PROVA 1 P.A Flashcards
Uma diferença entre as fases antecedente (o projeto de pesquisa) e consolidadora (o relatório da pesquisa) de uma pesquisa científica é:
antecedente o estudo é planejado e redigido com verbo no futuro, e na consolidadora o projeto já foi concluído (resultados) e está escrito no pretérito
Abordagens qualitativas e quantitativas podem ser incluídas em um mesmo método de pesquisa por exemplo:
Ao estudar a satisfação dos clientes, pode se usar questionários fechados (quantitativo) e entrevistas abertas (qualitativo) para uma análise mais completa
Sobre epistemologia, o objeto nas perspectivas OBJETIVISTA
independente do sujeito e analisado com métodos científicos
Sobre epistemologia, o objeto nas perspectivas SUBJETIVISTA
é uma construção do sujeito influenciado por experiências e culturas, não havendo uma única verdade.
Um cuidado que o pesquisador qualitativo deve ter ao fazer um estudo em um ambiente próximo a sua vida, pesquisa no quintal é
ter distanciamento crítico, ele deve manter uma postura reflexiva para não deixar que suas experiências pessoais e envolvimento emocional influenciem.
Considerando que a finalidade real da pesquisa qualitativa não é contar opiniões ou pessoas ao fazer a seleção dos entrevistados, o pesquisador deve selecionar
os participantes intencionalmente com base em sua capacidade de fornecer informações relevantes sobre o fenômeno estudado.
Uma forma de demonstrar que a pesquisa qualitativa é emergente, em vez de estritamente pré-configurada, é que:
o pesquisador pode fazer algumas alterações no roteiro e direcionar para outras perguntas mais importantes.
O problema de pesquisa deste problema gerencial. Qual a melhor forma de treinar nossos funcionários da linha de frente?
Quais os aspectos positivos e negativos do treinamento dos funcionários na linha de frente, de acordo com os funcionários que já passaram por esse treinamento?
São metodologias qualitativas: (a) estudo de caso (b) etnográfica ( c) pesquisa documental. Escolha uma delas e apresente duas ideias que contribuem para o entendimento de tal metodologia:
Estudo de caso: Investigação aprofundada de um fenômeno em seu contexto real - análise detalhada de uma situação específica considerando fatores que influenciam. Flexibilidade na coleta e interpretação dos dados - esse estudo pode se adaptar a novas descobertas ao longo do processo.
Pesquisa etnográfica: Estudo detalhado de uma cultura ou grupo social - busca compreender práticas, crenças e significados dos membros do grupo. Envolvimento prolongado do pesquisador de campo - o pesquisador pode passar longos períodos convivendo com o grupo para ter observações mais detalhadas.
Pesquisa documental: Análise de materiais escritos, visuais ou sonoros já existentes - essa metodologia utiliza fontes como jornais, vídeos, redes sociais sem a necessidade de interação com o individuo. Economia de tempo e recursos - ela pode ser mais rápida do que as demais por ser a partir de documentos que já existem.
Um estudo quali admite diferentes técnicas (procedimentos) de coleta de dados e auxiliar mente, instrumentos de coleta (procedimentos de registro) de dados. Escolha e explique, sucintamente, uma técnica com seus respectivos instrumentos:
(1) Técnica de coleta “Observação”: para registrar comportamentos e atividades no local de pesquisa. Pode ser não-estruturada ou semiestruturada, com o pesquisador atuando como observador externo ou participante integral. Instrumento: Protocolo (formulário) para anotar informações.
(2) Técnica de coleta “Entrevista”: O pesquisador faz perguntas ao entrevistado, pode ser individual ou em grupo, não estruturada ou semiestruturada. Tipos: profundidade, projetiva, narrativa, etnográfica. Instrumento: Roteiro (protocolo), bloco de notas, gravação
(3) Técnica de coleta “Grupos de foco”: Pequeno grupo de participantes guiado por um moderador. A interação entre os participantes gera ideias que não surgiriam em entrevistas individuais. Instrumento: Roteiro, bloco de notas, gravação (obrigatória)
(4) Técnica de coleta “Conversas do cotidiano”: Ocorrem em contextos informais e espontâneos. Permitem ao participante expressar ideias que talvez não surgissem em uma entrevista formal. Instrumento: Notas manuscritas
(5) Técnica de coleta “Documentos”: Fontes podem ser públicas (jornais, atas, sites, redes sociais, vídeos) ou privadas (diários, cartas, e-mails). Podem ser usados como técnica complementar de coleta de dados ou como foco principal de um estudo qualitativo. Instrumentos: Notas, transcrições, traduções, cópias (microfilmagem, digitalização, fotocópias).
(6) Técnica de coleta “Imagens e áudios”: São documentos que podem chamar atenção, transmitir mensagens mais eloquentes que palavras e revelar realidades ou momentos importantes. Instrumentos: registros visuais e sonoros para trabalhar com esses materiais.
Com base em Mattos, cite dois argumentos para demonstrar que a manutenção da questão Administração é ciência ou arte? é um mal entendido.
Administração combina ciência e arte: Embora a administração utilize princípios científicos para planejar, organizar e controlar, a aplicação desses conhecimentos depende do julgamento, criatividade e intuição dos quais são elementos da arte.
A prática administrativa varia conforme o contexto, cada gestor adapta estratégias demonstrando que a gestão envolve tanto técnica quanto sensibilidade.
Diferença entre análise e interpretação dos dados
Análise de dados: Organiza as informações identificando padrões através da codificação e categorização.
Interpretação: Vai além, busca atribuir significados mais amplos relacionando os achados com teorias para gerar insights sobre o fenômeno estudado
Questão ZXC
Objetivo geral: Identificar o desempenho da ZXC para a resolução de falhas de serviços prestados segundo experiencias de clientes que já passaram por essas falhas
Objetivo especifico: Investigar com os clientes que já passaram por problemas de falhas de serviço como a ZXC contribuiu para a resolução do problema