questoes_gabaritos_corrigido_v3 Flashcards
Questão 1: A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada de um vetor. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica.
De acordo com a transmissão da malária, assinale a alternativa correspondente ao vetor responsável pela disseminação da doença.
Alternativas:
A) Clogmia sp.
B) Culicidae sp.
C) Anopheles sp.
D) Aedes sp.
E) Triatoma sp.
C
Questão 2: O reino Protista é constituído por aproximadamente 60.000 espécies conhecidas, das quais 10.000 são parasitas de diferentes animais, sendo apenas umas dezenas de espécies que infectam o homem. No reino Protista, encontram-se os protozoários, que são seres eucariontes e, na sua maioria, heterótrofos. Alguns protozoários parasitas podem causar diversas doenças que afetam a saúde da população.
Com relação a esses seres, assinale a alternativa que correlaciona corretamente a doença, o protozoário, a forma de transmissão e a manifestação clínica.
Alternativas:
A) Giardíase, Entamoeba histolytica, água contaminada, diarreia.
B) Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, picada do barbeiro, febre intensa.
C) Doença de Chagas, Trypanosoma cruzi, fezes de triatomídeo, cardiomegalia.
D) Calazar, Leishmania chagasi, mordida de cão, hepatoesplenomegalia.
E) Amarelão, Plasmodium falciparum, picada do mosquito do gênero Anopheles, anemia.
C
Questão 3: Em estudo realizado com uma população que vive em área rural, com o objetivo de avaliar a prevalência de helmintos e protozoários em amostras de fezes, foram observados os seguintes resultados: 40% de prevalência de cistos de Entamoeba; 10% de cistos de Endolimax; 20% de ovos de Enterobius vermicularis; 10% de ovos de Ascaris lumbricoides; e 20% dos indivíduos não apresentavam ovos ou cistos nas fezes. Sabe-se que os moradores da região utilizam água de poço artesiano comunitário para consumo, sem tratamento.
Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações a seguir:
I. A ausência de infraestrutura adequada justifica a prevalência de geohelmintos na população observada.
II. A análise do solo é o protocolo padrão para a identificação de ovos de geohelmintos e de cistos de protozoários.
III. Os indivíduos assintomáticos não atuam como disseminadores de ovos e cistos e são, portanto, irrelevantes do ponto de vista epidemiológico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
A) I e II, apenas.
B) I, II e III.
C) II e III, apenas.
D) I, apenas.
D
Questão 4: No que concerne à microbiota intestinal, julgue as afirmações a seguir:
I. Escherichia coli é uma bactéria comum da microbiota intestinal e é responsável por sintetizar vitaminas K e B, que são absorvidas pelo corpo, e como retorno, o intestino fornece nutrientes para a sobrevivência da espécie. II. Nos casos em que há uso prolongado no tratamento com antibióticos, os microrganismos intestinais normais são afetados, e muitos são até destruídos, fazendo com que haja o desenvolvimento de outros com característica de resistência. III. Os probióticos atuam na microbiota intestinal impedindo a colonização da mucosa por microrganismos patogênicos, sendo que atuam na competição pelo sítio de ligação e por nutrientes, além da produção de substâncias antimicrobianas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
A) I e II, apenas.
B) III, apenas.
C) I, II e III.
C
Questão 5: Sobre as fases do sistema fechado, avalie as afirmações a seguir.
I. As células todas, na fase exponencial, extremamente ativas, entram em reprodução celular, sendo o período de maior atividade metabólica da célula. II. A falta de um dos nutrientes essenciais ao crescimento celular ou a acumulação de um produto de metabolismo que impeça o crescimento pode ocorrer na fase estacionária. III. As condições impróprias para o crescimento são observadas, na fase de declínio ou de morte celular, e as células sofrem lise celular. IV. Os microrganismos estão se adaptando ao meio e aumentam de tamanho, mas não em número, na fase de latência, em que é observada pouca divisão celular. V. A fase estacionária é caracterizada pelo crescimento espontâneo celular, a bactéria está no seu ápice de crescimento.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas:
A) I, II, III e IV, apenas.
B) I, II e V, apenas.
