Quinhentismo brasileiro Flashcards

1
Q

Qual o seu contexto literário?

A

Em 1525, em Portugal: classicismo/quinhentismo
1500: quinhentismo brasileiro -> sem ideias clássicos (greco-romanos) -> origem da literatura (colonial) brasileira

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual o seu marco introdutório?

A

Após o “descobrimento” do “Novo Mundo”, os brasileiros vão tentar uma reparação histórica/revisionismo da colonização. Aqui, antiga Pindorama, já era habitada e de posse dos nativos americanos indígenas, e, aos portugueses “descobrirem” e acharem que esse espaço é de sua pose e autorizar-se a explorar e dominar é errado. Além disso, ao chamar de “Novo mundo” impõe a ideia de que era novo, uma novidade e necessidade de mostrar ao mundo. E é nesse momento que a literatura quinhentista brasileira vai questionar e refletir sobre a história da colinização.
Termos apropriados: achamento e invasão, além de mundo ancestral (o mundo já existia muito antes de nós, a gente que veio depois, era tudo um só, não tem nada de novo)
Vai até 1601 (início do Barroco)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são as suas características literárias?

A
  1. não é uma escola literária: é um período, sem padrões/uniformidade e sem preocupação estética
  2. trata-se de um período: marcado pelo sincretismo, fusão de crenças, coexistência de diferentes estilos (diário, teatro, dicio., crônica)
    3- é separado em literatura informativa e formativa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é literatura informativa?

A

Uma literatura com o cunho de informar o Rei de Portugal, acerca de sua colônia e os nativos, bem como seus costumes, ou seja: da terra brasileira. Um exemplo é a carta de achamento do Brasil de Pero Vaz de Caminha. Ela é permeada por cinco tópicos:

  1. “realismo ingênuo” -> ótica portuguesa -> Caminha deixa passar diversos preconceitos, já que era apenas para o Rei ler, como único leitor, escrevia frases absurdas, porque não via problema em falar desse modo, já que era para descrever. Além de interpretar como queria que fosse a realidade, como uma convicção e ignorância.
  2. urgência de catolicismo - o foco de sua carta não é falar como essa catequese precisaria ser feita, apenas enfatizava a sua necessidade o quanto antes aos clérigos.
  3. interesses/ideologia mercantilista-> ouro/prata e 3 A’s (Ar, água e árvores)- terra perfeita e fértil, apesar de não encontrarem metais preciosos de primeira instância.
  4. hibridismo de gênero (carta+diário)
  5. revisionismo histórico -> questionar os preconceitos e absurdos ditos ao Rei por Caminha e a sua visão acera dos nativos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é a literatura formativa?

A

Destaque: Padre José de Anchieta
Definição: literatura com intenção catequética sob os índios, escrita por jesuítas.
-> sermões/teatro -> FORMATIVO-> inspira-se no Gil Vicente (versos - poema) no teatro medieval para a cconstrução de seu teatro para ensinar os dogmas cristãos aos nativos sem a língua nativa -> usa as alegorias (Gil) para uma ruptura interna: Diabo ao lado de caciques e pajés e Anjo com os portugueses - motivavam guerras internas e mortes de indígenas - maniqueísmo
-> ele também escreve cartas e dicionários, sendo apenas INFORMATIVO -> não dissecam sobre a catequização e a sua necessidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é a obra “A história da província de Sta Cruz de Pero Magalhães Gôndavo?

A

É um homem, não gramático ou formado, abordando sobre a língua tupi e a sua distinção entre fêmea e macho (essa classificação demonstra que o escritor acreditava ser superior e coloca os demais em condições de bichos). Nesse viés, diz que essas línguas careciam das letras F R L (nesse caso, era impossível essas tribos possuírem letras, uma vez que eram ágrafos com tradição oral, e alfabeto e letra era algo europeu). F= fé; r=rei e L=lei, logo, se não tinham nada disso, em sua visão, era necessário dominar esse povo para “ajudá-los” -> migué para colonizar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly