Questões Flashcards
Julgue o item:
O princípio da unirrecorribilidade, singularidade ou unicidade prevê que a cada decisão judicial caberá apenas um único recurso.
Tal princípio dispõe que, como regra, para cada decisão existe um único recurso cabível, não sendo viável combater um julgado por variados mecanismos. Caso assim não o fosse, poderia gerar decisões contraditórias, ocasionando insegurança e ausência de economia processual.
Após a captura em flagrante de um homem, policiais o detiveram na delegacia, onde o torturaram na tentativa de obter dele a confissão da prática de determinado crime. O MP ajuizou ação de improbidade administrativa contra esses policiais.
Segundo o STJ, a tortura de preso custodiado em delegacia praticada por policial constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública. 26/8/2015 (Info 577).
Julgue o item:
Determinado estado da Federação pretende propor a celebração de parceria com uma organização da sociedade civil na área de preservação do meio ambiente, visando à consecução de interesse público e recíproco. Tal parceria envolverá o repasse de recursos financeiros do estado para a organização.
As Organizações da Sociedade Civil (OSC) podem celebrar:
TERMO DE COLABORAÇÃO - Proposta pela Administração - Transferência de recursos
TERMO DE FOMENTO - Proposto pela OSC - Transferência de recursos
ACORDO DE COOPERAÇÃO - Irrelevante quem propôs - Não há transferência de recursos
As Organizações Sociais (OS) celebram CONTRATO DE GESTÃO.
As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) celebram TERMO DE PARCERIA.
As pessoas jurídicas, por não praticarem ações físicas intencionais, não podem figurar no polo passivo da relação processual penal.
É possível a responsabilização penal da pessoa jurídica por delitos ambientais independentemente da responsabilização concomitante da pessoa física que agia em seu nome. A jurisprudência não mais adota a chamada teoria da “dupla imputação”. (Info 566 c/c info 714 - Ler!!! - importante)
A adoção da chamada fundamentação per relationem ou aliunde em atos administrativos viola o princípio da motivação?
Motivaçao per relationem ou aliunde - motivação que, embora não esteja escrita no corpo do próprio ato administrativo, mas em outro documento formalmente distinto, é expressamente assim adotada por aquele ato, passando a ser considerada parte integrante dele.
Art. 50, da Lei nº. 9.784/99 - A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato
A avocação temporária de competência é permitida, em caráter excepcional e por motivos justificados, entre órgãos da administração pública, independentemente da relação hierárquica estabelecida entre eles?
Art. 15, Lei 7.984/99. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
Avocação - órgão hierarquicamente inferior
Delegação - órgão hierarquicamente inferior ou superior
A instituição de fundação pública de direito público, diferentemente das autarquias, cuja criação se dá por meio de edição de lei, exige, além de previsão legal, a inscrição de seu ato constitutivo junto ao registro civil das pessoas jurídicas?
As autarquias e as fundações de direito público são criadas diretamente por lei, enquanto que as EM, SEM e fundações de direito privado são autorizadas por lei e demandam a inscrição no registro civil das pessoas jurídicas, por meio de escritura pública.
Acerca do ato concessivo de aposentadoria, em que pese tratar-se ato administrativo complexo, transcorrido lapso temporal superior a cinco anos, em nome da segurança jurídica, o Tribunal de contas deve permitir o contraditório e ampla defesa ao interessado?
Sim! Essa é uma exceçao à Súmula Vinculante 3. Por isso, o beneficiário deve ser previamente intimado a se manifestar.
Autarquias e fundações públicas podem receber, por meio de lei específica, a qualificação de agência executiva, para garantir o exercício de suas atividades com maior eficiência e operacionalidade?
Somente as autarquias e fundações públicas podem ser qualificadas como Agência Executiva, o que ocorrerá por meio de contrato de gestão.
Com base na legislação de regência e na jurisprudência do STJ, é correto afirmar que a ação de improbidade administrativa pode ser ajuizada tanto em caráter preventivo como em caráter repressivo?
Não! Somente será proposta quando praticado o ato improbo, logo tem caráter repressivo.
Uma família em cuja posse esteja uma área de terra em zona rural por mais de cinco anos ininterruptos, sem oposição, e que, ao longo desse tempo, a tenha feito seu local de moradia e a tenha tornado produtiva, adquirirá a sua propriedade, desde que não seja proprietária de imóvel urbano ou rural e que a área do bem ocupado não seja superior a cinquenta hectares.
