Psicopatologia Flashcards
Qual a característica central do TP Paranóide?
É um padrão difuso de desconfiança injustificada e suspeita dos outros, a ponto de suas intenções serem consideradas como cruéis.
Dificuldade de acreditar nas pessoas, são rígidos e críticos e gostam de estabelecer controle. Acreditam que as pessoas querem o prejudicar.
Quais são os grupos e nomes dos transtornos de personalidade?
Grupo A - Esquisitos ou excêntricos: paranóide, esquizóide e esquizotípica.
Grupo B - Dramáticos, emotivos ou imprevisíveis: antissocial, borderline, histriônico e narcisista.
Grupo C - Ansiosos ou medrosos: evitativa, dependente e obssessiva.
Descreva o TP Esquizóide.
Padrão contínuo de distanciamento das relações sociais. Se mostram distantes, frias. Carecem de emoção. Opta por atividades solitárias, não apresenta prazer sexual, indiferente à críticas e elogios.
Descreva o TP Esquizotípica.
Caracteriza-se por um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto e capacidade reduzida para relacionamentos.
Comportamento excêntricos. Tem crenças e pensamentos mágicos e estranhos. Aparência e comportamentos estranhos. Acreditam que tem algum tipo de telepatia, poderes paranormais, supersticiosos.
Quais são os sintomas positivos e negativos do Transtorno da Esquizofrenia e outros transtornos paranóides?
Positivos: delírios, alucinações, pensamento/discurso desorganizado e comportamento motor grosseiramente anormal (catatonia).
Negativos: avolia (apatia), adenonia (falta de prazer), agnosia (ausência relativa de fala), falta de sociabilidade e embotamento afetivo (redução de emoções).
Quais são os transtornos paranoides?
Delirante, psicótico breve, esquizofreniforme, esquizofrenia e esquizoafetivo.
Diferencie o transtorno delirante e o psicótico breve.
O delirante é caracterizado por um ou mais delírios que persistem por menos de um mês. Já o psicótico breve deve ter pelo menos um sintoma psicótico positivo (devendo ser delírio, alucinação ou pensamento desorganizado) por pelo menos um mês.
Diferencie os transtornos esquizofreniforme e esquizoafetivo.
O esquizofreniforme é caracterizado por sintomas idênticos ao da esquizofrenia, a diferença é a duração (entre 1 a 6 meses no máximo).
Já o esquizoafetivo é caracterizado por apresentar sintomas de um período depressivo ou de mania (humor) juntamente com o critério A da esquizofrenia (presença de sintomas positivos).
Conceitue o Transtorno da Esquizofrenia.
É uma gama de disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais. Podendo afetar a cognição, atenção, memória, embotamento afetivo, alteração no sono e fome, despersonalização, desrealização.
Conceitue o TAG.
É uma ansiedade e preocupação excessivas na maioria dos dias por mais de 6 meses, acontece em diferentes eventos/atividades. É difícil de controlar a preocupação, gera sofrimento.
Principais sintomas: inquietação, fatigabilidade, dificuldade de se concentrar, irritabilidade, tensão muscular, alteração no sono.
Deve apresentar pelo menos 3 desses, na maioria dos dias por 6 meses.
Diferencie despersonalização de desrealização.
A despersonalização é caracterizada por um distanciamento ou de ser um observador externo dos próprios pensamentos, sentimentos, sensações ou ações. Já a desrealização, são experiências de irrealidade ou distanciamento em relação ao ambiente ao redor.
A partir de que idade pode-se falar em TEPT?
6 anos de idade, antes disso não é possível
Quais os critérios diagnósticos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)?
A. O sujeito deve ter sido exposto a um episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual, das seguintes formas: vivenciar, testemunhar, saber (familiar ou amigo próximo) - violento ou acidental ou exposto repetida ou extrema (socorristas, policiais).
B. Lembranças intrusivas, angustiantes, recorrentes e involuntárias. Sonhos, reações dissociativas sofrimento psíquico prolongado, reações fisiológicas.
C. Evitação de pessoas, lugares.
D. Alterações de cognição ou humor, amnésia dissociativa, crenças negativas persistentes e exageradas, culpa, estado emocional negativo, interesse diminuído.
E. Alterações marcantes na excitação e reatividade: irritado, surtos de raiva, imprudente ou autodestrutivo, hiper vigilância, problemas de concentração, perturbação no sono.
F. Os critérios B,C,D e E devem durar mais de 1 mês.
G. Sofrimento pro sujeito.
Diferencie obsessão de compulsão.
Obsessão são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes intrusivas e indesejados. Já a compulsão são comportamentos repetitivos/atos mentais em que o sujeito se sente compelido a realizar.
Conceitue o TOC.
A. Presença de obsessões ou compulsões ou ambas.
B. Tomam tempo, mais de 1h por dia ou gera sofrimento/prejuízo.