Prova 1 - Maquiavel Flashcards
- Como o sentido prático do pensamento de Maquiavel orienta sua obra segundo Kristsch?
Para ele o pensamento de Maquiavel é voltado para o sentido prático da politica, buscando orientar os líderes em um contexto de instabilidade, principamente nas dinamicas de poder e natureza humana a fim de assegurar a manutenção do poder e da ordem.
Exponha e explique as categorias de formações políticas por Maquiavel?
Há dois tipos de formações políticas:
- Monarquia: Quando é governado pelo rei, ou monarca, exercendo a função de chefe de estado sem limites de poder ou tempo.
- República: O chefe de estado é eleito pelos cidadãos e exerce essa função por tempo limitado.
Quais os tipos de Estado e as quatro formas
de adquiri um Estado identificados por Maquiavel?
Os tipos de estados são 3, sendo eles:
1. Estados hereditários: Onde o poder é passado de geração para geração.
2.Estados Mistos: Regiões que já possuem um governo próprio exigindo que o novo governante evite revoltas;
- Estados novos: Onde o soberano assume poder pela primeira vez e precisa estabelecer legitimidade.
Já as formas de adquirir um estado são por herença, conquista (adquirido por meio de guerra), Virtú (onde a habilidade do soberano o coloco no poder), e Fortuna (onde por sorte o soberano, a oportunidade de governar cai sobre o soberano).
Segundo Kritsch, quais são os meios materiais de ação do príncipe, e quais são os instrumentos
de comando que asseguram a estabilidade do Estado?
Os meios materiais de ação são a força militar e os recursos econômicos, e os instrumentos de comando manipulação política e a adaptação às circunstâncias para manter o controle e estabilidade do Estado.
Por que as armas de terceiros são inúteis e perigosas. Como esse conselho poderia ser utilizado nas relações de poder dos dias de hoje?
Maquiavel diz que o uso de exercitos alheios é pouco confiavel e pode se virar contra o soberano pois não há vinculos de lealdade entre eles. Nos dias atuais ao invés de poder armado, vemos esse risco em depender exclusivamente de alianças pode ser arrisacado pois o país não vai se importar com lealdade e sim com a aliança que trás mais beneficios a si mesmo.
Por que a violência é a condição limite para a vida política?
A violência segundo Maquiavel é uma ferramenta que o soberano deve possuir, mas usar apenas um último caso para garantir a ordem e segurança, pois o uso em excesso dessa ferramenta poder deslegitimar o soberano.
- Exponha e explique as formas de combate dos seres humanos. Cite um exemplo nos dias atuais:
Maquiavel descreve duas formas, “pela lei”, ou seja, combate racional e diplomático, ou pela força, combate físico e militar, por exemplo relação dos EUA com a Coreia do Norte, quando o poder militar de ambos causaria um combate imenso, então apesar de preparados para tal, ambos negociam de forma legal e civilizada.
Qual a relação estabelecida
por Maquiavel entre Política e Moral?
O príncipe deve agir de maneira ética apenas quando isso for conveniente para manter o poder, mas não hesitar em usar meios “imorais” se necessário.
Explique o que é a Razão do Estado e como deve agir o príncipe e qual o tratamento moral dado
por Maquiavel à política
A “Razão do Estado” é um princípio que justifica ações extraordinárias em defesa do Estado, colocando o bemdo estado acima de sua moral, o soberano é justificado a mentir, manipular e até usar violência, se isso for necessário para a segurança de seu governo.
Para Kritsh qual a relação entre Virtú e Fortuna na ação do Príncipe?
Maquiavel diz que o soberano depende tanto de sua virtú (habilidades) quanto de sua fortuna (sorte), então precisa sempre balencear ambas
Qual é o fim mínimo da política para Maquiavel? De um exemplo nos dias de hoje.
o objetivo básico da política é manter a estabilidade e a ordem, evitando o caos e a desintegração do seu governo, exemplo nos dias atuais seria a forma como todos governos focaram rapidamente em ações de emergencia quando COVID 19 apareceu.