CORRETO. Usucapião rural ou pro labore
Se o Ministério Público propuser uma ação civil pública e o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, a decorrente sentença civil fará coisa julgada erga omnes dentro dos limites da competência territorial do órgão julgador.
ERRADO. Art. 16. A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
Por força do princípio da verdade material, admite-se a utilização, em processo administrativo, de provas obtidas por meio ilícito, desde que produzidas de boa-fé?
Lei 9.784/99, Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.
Para realizar o pregão, os três servidores nomeados comporão uma comissão especial de licitação.
ERRADO. No pregão não é comissão, mas equipe de apoio composta de 5 membros, sendo que 3 deles devem ser da Adm. Pública.
Nas questões relativas à fiança, o terceiro prejudicado e o fiador do réu podem assumir a condição de sujeitos ou partes secundárias na relação processual penal?
Sim!
Julgue o item:
Eventual reconhecimento de prescrição da ação de improbidade administrativa não impedirá o prosseguimento da demanda relativa ao pedido de ressarcimento do prejuízo ao erário.
As ações de ressarcimento do erário por danos decorrentes de atos de improbidade administrativa são imprescritíveis.
Julgue o item:
Impedir a entrada da polícia, à noite, em domicílio configura exercício regular de direito, mesmo que o objetivo da autoridade seja cumprir mandado de prisão de procurado que esteja escondido no local.
Correto. Art. 5º, XI, CF - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
Julgue o item:
O cumprimento do mandado de prisão em comarca diversa daquela onde fora decretado só poderá ser feito por meio de carta precatória.
Art. 289-A § 1º, CP: Qualquer agente policial poderá efetuar a prisão determinada no mandado de prisão registrado no Conselho Nacional de Justiça, ainda que fora da competência territorial do juiz que o expediu.
Julgue o item:
O habeas corpus abrange, na atualidade, qualquer ato constritivo à liberdade, direta ou indiretamente, mesmo que não envolva a decretação da prisão.
Certo! Admite-se HC para, por exemplo, trancar inquérito policial.
Ademais, os tribunais superiores já reconheceram o cabimento de HC contra a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, na medida em que, se descumpridas, podem acarretar na decretação da prisão preventiva.
O remédio ficou elastecido para abranger qualquer ato constritivo, seja de forma direta ou indireta, imediata ou mediata, à liberdade ambulatorial (locomoçao), ainda que se refira a decisões jurisdicionais não vinculadas à decretação da prisão.
Julgue o item:
O habeas corpus não é cabível nas hipóteses de punição disciplinar aplicada a militar, de acordo com os tribunais superiores.
Segundo a CF, art.142, § 2º da CF: Não caberá habeas corpus em relação a punições disciplinares militares. Entretanto,
de acordo com os tribunais superiores, o habeas corpus é possível para atacar a ilegalidade da prisão, nunca o mérito.
Julgue o item:
Declarada a utilidade pública do bem objeto de decreto expropriatório, o poder público deve atender ao prazo de cinco anos para efetivar a desapropriação, o que pode ocorrer mediante acordo ou por via judicial, sob pena de caducidade.
Nas hipóteses de desapropriação por utilidade pública, o prazo de caducidade é de 5 anos. No caso de desapropriaçãopor interesse social, a caducidade se dá após 2 anos.
Diante de razões de legalidade e de mérito, cabe recurso de decisões administrativas, o qual deverá ser dirigido à autoridade superior àquela que tiver proferido a decisão.
Lei 9784 Art. 56 § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
Em casos de morte violenta, o exame perinecroscópico deve ser realizado pelo perito criminal ainda no local do crime?
Sim. Esse exame é uma inspeção conjunta do cadáver e do local em que foi encontrado em busca de elementos que possam esclarecer a natureza da ocorrência. É realizado sobre vestígios extrínsecos.
Em se tratando de ação popular, o MP deverá acompanhar a ação, sendo-lhe facultado assumir a defesa de ato que eventualmente seja impugnado.
Lei 4717 Art. 6 § 4º O Ministério Público acompanhará a ação, cabendo-lhe apressar a produção de provas e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem sendo-lhe vedado, em qualquer hipótese, assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores