REDAÇÃO OFICIAL Flashcards
Nas comunicações oficiais, obedecendo ao padrão-ofício, no cabeçalho, deve-se utilizar o selo nacional da república, seguido do nome do órgão principal e dos nomes dos órgãos secundários, da maior para a menor hierarquia.
Errado.
Selo Nacional da República não, Brasão de Armas da República.
Nas comunicações oficiais, no endereçamento, quando são dirigidas às autoridades tratadas por “Vossa Excelência”, o pronome de tratamento a ser empregado é “A Sua Excelência o Senhor”, podendo flexionar em gênero a depender do destinatário.
Certo
A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para, entre diversas finalidades, informar sobre fato da administração pública, expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa e submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas.
Certo.
Nas comunicações oficiais, a numeração das páginas inicia a partir da primeira página, de forma que deve ser centralizada, posicionada obrigatoriamente no rodapé do documento e com fonte Calibri.
Errado.
A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação. Ela deve ser centralizada na página e obedecer à seguinte formatação:
a) posição: no rodapé do documento, ou acima da área de 2 cm da margem inferior; e
b) fonte: Calibri ou Carlito.
O uso de siglas em documentos oficiais é permitido, desde que sejam precedidas de sua forma completa na primeira menção.
Certo.
Em comunicações oficiais, o fecho pode ser abreviado. Dessa forma, ao encerrar um expediente, pode-se optar pela forma “Att.” em vez de “Atenciosamente”.
Errado.
a abreviação de “atenciosamente” é “At.te”.
Ademais, não é de bom tom em comunicações oficiais realizar abreviações tanto no vocativo quanto no fecho das comunicações, por isso não é aconselhável realizar abreviações nesses campos do expediente.
O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta. Nesse sentido, a frase que descreve o conteúdo do documento deve ser escrita com inicial maiúscula, podendo utilizar verbos, e sugere-se utilizar de quatro a cinco palavras.
Errado.
Não deve conter verbos
Quais os fechos usados e quando usá-los?
Atenciosamente, quando destinatário for autoridade de hierarquia inferior ou igual ao emissor
Respeitosamente, quando a autoridade destinatária for de hierarquia superior.
O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Nele deverão constar os seguintes elementos: vocativo, nome, cargo, endereço.
Certo
Em uma comunicação dirigida ao Presidente da República, a forma de vocativo correta é:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
Diferença entre interino e substituto
A) interino é aquele nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância;
B) substituto é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.
As siglas devem ser explicadas na primeira vez que aparecem no texto, com seu nome completo seguido da sigla entre parênteses, e, após isso, podem ser usadas apenas a sigla.
OU
A sigla deve sempre ser precedida de seu nome completo, e nunca ser usada de forma isolada.
As siglas devem ser explicadas na primeira vez que aparecem no texto, com seu nome completo seguido da sigla entre parênteses, e, após isso, podem ser usadas apenas a sigla.
Em comunicações oficiais, em cargos ou títulos compostos ligados por hífen, após se optar pelo uso da maiúscula ou da minúscula, deve-se manter a escolha para a grafia de todos os elementos hifenizados, como: “vice-presidente” ou “Vice-Presidente”, mas jamais “Vice-presidente” ou “vice-Presidente”.
Certo.
Nos documentos oficiais, os pronomes de tratamento devem ser empregados na primeira pessoa do plural, para referenciar, de maneira indireta, atributos da pessoa à qual se dirige a comunicação.
Errado.
Nas comunicações oficiais, usamos a terceira pessoa “Vossa Excelência” ou “Vossa Senhoria” para nos comunicar diretamente com o receptor.
Vocativo a ser empregado para o Vice-Presidente da República
Senhor Vice-Presidente da República