A
Questão 6: As calcificações são processos patológicos caracterizados pelo depósito de sais de cálcio (hidroxiapatita) em locais que normalmente não são calcificados. A calcificação é uma lesão frequente e é classificada em distrófica e em metastática.
Acerca das calcificações patológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A) A calcificação do tipo distrófica é observada em tecidos saudáveis, e as condições que favorecem essa patologia são os níveis séricos elevados de cálcio e de potássio (hipercalcemia e hipercalemia).
B) A calcificação do tipo metastática é caracterizada pelo depósito de cálcio em tecidos saudáveis. É observada na insuficiência renal crônica, situação patológica em que os níveis de cálcio estão elevados devido à ação do paratormônio.
C) A calcificação do tipo metastática acomete tecidos saudáveis, e as condições que favorecem essa patologia são os níveis séricos elevados de potássio (hipercalemia).
D) A calcificação do tipo metastática é caracterizada pelo depósito de cálcio em tecidos necrosados. Restos necróticos ou “debris celulares” derivados de necrose do tipo caseosa, coagulativa ou gordurosa são susceptíveis ao depósito de cálcio.
E) A calcificação do tipo distrófica é caracterizada pelo depósito de cálcio em tecidos necrosados. Pode ser observada no hiperparatireoidismo primário ou no secundário.
B
Questão 7: MARTÍNEZ, A.; LEDE, A.; FERNÁNDEZ, J. A. Primary rhinopharyngeal lupus in unusual location. Acta Otorrinolaringológica Española, Burela, Espanha, v. 62, n. 5, p. 401-403, 2011. Disponível em: https://www.elsevier.es/en-revista-acta-otorrinolaringologica-espanola-402-pdf-S2173573511000524. Acesso em: 29 fev. 2020 (adaptado).
Considerando o caso apresentado, é correto afirmar que o tipo de necrose encontrado é:
Alternativas:
A) Esteatonecrose, resultante da ação de lipases sobre triglicerídeos, onde os ácidos graxos liberados sofreram processo de saponificação na presença de sais alcalinos.
B) Caseosa, pois há uma massa necrótica homogênea, acidófila, contendo alguns núcleos picnóticos e, principalmente na periferia, núcleos fragmentados (cariorrexe); células sem contornos.
C) Gomosa, caracterizada por uma cariólise, e citoplasma está com aspecto acidófilo, granuloso e gelificado, com aspecto de goma ou de fluido viscoso como a goma arábica.
D) Por liquefação, caracterizada pela total lise da área tecidual, que se mostra muito amolecida, semifluida, ou líquida, devido à ação das enzimas lisossomais liberadas das células mortas.
E) Por coagulação (ou isquemia) pois há cariólise, e as células necróticas possuem citoplasma com aspecto acidófilo, granuloso e gelificado, com aspecto de coagulado.
B
Questão 8: Nos campos de atuação do sistema imunológico, a resposta imune adaptativa, ou adquirida, é mais específica do que outros sistemas, atuando de forma especializada. Ela conta com uma memória imunológica, o que significa que, quando exposta ao mesmo antígeno, ela consegue combatê-lo de forma mais hábil e rápida, sendo de qualidade superior, ao primeiro contato.
Dentro deste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os linfócitos B e T fazem parte da resposta imune adquirida.
II. O local de maturação dos linfócitos B é na medula óssea em mamíferos, e nos linfócitos T, a maturação é no timo.
III. A medula óssea é o local de maturação dos linfócitos B e T.
Considerando os itens acima, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
A) II e III, apenas.
B) I, II e III.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, apenas.
C
Questão 9: Assinale a alternativa em que se apresenta a melhor definição para a alteração de crescimento celular conhecido como Hipertrofia:
Alternativas:
A) Aumento do número de células.
B) Aumento do tamanho e volume celular.
C) Troca de um epitélio por outro melhor adaptado.
D) Diminuição do tamanho e volume celular.
E) Crescimento desordenado das células.
B
Questão 10: O método de Gram, técnica de coloração de bactérias desenvolvida pelo médico Gram, permite separar as espécies de bactérias em dois grandes grupos: as bactérias Gram-positivas e as bactérias Gram-negativas. A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração empregados nos laboratórios de microbiologia na determinação de amostras de bactérias.
