança corporativa é maior do que a segurança da pessoa física.
Quais os pontos negativos da Cloud?
-Comprometimento de dados
-Velocidade de acesso/Dependência da Internet
-Custo
-Disponibilidade
Pontos Negativos de Cloud: Comprometimento de dados
Com a disponibilidade dos dados em locais que não são os computadores de uso pessoal, uma invasão ao servidor pode comprometer a confidencialidade dos dados.
Pontos Negativos de Cloud: Velocidade de acesso/Dependência da Internet
Como existe a dependência da internet para acessar os serviços Cloud, dependendo da banda contratada, a velocidade de acesso a estes serviços pode ser extremamente lenta. Muitas vezes a contratação de um serviço de internet com uma velocidade maior não garante por si só que você tenha uma conexão estável.
Pontos Negativos de Cloud: Custo
Os serviços Cloud são oferecidos por empresas privadas, que geralmente oferecem um espaço inicial para armazenamento de dados, e cobram por espaços adicionais. Um exemplo desta questão vinculada a contratação de serviços adicionais é o Google Drive, pois é oferecido um pacote de espaço para armazenamento, que para o usuário residencial cumpre de forma geral as suas necessidades, porém quando se pensa no uso corporativo existe a necessidade de uma contratação de espaço adicional e este espaço adicional geralmente tem um custo vinculado.
Pontos Negativos de Cloud: Disponibilidade
No serviço de Cloud Computing o usuário é completamente dependente dos servidores, e se estes não estiverem disponíveis para uso, por qualquer razão, o usuário não terá acesso aos dados.
Tipos de Cloud:
Cloud Privado – O serviço privado classificado como privado ou restrito caracteriza aquele que é disponível exclusivamente para único usuário (uma organização pública, por exemplo).
Cloud Público – O serviço Cloud caracterizado como público é aquele em que uma organização oferece os serviços para terceiros, mediante um contrato de uso. Múltiplos usuários utilizam os mesmos servidores para armazenamento de dados, aplicação, edição, etc.
Cloud em Comunidade – O serviço Cloud em comunidade se caracteriza quando os mesmos servidores são utilizados por diversas organizações, que compartilham das mesmas demandas e necessidades.
Cloud Híbrido – O serviço Cloud considerado como híbrido apresenta servidores que comportam operações tanto públicas quanto privadas.