Publicações e Cartas Náuticas - Quase OK Flashcards
1) Em uma Carta de Mercator, o conjunto dos meridianos e paralelos é denominado ____ .
2) A projeção da Carta de Mercator tem como característica que ____ (os meridianos e paralelos são o centro de projeção/ os paralelos formam ângulos iguais com o rumo/ os meridianos formam ângulos iguais com o rumo)
1) Reticulado
2) Os meridianos formam ângulos iguais com o rumo.
3) Para traçar uma direção, na carta náutica, usam-se ___________(a rosa dos ventos e a régua de paralelas/ o compasso e a rosa dos ventos/ a rosa dos ventos, borracha e o compasso)
4) Cartas náuticas com escalas entre 1: 150.000 e 1:500.000 se destinam à navegação costeira, sendo chamada de ____ (cartas de grandes trechos/ cartas de médios trechos/ cartas de pequenos trechos)
3) A rosa dos ventos e a régua de paralelas.
4) Cartas de pequenos trechos
5) Quanto _____(maior/menor) for a escala da carta náutica, maior será a possibilidade de não existência de um alto-fundo.
6) Cartas dos rios Solimões e Amazonas, abrangendo a calha principal e os seus acessos, chamam-se ____ (Cartas náuticas da Amazônia/ Cartas particulares/ Cartas Náuticas fluviais)
5) Menor
6) Cartas Náuticas fluviais
7) A periodicidade de publicação de cada edição da Lista de Faróis é ____ (24 meses/ 12 meses/ 6 meses)
8) O aviso que introduz alterações definitivas nas cartas náuticas é conhecida como _____ (permanente/ temporário)
7) 12 meses
8) Permanente
9) Cartas de grande escala são utilizadas _____(no interior de portos e canais/ travessias costeiras/ navegação de aterragem).
10) Quando a maré, em um intervalo de tempo, durante o dia, fica estacionária, denomina-se _____ (baixamar/estofo de maré/ maré de quadratura/ vazante)
9) Interior de portos e canais
10) Estofo de maré
ATENÇÃO
a) Grande escala = maiores detalhes, mais precisa.
b) Pequena escala = Mais genéricas, sendo muito utilizadas para trajetos de LONGAS TRAVESSIAS.
11) Pela série de TRAUB, em uma carta náutica, verifica-se _____ (a existência de corrente/ o perigo da navegação/ posição da embarcação).
12) As informações canceladas ou corrigidas em caráter permanente numa carta náutica devem ser ____ (riscadas a tinta azul/ riscadas a tinta violeta/ riscadas a tinta verde/ riscadas à lápis)
11) A existência de corrente
12) Riscadas a tinta violeta
13) Sempre que escrevemos ou referenciamos os graus de latitude devemos também citar ____ (hemisfério em que nos referimos, podendo ser noroeste e sudeste/ o hemisfério em que nos referimos, podendo ser norte ou sul).
14) A ____(lista de faróis/ lista de distâncias/ tábuas de marés/ tábuas de distâncias) nos fornece as distâncias entre os principais portos do Brasil.
13) o hemisfério em que nos referimos, podendo ser norte ou sul.
14) A Tábua de distâncias.
15) Todas as cartas publicadas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) estão listadas ____ (almanaque náutico/ lista de cartas náuticas/ catálogo de cartas náuticas e publicações)
16) Cartas náuticas abrangendo a representação detalhada de portos, baías, enseadas e fundeadouros, em escala maior que 1:50.000, chamam-se ____ (carta de aproximação/ cartas gerais/ cartas de pequenos trechos/ cartas de porto)
15) Catálogo de cartas náuticas e publicações.
16) Cartas de porto
17) As informações sobre alterações verificadas que interessam à navegação na costa, rios, lagos e lagoas navegáveis, divulgadas para alertar os navegantes e permitir atualização das cartas _____ (roteiro/ hora do Brasil/ aviso aos navegantes).
18) Na escala de Beaufort, consideramos como furacão um vento com intensidade (força) superior a ____ (25/ 45/ 55/ 64) nós.
17) Aviso aos navegantes
18) 64 nós.
19) A ______ (lista de auxílios-rádio/ lista de frequências rádio/ lista de rádio difusão) é a publicação que tem por finalidade reunir todas as informações sobre os serviços-rádio de auxílio à navegação.
20) As alterações temporárias ou permanentes para cada carta náutica são distribuídas por um documento chamado de ____ (catalogo de cartas e publicações/ catálogo de alterações/ avisos aos navegantes)
19) Lista de auxílios-rádio
20) Aviso aos navegantes
21) O roteiro é dividido em três volumes
a) A, B e C
b) Costa Norte, Leste e Sul
c) I, II e III
d) Alto-mar, Costeiro e Interior
b) Costa Norte, Leste e Sul
22) As publicações que apresentam os elementos da corrente de maré para diversos locais da costa brasileira chamam-se ______ (folhetos de marés/ carta piloto/ carta de corrente de maré/ cartas náuticas).
23) Uma área que cobre e descobre com o movimento das marés chama-se _____ (arrebentação/ praia/ rebojo/ estirâncio)
22) Carta de correntes de maré
23) Estirâncio
Atenção:
Estirâncio é a área que cobre e descobre com o movimento das marés, delimitada pelos níveis médio de preamar e baixa-mar e comumente caracterizada por pequena inclinação em direção ao mar; entremarés.
24) Quanto____(maior/menor) for a escala mais informações conterá e mais confiança merecerá.
25) Navegação de _____ é a realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores.
24) Maior
25) Cabotagem
26) As cartas náuticas brasileiras podem adotar como referências para posições satélites _____ (rio de janeiro/ Brasília/ Londres/ Córrego Alegre).
27) A publicação que apresenta todos os sinais luminosos das áreas cobertas pelas cartas da DHN, chama-se ______ (almanaque náutico/ avisos aos navegantes).
26) Córrego Alegre
27) Aviso aos navegantes