Assinale a alternativa correta sobre o método de coloração de Gram.
Alternativas:
A) No método de coloração de Gram, bactérias Gram-positivas sofrem descoloração pelo álcool.
B) No método de coloração de Gram, bactérias Gram-positivas coram-se com safranina após descoloração pelo álcool.
C) No método de coloração de Gram, bactérias Gram-negativas coram-se pela aplicação do lugol seguido de cristal violeta e bactérias Gram-positivas coram-se de fucsina após aplicação do álcool.
D) No método de coloração de Gram, bactérias Gram-positivas coram-se de roxo e bactérias Gram-negativas coram-se de vermelho.
E) No método de coloração de Gram, bactérias Gram-negativas sofrem descoloração pelo iodo.
D
Questão 11: O exame de fezes, no Brasil, corresponde a um dos mais indicados para a detecção de parasitoses humanas, porém não é utilizado para diagnosticar a doença causada pelo agente etiológico do(a):
Alternativas:
A) Toxoplasmose, parasitose que pode ser adquirida de várias formas, como por meio da ingestão de carne mal cozida.
B) Giardíase, protozoose adquirida pela ingestão de água e/ou vegetais contaminados por cistos.
C) Amarelão, doença adquirida pela penetração ativa de larvas presentes no solo.
D) Ascaridíase, helmintose causada por um agente com ciclo biológico monoxênico.
E) Amebíase, protozoose que pode causar a morte de um ser humano.
A
Questão 12: Tabela de recuperação microbiana após esterilização: Empunhadura: 0/12 (montada), 0/12 (desmontada) Haste interna: 1/12 (montada), 0/12 (desmontada) Lúmen: 1/12 (montada), 0/12 (desmontada) Rosca azul: 1/12 (montada), 0/12 (desmontada) Total: 3/48 (montada), 0/48 (desmontada)
(peças em que houve recuperação microbiana/total de peças da amostra)
CAMARGO, T.C. Eficácia da esterilização a vapor de instrumental laparoscópico montado versus desmontado: um estudo experimental. 2007. Dissertação de Mestrado em Enfermagem — Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007 (adaptado).
A partir dessas informações, é correto afirmar que:
Alternativas:
A) Podem ser utilizadas, em cirurgias laparoscópicas, pinças de dissecção submetidas à autoclavagem previamente montadas, sem que haja risco de contaminação do paciente.
B) Foram recuperados, após o processo de autoclavagem, microrganismos em três peças de uma mesma pinça desmontada, ao passo que, nas pinças montadas não foram recuperados microrganismos.
C) A autoclavagem deve ser realizada com as pinças de dissecção laparoscópica desmontadas, para que não haja prejuízo ao resultado do processo de esterilização.
C
Questão 13: Maria descobriu que estava grávida do seu primeiro filho, ficou muito feliz com a notícia e procurou a UAPS do seu bairro para o acompanhamento pré-natal. O seu médico pediu todos os exames de rotina da primeira consulta e dentre eles o médico solicitou a sorologia para toxoplasmose. Após o resultado desta sorologia, o médico constatou que Maria não era portadora da doença e nunca teve contato com a mesma, portanto era susceptível e a orientou evitar contato com fezes de gatos e alimentos crus como carnes ou verduras.
Diante desse diagnóstico, pode-se supor que no exame de sorologia o resultado foi:
Alternativas:
A) Negativo para IgG e positivo para IgM.
B) Positivo para IgG e IgM.
C) Impossível de se avaliar e supor.
D) Negativo para IgG e IgM.
E) Positivo para IgG e negativo para IgM.
D
Questão 14: A apoptose é um processo programado no qual a célula morre, podendo ser comparado a uma forma de suicídio da célula. Este processo não deve ser confundido com a necrose, na qual uma lesão leva à morte das células. A apoptose é um processo natural, ordenado e programado.
Com base nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O processo de apoptose celular ocorre de maneira ordenada, no qual o conteúdo celular será fragmentado e compactado em pequenas porções de membrana, para serem coletados pelo sistema imunológico. PORQUE II. O processo da apoptose tem como função eliminar as células infectadas por vírus, bactérias e com potencial carcinogênico, mantendo, assim, a homeostase (equilíbrio do corpo).
