Quedas Flashcards
Quais alterações visuais normais do envelhecimento estão relacionadas às quedas?
diminuição de: acuidade estática e dinâmica sensibilidade ao contraste percepção da profundidade visão periférica menor adaptação ao escuro
Quais alterações do sistema proprioceptivo normais do envelhecimento estão relacionadas às quedas?
diminuição de:
sensibilidade ao toque (cutânea)
discriminação de dois pontos
sensibilidade vibratória de baixas e altas frequências
Quais alterações vestibulares normais do envelhecimento estão relacionadas às quedas?
perda rápida das células ciliares dos canais semicirculares
perda das células ganglionares vestibulares
perda das fibras nervosas
alterações no RVO
Quais alterações na marcha no idoso são consideradas normais do envelhecimento?
\+ período de apoio bipedal se ↑ velocidade das passadas é com ↑ frequência balanço normal dos braços ↓ rotação pélvica e joelho pelve rodada anteriormente bacia ligeiramente fletida pés rodados para fora ↓ cadência (ritmo) ↑ altura de cada passo cifose torácica é comum
Que marcha é essa:
postura ligeiramente fletida e passos hesitantes, pequenos e festinantes. Os pés parecem estar grudados ao chão, no que se denomina marcha magnética. Uma vez iniciada, a pessoa pode interrompê-la bruscamente. Uma vez iniciada, a marcha é lenta e arrastada. No entanto, não existe dificuldade de realizar os mesmos movimentos da perna, quando o paciente se encontra deitado e as pernas não estão sustentando peso.
Marcha do lobo frontal ou frontalizada (apráxica). Inicia lentamente e pode ocorrer uma aceleração involuntária.
O que indica o sinal de romberg?
Lesão na propriocepção (lesão vestibulocerebelosa ou de lesão dos cordões posteriores da medula). Perda de equilíbrio quando o indivíduo está de pé com os olhos fechados e os pés juntos (com olhos abertos estava equilibrado).
que marcha é essa:
Base de suporte alargada e movimentos de “arrastar os pés”. Para se locomover, o paciente mantém o olhar fixo no chão; os membros inferiores são levantados abrupta e explosivamente, e, ao serem recolocados no chão, os calcanhares tocam o solo de modo bem pesado. Com os olhos fechados, a marcha apresenta acentuada piora. Com auxílio da visão, a marcha é quase normal. O sinal de Romberg está presente.
Marcha sensorial atáxica (tabética). Indica perda da sensibilidade proprioceptiva por lesão do cordão posterior da medula.
Que marcha é essa:
Ao caminhar, o doente ziguezagueia como um bêbado. Tem bases largas e passos pequenos, irregulares e instáveis. A ataxia se dá com os olhos abertos ou fechados.
Marcha cerebelar atáxica (ebriosa). Quando a doença é unilateral, as guinadas se dão apenas para o lado afetado.
Que marcha é essa:
Ao andar, o paciente mantém o membro superior fletido em 90°C no cotovelo. O membro afetado é
rígido, ligeiramente fletido na bacia e estendido no joelho; o pé permanece em flexão plantar. Devido a isso, a perna tem de se arrastar pelo chão, descrevendo um semicírculo quando o paciente troca o passo. Os dedos do pé arranham ou se arrastam sobre o solo.
Marcha hemiplégica, helicópode ou ceifante)
Que marcha é essa:
O paciente para caminhar acentua a lordose lombar e vai inclinando o tronco ora para a direita, ora para a esquerda, alternadamente. movimento lateral troncular característico, afastandose do pé que se levanta, rotação exagerada da pelve e rolamento da bacia a cada passo. Geralmente, há queixas de dificuldades para subir escadas e levantar de cadeiras.
Marcha anserina (distrófica ou lordótica).
Que marcha é essa:
movimento apressado dos pés, simétrico e rápido. Quando ereto, o tronco do paciente se inclina para frente e a bacia e os joelhos são mantidos em uma posição de flexão. Como consequência, o CdM do indivíduo é deslocado para frente. Os passos se tornam progressivamente mais rápidos, em uma tentativa de reconquistar o controle postural
Marcha festinante ou parkinsoniana.
Que marcha é essa:
os pacientes reclamam de tonturas, instabilidade ou sensação de cabeça vazia que aparecem somente durante a marcha ou quando se viram rapidamente. Precisam se apoiar em móveis.
Marcha por déficits multissensoriais.
Que marcha é essa:
constante sensação de instabilidade ao caminhar. Se o paciente está parado de pé, tipicamente não há desequilíbrio. A marcha tem bases largas, com frequentes tropeços laterais e ligeira tendência a caminhar em direção ao lado da disfunção vestibular, seguida de uma correção rápida na direção oposta. A instabilidade torna-se pior quando o paciente se vira e progride para uma marcha cambaleante quando os olhos se fecham.
Marcha vestibular.
Que marcha é essa:
paciente dar passos muito curtos e, ao caminhar, arrastar os pés como se estivesse dançando “marchinha”.
Marcha de pequenos passos.
Que marcha é essa:
paralisia do movimento de flexão dorsal do pé, ao tentar caminhar, toca com a ponta do pé o solo e tropeça. Para evitar isso, levanta acentuadamente o membro inferior, o que lembra o “passo de ganso” do soltado prussiano.
Marcha escavante.