quiz lecture 7 Flashcards
De acordo com o modelo de escolha intertemporal de consumo em dois períodos, se o consumidor é poupador, então um aumento da taxa de juros necessariamente leva ao aumento da poupança.
F
De acordo com a hipótese da renda permanente, um indivíduo não deveria modificar seu nível corrente de consumo diante de um aumento da renda esperado para o período seguinte.
F
Quanto maiores os custos de ajuste do capital, menor é a sensibilidade do investimento ao valor do “q” de Tobin no curto prazo.
V
A hipótese do ciclo de vida enfatiza que a renda varia de maneira um tanto previsível ao longo da vida de uma pessoa, e que os consumidores uma a poupança e o empréstimo para manter o consumo estável ao longo da vida.
V
A conclusão básica da teoria “q” de Tobin é que as empresas, em sias decisões de investimento, levam em conta a relação entre o valor de mercado do capital instalado (dado pelo mercado de ações) e o custo de reposição do capital.
V
Segundo Keynes, embora o investimento dependa tanto da taxa de juros quanto das expectativas dos agentes econômicos, a volatilidade destas é a principal razão para a instabilidade dos investimentos.
V
De acordo com a Teoria do Ciclo de Vida, é correto afirmar que um aumento da expectativa de vida levará a uma elevação da propensão a poupar.
V
De acordo com a hipótese da renda permanente, a propensão marginal a consumir a partir da renda transitória é maior que a propensão marginal a consumir a partir da renda permanente.
F
De acordo com a teoria da renda permanente, o consumo corrente é uma fração constante da renda corrente.
F
Segundo a teoria keynesiana, o consumo é uma função da renda corrente e a propensão marginal a consumir é menor que a unidade.
V