Sobre essas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B
Questão 15: Em 1985, foram contabilizados 8.959 registros de leishmaniose visceral desde os primeiros casos identificados por Henrique Penna em 1932. No entanto, esse quadro se agravou. O Ministério da Saúde registrou, no período compreendido entre 1990 e 2007, 53.480 casos e 1.750 mortes. A leishmaniose visceral está mais agressiva. Matava três de cada cem pessoas que a contraiam em 2000. Hoje mata sete. Além disso, foi considerada por muito tempo um problema exclusivamente silvestre ou restrito às áreas rurais do Brasil. Não é mais. Nas últimas três décadas, desde que as autoridades da saúde começaram a identificar casos contraídos nas cidades, a leishmaniose visceral urbanizou-se e se espalhou por quase todo o território nacional. A chegada do mosquito-palha às cidades foi acompanhada de um complicador. Com a sombra e a terra fresca dos quintais, o inseto encontrou uma formidável fonte de sangue que as pessoas gostam de manter ao seu lado: o cão, que contrai a infecção facilmente e se torna tão debilitado quanto seus donos.
Uma doença anunciada. In: Pesquisa FAPESP, n° 151, set/2008 (com adaptações).
A prefeitura de um município composto por uma cidade de médio porte, zona rural e áreas de mata nativa, solicitou a um biólogo que elaborasse um plano de ação para evitar o avanço da leishmaniose visceral em sua região. O plano elaborado sugeria várias ações.
Considerando o texto e a situação hipotética acima apresentados, seria inadequada a ação que propusesse:
Alternativas:
A) Promover medidas educativas da população, principalmente em relação aos hábitos do mosquito transmissor.
B) Implementar sistema de coleta e tratamento de esgotos nas áreas em que houvesse alta incidência de casos.
C) Adotar medidas de proteção contra as picadas do mosquito para trabalhadores que adentrem áreas de floresta próxima da cidade.
D) Controlar o desmatamento em áreas naturais próximas da área urbana da cidade em questão.
E) Controlar a população de cães domésticos, incluindo a eutanásia de animais infectados em áreas com alta incidência de casos.
B
Questão 16: É como se tivesse mil roupas e máscaras. A cada dois dias, quando se reproduz no interior das células vermelhas do sangue, o protozoário causador da malária consegue gerar novas combinações de seu material genético e assim produzir proteínas extremamente diversificadas que lhe permitem escapar das defesas do organismo humano. Também faz com que os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, dificultando a sua detecção num primeiro momento.
Pesquisa FAPESP, nov./2006, n.° 109, p. 46-9 (com adaptações).
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
Alternativas:
A) O fato de se ter o diagnóstico dificultado num primeiro momento não representa maior dificuldade devido à atual disponibilidade de antibióticos.
B) A diversidade de sintomas exibidos por pessoas infectadas resulta da grande diversidade de tipos de células vermelhas encontradas no sangue humano.
C) A possibilidade de desenvolvimento da doença sem os sintomas habituais é um aspecto positivo, pois indica que há uma atenuação do parasita e que as pessoas estão em melhores condições.
D) A produção de proteínas muito diversificadas por parte do protozoário é o resultado do uso de drogas, para o tratamento da doença, que induzem a resistência microbiana.
E) A grande capacidade de recombinação genética demonstrada pelo protozoário dificulta muito o desenvolvimento de vacinas contra a malária.
E
Questão 17: A malária é uma doença infecciosa causada por um parasita do gênero Plasmodium. Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale são espécies associadas à malária humana. Estima-se que a cada ano cerca de 110 milhões de casos novos surgem na população e que 122 mil mortes decorrentes da doença ocorrem em todo o mundo. No Brasil, o Plasmodium vivax é a espécie causadora de quase 90% dos casos confirmados.
Sobre as medidas profiláticas, analise as afirmativas a seguir:
I. Recomenda-se a utilização de roupas claras e com mangas longas, durante atividades de exposição elevada. II. Devem ser utilizadas medidas de barreira, tais como telas nas portas e janelas, ar condicionado e uso de mosquiteiro impregnado com piretroides. III. Deve ser evitado o manuseio de solo contaminado, sem a devida limpeza posterior das mãos. IV. Uso de repelente à base de DEET (N,N-dietilmetatoluamida) deve ser aplicado nas áreas expostas da pele, seguindo a orientação do fabricante.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
A) I e IV.
