PROVA 1 Flashcards
Os Ductos de Muller formam as tubas uterinas, útero, e terço superior da vagina. O seio Urogenital forma 2/3 inferior da vagina e vulva
V
Células de Sertoli produzem Hormônios Anti Mulleriano que fazem com que regridam os Ductos de Muller e Wolff.
F
As tubas uterinas são divididas anatomicamente em porção intramural, ístmica, ampular e infundibular.
V
A artéria uterina tem sua origem na artéria ilíaca externa que por sua vez, tem origem na aorta.
F
O corpo uterino é formado de perimétrio, miométrio e endométrio, e os ligamentos uterossacros e ligamentos largos fazem parte das estruturas de sustentação do mesmo na pelve.l
V
O ciclo menstrual normal é aquele com intervalo entre 28 e 30 dias e duração e 2 a 7 dias
F
( As inibinas A e B são peptídeos armazenados no hipotálamo e atuam na síntese e liberação de FSH
F
O estrogênio é o hormônio responsável pelo colapso tecidual, pela vasoconstricão prolongada, estase vascular e levando à cessação do fluxo menstrual.
V
Do ponto de vista hormonal, o principal produto da secreção do folículo ovariano é o estrogênio e do corpo lúteo é a progesterona.
V
A camada basal do endométrio, não responde funcionalmente aos hormônios ovarianos, inclui os fundos de sacos glandulares e é responsável pela regeneração endometrial após a menstruação.
V
A duração do ciclo menstrual normal é de 28-30 dias.
F
As gonadotrofinas LH e FSH são sintetizadas de forma pulsátil pela adeno-hipófise, estimulam a folicogênese, a ovulação e regulam produção de hormônios esteroides pelos ovários.
V
(A fase lútea do ciclo menstrual tem duração fixa de 14 dias, na qual o folículo ovulatório converte-se em corpo lúteo e observa-se um aumento nos níveis séricos de progesterona.
V
Amenorreia secundária causada por exercícios físicos excessivos, problemas emocionais e dietas deve-se à alteração de secreção de GnRH, pelo hipotálamo.
V
O fluxo menstrual cessa devido à vasoconstrição prolongada, ao colapso tecidual, à estase vascular e à reparação endometrial induzida pela progesterona.
F
Sobre as alterações anatômicas e funcionais que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação, é correto afirmar:
A concentração da hemoglobina encontra-se aumentada, em função da hemodiluição fisiológica.
F
Sobre as alterações anatômicas e funcionais que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação, é correto afirmar:
) O alto nível de progesterona causa hiperpigmentação da pele, resultando em máculas hipercrômicas chamadas de melasmas.
V
Sobre as alterações anatômicas e funcionais que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação, é correto afirmar:
O acúmulo de líquido nas articulações e o aumento do volume abdominal não alteram o centro de gravidade do organismo materno.
F
Sobre as alterações anatômicas e funcionais que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação, é correto afirmar:
É comum a ocorrência de alterações do sistema digestório, como azia, obstipação e doença hemorroidária.
V
Sobre as alterações anatômicas e funcionais que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação, é correto afirmar:
As queixas relacionadas ao sistema nervoso central incluem: alteração da qualidade do sono, déficit de memória e de concentração.
V
Na gestação ocorrem mudanças no organismo materno, para adequação ao desenvolvimento fetal em equilíbrio com o organismo materno, podemos encontrar na gestação:
( ) Mastalgia, que é um dos primeiros sinais clínicos de gestação. Além disso, observa-se hipertrofia mamária, as veias tornam-se mais visíveis abaixo da pele (Rede de Haller), hiperpigmentação dos mamilos e aparecimento dos Tubérculos de Montgomery.
( ) Devido ao crescimento uterino e ação da progesterona, uma hidronefrose dita fisiológica, principalmente à esquerda e que poderá persistir por alguns meses pós parto.
( ) Hemodiluição, valores de leucócitos frequentemente baixos, aumentando a suscetibilidade a infecções e aumento de fatores de coagulação com redução dos fatores fibrionolíticos, o que contribui para o aumento da incidência de trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar em até cinco vezes durante a gestação e puerpério.
( ) No sistema cardiovascular, um aumento da frequência cardíaca materna em 10 a 15 bpm e mudança do eixo cardíaco para esquerda, para cima e para frente, o que leva a alterações no ECG da gestante.
( ) Duas fases metabólicas distintas, a de anabolismo materno, em que a glicose é utilizada pela mãe criando reservas e uma segunda fase, onde a glicose é desviada para o feto e a mãe utiliza outras fontes energéticas criadas na primeira fase.
VFFVV
( ) No puerpério, o útero e as mamas retornam ao estado pré-gravídico em 6 a 8 semanas.
( ) O fundo uterino deve estar na altura da cicatriz umbilical entre 10 e 15 dias pós parto.
( ) As pacientes obesas, de raça negra e adolescentes têm maior risco de não recuperar o peso pré-gravídico.
