RACIOCÍNIO CLÍNICO E OS VIESES E COMO EVITÁ-LOS Flashcards
Cite um viés cognitivo em medicina e como evitá-lo
Fechamento prematuro. Heurísticas como: “edema de face sugere edema renal” induzem ao erro por chegar a uma conclusão diagnóstica sem considerar todos os dados que seriam relevantes. Assim, tem-se o fechamento prematuro. Para evitá-lo é importante fazer uma anamnese e exame físico detalhados e direcionados, sempre raciocinando de maneira sindrômica e tomando bastante cuidado com as heurísticas.
Caracterize o viés de disponibilidade
O viés de disponibilidade ocorre quando as “decisões são tomadas com base na facilidade com que casos ou resultados semelhantes são lembrados” . Exemplo: E a dor lombar que era uma dissecção de aorta? E o micronódulo de tireoide que se revelou carcinoma e foi a própria paciente que pegou o pedido da punção com um vizinho médico contra sua orientação? Será que vivências como estas terão o poder de nos fazer lembrar e pedir tomografia em todos os pacientes com dor lombar aguda? E punção em todos os milhões de micronódulos do Brasil?
Não, calma! Esse caso não tem nada a ver com este outro paciente que você viu na outra enfermaria ou no outro estágio! Sua mente é que está “enviesada”!
O que é o raciocínio hipotético-dedutivo?
O raciocínio hipotético-dedutivo age na elaboração de outras hipóteses diagnósticas para além daquelas que os padrões sugerem, assim como é quem age no processo de fortalecimento ou descarte dessas hipóteses. Fazer isto é trabalhoso e árduo, como parar para separar coiotes de cães, mabecos e lobos. E a mente pode sentir uma grande preguiça de fazer estas comparações ou testar as hipóteses.
Caracterize o viés de ancoragem
Ele surge quando só queremos ver as possibilidades diagnósticas para o paciente de um único ponto de vista. Mesmo com dados novos divergentes, o viés de ancoragem recusa-se a mudar a preferência pelas suspeitas.
Como iniciar o raciocínio clínico?
Estimando a probabilidade pré-teste (PPT), que é a probabilidade do paciente ter a doença que você hipotetizou antes de ser submetido a testes diagnósticos. Testes diagnósticos podem ser perguntas, achados do exame físico e exames complementares.
Como estimar a probabilidade pré-teste?
- Impressão clínica subjetiva;
- Prevalência da doença na população geral;
- Prevalência/Incidência da doença em pacientes com características similares ao seu, no cenário onde você se encontra;
- Modelos preditores.