B) II e III.
C) I e III.
D) II e IV.
E) I, II e IV.
E
Questão 18: Considerando o texto apresentado, a forma e o arranjo das bactérias em relação à classificação morfológica, é correto afirmar que:
Alternativas:
A) Quanto à forma geral, estes classificam-se como cocos apontados no número 1, bacilos no número 6 e espirilos, apontados no número 7.
B) Quanto à forma de bacilos, estes apresentam os arranjos dibacilos no número 4, palicada no número 5 e cocobacilos, presentes no número 6.
C) Quanto à forma de coco, estes apresentam os arranjos diplococos no número 1, estafilococos no número 2 e estreptococos, presentes no número 3.
D) Quanto à forma geral, estes classificam-se como cocos apontados no número 1, espirilos no número 5 e vibrião, apontados no número 7.
E) Quanto à forma de espiroquetas, estes apresentam os arranjos vibrião no número 7, espirilo no número 8 e espiroqueta, presentes no número 9.
A
Questão 19: A avaliação laboratorial de bactérias por coloração é um método simples, porém de extrema valia no diagnóstico de inúmeras patologias infecciosas. Um colaborador do laboratório de Microbiologia Clínica recebeu uma lâmina contendo esfregaço de uma bactéria para serem coradas pela coloração de Gram. Após a realização da coloração observou-se que esta bactéria era gram-negativa. Assinale a alternativa que apresenta a característica pela qual as bactérias são classificadas como gram-negativas.
Alternativas:
A) Essas bactérias coram-se em rosa/vermelho pelo fato de apresentarem uma parede celular com grossa e espessa camada de peptideoglicano.
B) Essas bactérias coram-se em azul/roxo pelo fato de apresentarem uma parede celular com grossa e espessa camada de peptideoglicano que sustenta uma membrana externa.
C) Essas bactérias coram-se em rosa/vermelho pelo fato de apresentarem uma parede celular com fina camada de peptideoglicano que sustenta uma membrana externa.
D) Essas bactérias coram-se em azul/roxo pelo fato de apresentarem uma parede celular com fina camada de peptideoglicano.
E) Essas bactérias coram-se em rosa/vermelho pelo fato de apresentarem somente uma parede celular com fina camada de peptideoglicano.
C
Questão 20: A necrose de células pode causar a morte de todo tecido e, muitas vezes, de um órgão inteiro. A necrose dos tecidos possui vários padrões morfológicos distintos e seu reconhecimento é fundamental para desvendar sua causa inicial. Assinale a alternativa que indique corretamente o tipo de necrose e suas características principais:
Alternativas:
A) Necrose liquefativa. Áreas focais de destruição gordurosa, resultantes da liberação de lipases pancreáticas na cavidade peritoneal.
B) Necrose coagulativa. É caracterizada pela digestão das células mortas, transformando o tecido em uma massa viscosa, geralmente observada em infecções bacterianas.
C) Esteatonecrose. Forma de necrose em que a arquitetura básica dos tecidos mortos é preservada e exibem uma textura firme.
D) Necrose caseosa. Tipo de necrose frequentemente encontrada na infecção por tuberculose, originando uma área de aparência friável e esbranquiçada.
E) Necrose fibrinoide. Quando uma infecção ocorre em um tecido já necrótico.
D
Questão 21: Apresenta-se, a seguir, um modelo de progressão de uma lesão pancreática e este evidencia as alterações decorrentes da evolução da doença.
Durante a evolução da lesão, sabe-se que, no primeiro estágio, denominado de PanIN1A, o epitélio não apresenta sinal de irregularidades (atipias), enquanto, no último estágio, denominado de PanIN3, apresenta arquitetura papilar, sinais de atipias e displasia de alto grau.
Se existe displasia em PanIN3, significa que ocorreu:
Alternativas:
A) Tendência à apoptose.
B) Inibição por contato.
C) Alteração nas propriedades do crescimento e da diferenciação.
