lista 10 Flashcards
Classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com as premissas do modelo IS-LM-BP:
I. No plano Y-r, a curva BP representa todos os pontos de produto e taxa de juros em que há equilíbrio no balanço de pagamentos, ou seja, em que não há excesso de entrada e nem de saída de capitais do país.
II. A curva LM sempre será mais inclinada em uma economia aberta do que em uma economia fechada, por conta da maior disponibilidade de moeda na economia.
III. Em uma economia com mobilidade imperfeita de capitais, a curva BP será positivamente inclinada.
IV. Em uma economia com câmbio fixo, a curva BP será horizontal.
V. Um aumento exógeno da taxa de câmbio provocará um deslocamento ao longo da curva BP, pois será necessária uma maior taxa de juros e um maior nível de produto para manter o equilíbrio do balanço de pagamentos.
VI. O saldo comercial é uma variável negativamente relacionada com a taxa de câmbio e positivamente relacionada com a taxa de juros.
A sequência correta de afirmações Verdadeiras (V) ou Falsas (F) é:
F, F, F, V, F, V.
F, F, V, F, F, F.
V, F, F, V, F, F.
V, V, V, F, F, F.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
B
Classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com o modelo IS-LM-BP:
I. Em uma economia com perfeita mobilidade de capitais e câmbio flutuante, a política fiscal terá eficiência máxima em aumentar o produto e o emprego.
II. Em uma economia com mobilidade de capitais imperfeita e taxa de câmbio fixo, uma política monetária expansionista provocará saída de capitais, criando pressão para que a taxa de câmbio aumente.
III. Em uma economia com mobilidade de capitais imperfeita e taxa de câmbio flutuante, uma política monetária expansionista provocará um aumento do produto e um aumento na taxa de câmbio.
IV. Em uma economia com câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, um aumento no estoque de moeda será uma política completamente ineficiente.
V. Em uma economia com mobilidade de capitais imperfeita e taxa de câmbio flutuante, um programa de austeridade fiscal provocará uma recessão menor em uma economia aberta do que em uma economia fechada.
VI. Em uma economia com mobilidade de capitais imperfeita e câmbio fixo, uma política fiscal expansionista poderá provocar tanto uma pressão de aumento quanto uma pressão de queda na taxa de câmbio.
A sequência correta de afirmações Verdadeiras (V) ou Falsas (F) é:
V, V, V, F, V, F.
V, F, F, F, F, V.
F, V, F, V, F, V.
V, F, F, F, F, F.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
D
A respeito do Modelo Mundell-Fleming:
I) A inclinação da curva BP em relação à inclinação da curva LM determina se uma ação de política fiscal expansionista resultará em superavit ou déficit no balanço de pagamentos.
II) A curva BP será́ mais inclinada quanto menos os fluxos de capitais forem sensíveis à taxa de juros.
III) A curva BP também será́ mais inclinada quanto maior for a propensão marginal a importar. Com uma propensão marginal a importar mais alta, um dado aumento na renda produzirá um aumento maior nas importações.
IV) Considerando o modelo com mobilidade imperfeita de capital, partindo de um ponto de equilíbrio, uma política monetária contracionista leva a um déficit no balanço de pagamentos cria conflitos potenciais entre metas internas e equilíbrio externo.
A sequência correta de afirmações Verdadeiras (V) ou Falsas (F) é:
V, F, V, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
E
A respeito do Modelo Mundell-Fleming:
I) O efeito do aumento da oferta de moeda – com mobilidade imperfeita de capital e câmbio flexível – causa um aumento na renda maior do que no caso em que a taxa de câmbio fosse fixa.
II) O efeito de uma queda nos gastos do governo – com mobilidade imperfeita de capital, câmbio flexível e LM mais inclinada do que BP – causa inicialmente uma desvalorização da moeda em questão, deslocando, em um segundo momento, a BP e a IS para direita.
III) O efeito de uma queda nos gastos do governo – com mobilidade imperfeita de capital, câmbio flexível e LM menos inclinada do que BP – causa inicialmente uma valorização da moeda em questão, deslocando, em um segundo momento, a BP e a IS para esquerda, acarretando uma queda ainda maior no produto.
IV) Política monetária se torna inócua no caso em que há mobilidade perfeita de capitais, tanto no caso do câmbio fixo quanto do câmbio flexível.
A sequência correta de afirmações Verdadeiras (V) ou Falsas (F) é:
V, F, V, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
E
Suponha que a condição de paridade descoberta da taxa de juros seja válida. No país A, cuja moeda é o “peso”, um título é vendido no período t por 500 pesos e promete pagar 530 pesos em t+1. No país B, cuja moeda é a “pataca”, um título de risco equivalente é vendido no período t por 50 patacas. A taxa de câmbio entre as duas moedas é de 2,50 pesos por pataca, no período t; para o período t+1, espera-se que a taxa de câmbio passe para 2,55 pesos por pataca. Calcule o valor de resgate do título do país B no período t+1, em patacas. (importante: insira apenas o valor).
52