( ) Pacientes que praticam amamentação exclusiva também necessitam contracepção, pois cerca de 12% delas terá ovulação antes de 6 meses pós parto.
( ) Blues puerperal é um transtorno psiquiátrico que acomete 50 a 80% das mulheres, surge na 3ª ou 4ª semana após o parto e cursa com ideias obsessivas e ideação suicida.
( ) Podemos afirmar que o Puerpério imediato inicia com a dequitação e termina na 3ª hora, e que a partir da 4ª hora, inicia o Puerpério Mediato, que vai até o 10º dia
( ) Deambulação precoce após o parto, previne TVP (trombose venosa profunda), TEP (tromboembolismo pulmonar) , estimula a micção e funcionamento intestinal.
FFCCFFC
( ) A mãe de gêmeos deve alternar os bebês nas mamas a cada mamada.
( ) Recomenda-se para as pacientes com fissuras mamilares: alternância de posição do bebê, banho de luz, lanolina, protetores de mamilos.
( ) Mastite puerperal deve ser tratada com internação hospitalar, suspensão da lactação e inicia-se antibioticoterapia após o resultado da cultura.
( ) Amamentação é contraindicada para puérpera portadora de Hepatite A ou B.
( ) O RN de puérpera com lesões por herpes simples ou herpes zoster pode receber o leite materno. (desde que as lesões ativas não estejam na mama)
( ) Podemos considerar com intercorrências na amamentação o Ingurgitamento Mamário, Fissuras e Matites, sendo que quando ocorrem, são fatores determinantes para que interrompamos de forma definitiva a lactação.
FVFFVF
A ética é campo de intenso conflito dentro da ginecologia e obstetrícia, onde ações penais e nos conselhos regionais/federal são numerosas têm relação com o número de eventos atendidos dentro da especialidade. A visão do Conselho Federal de Medicina é que a atuação do gineco-obstetra é tipicamente de meio, ou seja:
( ) Depende do local onde é realizado o procedimento (consultório, hospital, unidade de saúde).
( ) Depende se o procedimento realizado é clínico, cirúrgico ou obstétrico.
( ) Não depende da cura, mas dos meios utilizados para obtê-la.
() Não depende se o atendimento realizado for vinculado ao sistema único de saúde ou ao sistema de atendimento privado.
( ) Depende do modo como foi executado o atendimento (respeito a privacidade e autonomia da paciente).
FFCFF
A ética é um dos pilares da assistência em ginecologia e obstetrícia por envolver importantes pontos relacionados a relação médico-paciente; sobre este aspecto marque V ou F:
( ) São direitos do paciente: dignidade, autonomia, informação, acesso ao prontuário, respeito, segunda opinião, sigilo.
( ) Sobre sigilo médico consta no código de ética médico - o médico guardará sigilo sobre as informações confidenciais do que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei.
( ) Considera-se postura ética adequada, realizar exame ginecológico sem a presença de profissional de enfermagem, a pedido da paciente.
( ) A obrigação na atuação do gineco-obstetra é tipicamente de meio.
( ) A vulnerabilidade do estado gestacional determina que algumas atitudes médicas necessitam de uma mudança de postura do profissional frente ao binômio mãe-feto.
VVFVV
( ) A mulher que engravidou 2 vezes e teve 2 abortamentos de primeiro trimestre é considerada nulípara.
( ) Abortamento é a expulsão ou extração do concepto com menos de 30 semanas.
( ) Feto a termo tem entre 37 e 40 semanas de idade gestacional.
( ) A altura uterina é calculada em centímetros e medida entre a cicatriz umbilical e o fundo uterino.
( ) Se a paciente relata que a data da última menstruação foi 18 de janeiro de 2016, o cálculo pela regra de Näegele indica que a data provável do parto será 18 de outubro de 2016.
( ) Se a paciente relata que a data da última menstruação foi 18 de janeiro de 2015, o cálculo pela regra de Nãegele indica que a data provável do parto será 25 de novembro de 2015.
VFFFFF
( ) Período embrionário: da fecundação até o final da 12ª semana.
( ) Período fetal: da 13ª semana ao nascimento (40ª semana).
( ) Nascimento prematuro (pré-termo): menos de 37 semanas.
( ) Nascimento a termo: da 37ª à 42ª semana.
( ) Nascimento pós-termo: a partir de 43 semanas e 1 dia.
FFVVF
( ) G5 C2 A3 refere-se a uma mulher que não está grávida.
( ) Os termos nuligesta e nulípara são sinônimos e significam que a mulher nunca engravidou.
( ) As gestantes necessitam de informações sobre nutrição e ganho de peso e devem ganhar 10kg até o termo.
( ) Se a paciente relata que a data da última menstruação foi 30 de outubro de 2016, o cálculo pela regra de Näegele indica que a data provável do parto será 07 de julho de 2017.
( ) Se a paciente relata que a data da última menstruação foi 10 de janeiro de 2017, o cálculo pela regra de Näegele indica que a data provável do parto será 10 de outubro de 2017.
VFFFF