C
Questão 22: O gráfico abaixo representa a variação da concentração de anticorpos presentes no plasma, ao longo de um período, em resposta à introdução de antígenos microbianos no organismo de um mesmo indivíduo. O resultado é tipicamente uma curva de formato sigmoidal, na qual
x
x representa a primeira inoculação do antígeno (resposta primária) e
y
y, a segunda inoculação do mesmo antígeno (resposta secundária).
Qual das opções a seguir apresenta a interpretação mais adequada do significado dos parâmetros
x
x e
y
y no modelo?
Alternativas:
A) A resposta secundária está relacionada com memória imunológica, por isso é mais rápido o aumento da concentração de anticorpos.
B) Na primeira inoculação, os antígenos são fagocitados pelos linfócitos T auxiliares.
C) A primeira corresponde à imunização passiva, e a segunda, à imunização ativa.
D) A primeira inoculação corresponde à administração de vacina, com resposta lenta, mas de duradoura eficiência.
E) Na resposta imunológica primária, a produção de anticorpos é maior que na secundária.
A
Questão 23: Bactérias são seres procariontes e unicelulares e têm uma organização simples, conforme mostra a imagem a seguir.
Sobre as estruturas indicadas nessa imagem, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
A) A estrutura 5 é o nucleoide, constituído por duas moléculas de dupla fita circular de DNA, delimitado por membrana nuclear.
B) A estrutura 1 está presente em todas as bactérias; sua função é a locomoção.
C) A estrutura 4 são moléculas circulares duplas de DNA e conferem vantagens à bactéria que as possui.
D) A estrutura 3 está presente em grande número das células bacterianas; sua função é a respiração celular aeróbia.
E) A estrutura 2 é, quimicamente, constituída de peptidoglicano; sua função é a proteção.
C
Questão 24: Uma paciente, sexo feminino, cinco anos, veio a óbito com causa suspeita de desnutrição, e teve seu corpo enviado para necropsia. Ao se identificar o fígado, percebeu-se um aumento de volume, com coloração amarelada, untuoso ao corte. Microscopicamente os hepatócitos apresentavam vacúolos claros e pequenos, que foram submetidos a exames histoquímicos de coloração por Sudan Black, e os mesmos se apresentaram com coloração escura. Assim sendo, o patologista teve um esclarecimento acerca da lesão encontrada.
Com relação à avaliação macroscópica e microscópica do órgão, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A) A lesão encontrada nos hepatócitos é colesterolose, pois houve acúmulos focais de macrófagos cheios de colesterol na lâmina própria do fígado.
B) A lesão encontrada nos hepatócitos é degeneração hidrópica, pois houve comprometimento do controle de sódio e potássio no citoplasma dos hepatócitos.
C) A lesão encontrada nos hepatócitos é esteatose hepática, pois ocorreu acúmulo anormal de triglicerídeos dentro das células parenquimatosas.
D) A lesão encontrada nos hepatócitos é a degeneração mucoide, pois houve alta produção e acúmulo de mucina no interior dos hepatócitos.
E) A lesão encontrada nos hepatócitos é a degeneração hialina intracelular, pois ocorreu um acúmulo de proteínas no interior dos hepatócitos.
C
Questão 25: A coloração de Gram é muito antiga e até hoje é essencial em laboratórios de microbiologia. A função do lugol nesta coloração é:
Alternativas:
A) Descorar algumas bactérias, fazendo com que somente algumas permaneçam coradas.
B) Fixar o corante fucsina nas bactérias gram-positivas.
C) Fixar o corante violeta nas bactérias gram-negativas.
D) Fixar o corante violeta nas bactérias gram-positivas.
E) Fixar o corante fucsina nas bactérias gram-negativas.
D
Questão 26: Um biólogo implementou um programa de avaliação sorológica para mensurar a incidência de infecção pelo Trypanosoma cruzi em crianças de 7 a 12 anos de idade, todos residentes em uma região endêmica, em áreas rurais e urbanas do Brasil central. Foram feitas no mesmo dia coletas de sangue de 937 crianças da área rural e 648 crianças da área urbana. Os resultados do teste das reações de hemaglutinação indireta estão apresentados no gráfico a seguir. A causalidade dos resultados obtidos nas reações de hemaglutinação indireta foi testada estatisticamente pelo qui-quadrado, tendo sido obtido o resultado
χ
2
=
25.24
χ2=25.24 e
p
<
0.001
p<0.001.
