Questões nocoes de direito 2025 p1 Flashcards
Diferencie desistência voluntária de arrependimento eficaz
Desistência voluntária é quando o agente desiste de consumar o crime; arrependimento eficaz é quando o agente, após a consumação do crime, corrige o erro e impede o resultado.
Quais são as hipóteses em que se admite prisão em flagrante?
Prisão em flagrante ocorre quando o agente está cometendo o crime ou acaba de cometê-lo, ou é perseguido logo após o ato criminoso.
Fale sobre crimes hediondos equiparados.
São crimes com tratamento semelhante aos hediondos, mas que não estão na lista dos crimes hediondos, como tortura e tráfico de drogas.
Em que consiste o crime de racha, está tipificado onde?
O crime de racha é a competição de velocidade em vias públicas, colocando em risco a vida e a integridade de pessoas. Está tipificado no Código de Trânsito Brasileiro.
Diferencie crime comissivo de crime omissivo.
Crime comissivo é quando o agente realiza uma ação proibida pela lei, enquanto o crime omissivo é quando o agente deixa de agir para evitar o crime, sendo responsável por essa omissão.
Finalidade e dois exemplos de medidas cautelares diversas da prisão?
A finalidade das medidas cautelares diversas da prisão é garantir a eficácia do processo. Exemplos: monitoração eletrônica e suspensão de atividades.
Quais crimes são análogos aos hediondos mas não estão no rol?
São crimes graves como tráfico de drogas e tortura, que, embora semelhantes aos hediondos, não estão na lista específica.
O que se entende por tráfico privilegiado?
Tráfico privilegiado é uma forma menos grave de tráfico de drogas, com redução de pena, quando o agente é primário, tem bons antecedentes e não se dedica a atividades criminosas.
Fale 3 qualificadoras do homicídio?
Três qualificadoras do homicídio são: motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilite a defesa da vítima.
Quando é cabível a prisão preventiva?
A prisão preventiva é cabível quando houver risco para a ordem pública, econômica ou para a instrução criminal, e em casos de reincidência.
O que é o princípio da pessoalidade no direito penal?
O princípio da pessoalidade no direito penal estabelece que a responsabilidade penal é individual, ou seja, cada pessoa responde pelos seus atos.
Medida provisória pode prever crime, qual ?
Medidas provisórias podem prever crime em situações excepcionais, como em crimes ambientais ou de segurança pública.
Traga duas qualificadoras do furto.
Duas qualificadoras do furto são: o furto cometido com arrombamento e o furto cometido durante o repouso noturno.
Qual a finalidade da acareação?
A finalidade da acareação é confrontar versões contraditórias de testemunhas ou entre as partes, buscando a verdade dos fatos.
O que é o princípio da individualização da pena?
O princípio da individualização da pena assegura que a punição deve ser adaptada às circunstâncias e à situação pessoal do réu.
O que é o crime de violência institucional?
Crime de violência institucional é aquele praticado por agentes do Estado, como policiais, no exercício de suas funções, violando direitos humanos.
Conceitue crime de estupro de vulnerável e dê dois exemplos?
Estupro de vulnerável é o ato sexual com uma pessoa menor de 14 anos ou incapaz de consentir. Exemplos: relações sexuais com menor de idade e com pessoa com deficiência mental.
Quem não pode ser testemunha?
Não podem ser testemunhas: pessoas incapazes, menores de 16 anos, inimigos do réu ou partes interessadas no processo.
Penas proibidas na CRFB?
A CRFB proíbe penas de morte, penas de caráter perpétuo, trabalhos forçados e tortura.
Quem é o sujeito ativo da lei de abuso de autoridade?
O sujeito ativo da lei de abuso de autoridade é qualquer servidor público que use seu poder para praticar abusos contra os direitos dos cidadãos.
Diferencie estelionato de furto mediante fraude.
O estelionato é o crime em que há engano para obter vantagem ilícita, enquanto o furto mediante fraude envolve engano para subtrair bens sem o uso de violência.
Quem são as testemunhas não compromissadas?
São as testemunhas que não têm a obrigação legal de dizer a verdade, como menores de 16 anos ou pessoas com algum tipo de incapacidade.
O que é a legalidade para o direito penal?
O princípio da legalidade no direito penal estabelece que ninguém pode ser punido por um ato que não seja previamente definido como crime pela lei.
A lei Henry Borel, qual a sua finalidade?
A Lei Henry Borel visa proteger crianças e adolescentes da violência doméstica e familiar, aumentando as penas para crimes cometidos contra eles.