Prova 1 - Rousseau Flashcards
Explique a crítica de Rousseau às ciências e as artes.
Ele vai argumentar que o avanço das ciencias e artes não levou a melhoria da humanidade e sim a um estado de vaidade, corrupção e desigualdade, criou uma sociedade superficial e competitiva.
Por que para o Rousseau, a proposta (pacto) do rico para o estado (Estado ilegítimo)
legitima a desigualdade?
Ele vai dizer que esse pacto veio para perpetuar as vantagens do já ricos, ele acredita que o homem em seu estado natural eram todos iguais, e que o contrato e a propriedade privada gerou essa desigualdade, já que os ricos que o criaram, esse contrato não abrange a vontade de todos.
Quais as condições da criação de um pacto legítimo para Rousseau? Explique como o autor
destaca a importância da alienação total.
Para ser um pacto legitimo os individuos precisam se unir voluntariamente, de maneira coletiva em nome do bem comum.
O conceito de alienação total fala sobre o individuo não procurar interesses fora do pacto, deve renunciar seus interesses individuais em prol da vontade geral.
Por que a condição ativa e passiva do povo soberano é fundamental para a liberdade civil rousseauniana? Compare com as visões de Hobbes e Locke
Essa condição é fundamental pois o povo deve ser ativo quando definem em conjunto, as vontades gerais a serem respeitadas dentro do pacto, e deve ser passivo quando aceita e obecede a esse pacto, e isso para ele é a liberdade do individuo.
Já para Locke a liberdade do individuo se da quando ele aceita viver dentro do contrato social, e para Hobbes a liberdade é o estado natural, onde o homem não tem barreiras e pode agir como desejar a qualquer momento.
Explique o que é o corpo político no Contrato Social de Rousseau e quais são os
mecanismos adequados para o seu funcionamento?
Corpo politico: Coletividade que resulta na união dos individuos sob a vontade geral.
Formar um corpo politico que assegure a liberdade e igualdade dos individuos, além, e que o e esse corpo sempre deve ser subordinado a vontade do soberano.
O corpo politico tem tendencia a se degenerar porque ele pode ceder a interesses particulares.
Crítica de Rousseau à ideia de representação
Rousseau argumenta que a delegação de poder a representantes significa que o povo perde a capacidade de se governar diretamente e passa a ser governado por uma elite.
Por que a visão de Rousseau sobre a história é pessimista?
Pois Rousseau acredita que a civilização ao inves de melhorar o homem, o degradou, tornou-o egoista e ganacioso. Para ele o estado natural do homem era bom, e a propriedade privada e instituições sociais o corromperam.
Qual o objetivo comum que orienta a criação do Estado em Rousseau, Hobbes e Locke?
Explore as especificidades de cada autor
Todos vão pensar me um contrato social que o objetivo final seja a ordem entre os homens.
Hobbes: O Estado é criado para garantir segurança e evitar a “guerra de todos contra todos”. O objetivo é manter a ordem e proteger os indivíduos contra a violência mútua.
Locke: O Estado serve para proteger os direitos naturais – vida, liberdade e propriedade – garantindo que os indivíduos possam viver e prosperar em paz.
Rousseau: O objetivo do Estado é promover a liberdade e igualdade entre todos os cidadãos, por meio da “vontade geral”. Rousseau acredita que o Estado deve representar o interesse coletivo.
Identifique e diferencie o soberano para Rousseau, Hobbes e Locke.
Rousseau: O soberano é o proprio povo, são eles quem definem qual vontade de todos e o contrato social, elegendo um corpo politico para assegurar que sejam compridos
Hobbes: Os súditos entregam sua liberdade ao soberano e, em troca, recebem segurança. O poder é indivisível e incontestável, cabendo apenas ao soberano a decisão sobre as leis e a justiça.
Locke: O soberano é o governo que vai assegurar que o direito do povo seja assegurado. Se o governo não cumprir essa função, o povo tem o direito de resistir e formar um novo governo. O soberano, portanto, é limitado e sua autoridade é condicional.