Considerando o valor de referência
α
=
0.05
α=0.05 e os resultados apresentados, assinale as afirmações a seguir.
I. Os resultados demonstram que, estatisticamente, há maior incidência de Trypanosoma cruzi na área rural.
II. A incidência de Trypanosoma cruzi em crianças residentes na área urbana indica que a infecção está se espalhando nessa área.
III. Os resultados dispostos no gráfico retratam um panorama complexo e indicam que devem ser analisados sob uma abordagem espaço-temporal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
A) I e II, apenas.
B) I, II e III.
C) I, apenas.
C
Questão 27: Paciente do sexo masculino, 07 anos de idade, apresenta um grupo de doenças genéticas caracterizadas por desregulação do sistema imunológico e consequente comprometimento da função de defesa contra agentes infecciosos e neoplasias.
Os aspectos mais relevantes desse paciente são:
É susceptível a infecções oportunistas.
Possui baixos níveis de anticorpos e defeitos nas células T, células B, granulócitos e no sistema complemento.
Tem um sistema imunológico com ausência de um ou mais tipos de tecidos, proteínas ou células imunológicas.
Apresenta variados sintomas, incluindo febre persistente, reação adversa a vacinas, diabetes mellitus, diarreia persistente, cardiopatia congênita, alterações na contagem de células de defesa, hipocalcemia, ausência de imagem radiográfica do timo.
Qual é o tipo mais provável de alteração imunológica que esse paciente apresenta?
Alternativas:
A) Autoimunidade primária.
B) Imunodeficiência tardia.
C) Imunodeficiência primária.
D) Hipersensibilidade secundária.
E) Hipersensibilidade imediata.
C
Questão 28: Paciente de 28 anos, vítima de acidente de trânsito entre um carro e a sua moto, não aparenta nenhuma lesão externa. A paciente relata, logo após o acidente, estar se sentindo bem e que não há a necessidade de atendimento médico. No entanto, um profissional da área da saúde que estava próximo ao acidente a orientou a manter-se imóvel, sem movimentos bruscos, até a chegada do pronto-atendimento. A paciente tentou argumentar que não havia sofrido nenhum arranhão, porém ainda assim foi levada pela equipe médica para exames específicos e criteriosos. A paciente foi diagnosticada com uma lesão não visível, porém bastante grave, pois poderia provocar um choque hipovolêmico, que é a principal causa de morte de vítimas politraumatizadas.
A hemorragia que a paciente sofreu trata-se de:
Alternativas:
A) Hemorragia interna.
B) Hemorragia externa.
C) Hemorragia subdural.
D) Hemorragia arterial externa.
E) Hemorragia subconjuntival.
A
Questão 29: Sobre patogenicidade, analise as asserções a seguir.
I. O termo virulência citado no texto pode ser definido como o poder de agressão que o microrganismo tem em relação ao seu hospedeiro, como, por exemplo, a produção de endotoxinas e exotoxinas. II. A patogenicidade é uma relação entre o grau de agressividade dos microrganismos somada aos mecanismos de defesa do hospedeiro. Assim, para que o hospedeiro sofra as injúrias causadas pelo agente agressor, o sistema de defesa deverá estar ausente ou ineficiente. III. Fimbrias comuns e a cápsula antifagocítica (cápsula bacteriana) são estruturas relacionadas ao poder de virulência dos microrganismos e, desta forma, conferem a eles a capacidade de infecção, podendo provocar doença.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
A) I e II, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I, II e III.
D
Questão 30: A compreensão da estrutura do anticorpo não só forneceu importantes dados sobre suas funções como também lançou as bases para a elucidação dos mecanismos da diversidade do receptor de antígeno. Considerando a estrutura básica das imunoglobulinas, podemos afirmar que:
Alternativas:
A) São formadas por duas cadeias pesadas e uma cadeia leve.
B) São formadas por duas cadeias pesadas e duas cadeias leves.
C) São formadas por uma cadeia pesada e uma cadeia leve.
D) Cada imunoglobulina possui uma cadeia leve específica.
E) São formadas por uma cadeia pesada e duas cadeias leves.
B