Classicismo Flashcards
Qual o contexto histórico?
Entre a Idade Moderna e o Renascimento (REtomada dos valores greco-romanos).
Qual o outro nome dessa escola?
Quinhentismo.
Quais as características dessa escola?
A. perfeição = ideal, o belo -> o real (o que se assemelha com a realidade) -> arte acadêmica -> necessidade para registro de representar, mas em 1900, com a popularização da fotografia, entrou em declínio, não tinha mais porquê representar dessa forma.
a1- mímese: cópia - transposição da realidade
a2 - emulação: cópia - imitar um modelo para superá-lo - aperfeiçoar
B. Razão: lógica/convencimento
b1: fusionismo: equivalência de referências
b2: universalização - conceituar verdades universais/atemporais.
Quais são os principais autores e obras (sem Lusíadas)?
1- Luís Vaz de Camões
a. poesias líricas:
- 3 temáticas: amor (sua compreensão racional, neoplatônico); o desconcerto do mundo (o mundo está funcionando, mas de modo injusto, referência a musicalidade, cada um toca de um jeito, desarmonia) e mutabilidade: tudo muda
- 2 obras: rimas (medida velha, herança medieval, “os bons vi sempre passar” o bom passa por tormenta e é banalizado, mas quando o cara ruim ta com contentamento, se espanta, é egoista) e sonetos (medida nova, lirismo renascentista, expressar sentimento: “amor é fogo que arde sem se ver”; “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”tudo muda, quer queira, quer não, até mesmo os tempos felizes e tristes” e “transforma-se o amador na coisa amada” a pessoa imagina tanto o desejo de uma pessoa que se transforma nela, tendo a parte desejada.
E os Lusíadas de Camões, caracterize.
-Poesia épica
-Tempo passado (passado de navegação positivo e glorioso, presente ruim, precisa retornar as glórias do passado para a atualidade, pois estão encalhados)
-Narrativa In Media(s) Res - comeá a história no meio da viagem e conta seu início por meio de lembranças
-Herói coletivo (povo português)
-10 contos, 1102 estrofes, 8 versos cada um, 8816 versos decassílabos e oitava rima,
-Divisão por tema: proposição (introduz os 3 assuntos: a navegação, memórias e macetar PT); invocação (intervenção divina das tágides); dedicatória (D. sebastião) (esses três no canto 1); narração (história + feitos portugueses, canto 1 ao 10) ) e epílogo (passado glorioso x presente PT em ruínas, canto 10)