Proteinas Flashcards

1
Q

Definição de Proteina

A

As proteínas são macromoléculas formadas por sequências de aminoácidos, dispostos em uma mesma sequência em cada tipo de proteína.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Funções das Proteinas

A

As proteínas desempenham diversas funções biológicas, incluindo catalisação de reações, transporte de substâncias, regulação de processos celulares, suporte estrutural e defesa imunológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Composição das proteínas

A

As proteínas são constituídas por um conjunto de 20 aminoácidos diferentes, cada um com propriedades distintas, mantidos juntos por meio de ligações peptídicas covalentes. As proteínas são denominadas polipeptídeos, e suas cadeias de aminoácidos são chamadas de cadeias polipeptídicas. Em cada tipo de proteína, os aminoácidos estão dispostos em uma ordem única, chamada de sequência de aminoácidos, idêntica em cada molécula desse tipo de proteína.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

→ Aminoácidos

A

Os aminoácidos têm um grupo carboxila (COOH) na extremidade C-terminal e um grupo amina (NH2) na extremidade N-terminal, ligados a um átomo de carbono. Diferenciam-se devido à presença de cadeias laterais (ou grupos R), que variam em cada aminoácido e os definem. Ao se unirem por ligações peptídicas, os aminoácidos formam uma cadeia principal polipeptídica com uma estrutura repetitiva, da qual as cadeias laterais se projetam. As propriedades e sequências das cadeias laterais quimicamente distintas conferem a cada proteína suas características únicas e individuais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Funções dos aminoacidos

A

Funções dos aminoácidos
* Construção e reparação de tecidos, como pele, ossos, músculos e órgãos internos
* Produção de hormônios, enzimas, anticorpos e neurotransmissores
* Desenvolvimento cerebral, celular e ósseo
* Manutenção do sistema imunológico
* Regulação de processos químicos
* Transporte de nutrientes
* Comunicação celular

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Estrutura das proteinas

A

“Estrutura primária: nada mais é que a sequência de aminoácidos. Ela determina as estruturas secundária e terciária dessa proteína.

Estrutura secundária: forma-se quando ocorre a ligação entre os elementos repetidos da cadeia principal polipeptídica. As junções desses elementos são por meio de ligações de hidrogênio. Nesse caso, observa-se que as cadeias estão torcidas, dobradas ou enroladas sobre elas mesmas.

Estrutura terciária: corresponde à forma adquirida por um polipeptídeo depois da interação de suas cadeias laterais. Observamos, nesse caso, mais dobras e enrolamentos.

Estrutura quartenária: há a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

“Desnaturação de proteínas”

A

“As proteínas formam uma estrutura tridimensional, a qual pode ser desfeita caso alterações no ambiente ocorram. Dizemos que ocorreu a desnaturação de uma proteína quando ela se desenrola e perde a sua forma original. Quando a proteína perde sua conformação, ela também perde sua capacidade de exercer suas funções no organismo.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Tipos de proteínas de acordo com a composição

A

Simples: são formadas apenas por cadeias de aminoácidos, sem a presença de grupos prostéticos não aminoácidos. A albumina e as globulinas são exemplos de proteínas simples.
Conjugadas: apresentam, além de cadeias polipeptídicas, um grupo prostético (radical não peptídico). Os grupos prostéticos conferem funções específicas às proteínas conjugadas, aumentando a sua diversidade funcional. A hemoglobina, que contém o grupo heme, é um exemplo de proteína conjugada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Tipos de proteínas de acordo com a forma
De acordo com o formato que as proteínas assumem, elas podem ser classificadas em:

A

Fibrosas: têm uma estrutura alongada e geralmente são insolúveis em água, devido à sua estrutura hidrofóbica. Elas estão associadas a funções estruturais e de suporte nos organismos, participando na formação de tecidos, como tendões, cabelo e pele. O colágeno, a queratina e a fibrina são exemplos de proteínas fibrosas.
Globulares: têm uma estrutura mais compacta e frequentemente adotam uma forma esférica ou globular. Geralmente, são solúveis em água devido à presença de regiões hidrofílicas. São versáteis e desempenham diversas funções, como catálise enzimática e transporte de substâncias. A hemoglobina e fatores de coagulação são exemplos de proteínas globulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

As proteínas são macromoléculas essenciais para os seres vivos e abundantes nas células. Sobre a estrutura de uma proteína é correto afirmar que

a) é um agrupamento de glicídios ligados por ligações covalentes
b) é um agrupamento de bases nitrogenadas ligadas por pontes de hidrogênio
c) é um agrupamento de aminoácidos ligados por ligações peptídicas
e) é um agrupamento de ácidos e bases ligados por ligações iônicas

A

Alternativa correta: c) é um agrupamento de aminoácidos ligados por ligações peptídicas.

Os aminoácidos são estruturas que se unem para formar um polímero chamado proteína. As proteínas são macromoléculas que apresentam uma composição característica e as ligações peptídicas são responsáveis pela ligação dos aminoácidos através da junção de um grupo amino de um aminoácido com o grupo carboxila de um outro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As proteínas são macromoléculas formadas por um encadeamento de aminoácidos que desempenham importantes funções no organismo. Quanto ao tipo de função, as proteínas podem ser classificadas em

a) estrutural e de locomoção
b) dinâmicas e estruturais
c) ativas e inativas
d) orgânicas e inorgânicas

A

Alternativa correta: b) dinâmicas e estruturais.

As proteínas dinâmicas são aquelas que realizam funções, como transporte de substâncias, catálise de reações e controle do metabolismo.

As proteínas estruturais, como colágeno e elastina, formam a disposição e sustentação das estruturas celulares no corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

As principais funções das proteínas são:

I. Fornecer energia
II. Estruturar células
III. Produzir hormônios
IV. Regular a temperatura corporal
Estão corretas as afirmativas:

a) I e II
b) II e III
c) I, II e III
d) Todas as alternativas

A

Alternativa correta: c) I, II e III.

A termorregulação do corpo é realizada pelo hipotálamo, componente do sistema nervoso, que determina a temperatura corporal média.

Além de fornecer energia, estruturar células e produzir hormônios, as proteínas também transportam e armazenam substâncias, regulam processos metabólicos, formam tecidos e músculos, além de anticorpos que atuam na defesa do organismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A síntese de proteínas é dividida em duas fases: transcrição e tradução. O processo que ocorre na produção de uma proteína é:

a) Proteínas preexistentes nas células se dividem na transcrição e geram proteínas idênticas, ou seja, com a mesma sequência de nucleotídeos que se unem na fase de tradução.
b) O RNA mensageiro “transcreve” o DNA e depois os ribossomos “traduzem” as informações para o RNA transportador trazer a sequência correta.
c) Os glicídios são quebrados na fase de transcrição e se transformam em aminoácidos, cuja sequência correta é determinada pela tradução.
d) Os aminoácidos são transcritos no citoplasma da célula para que a tradução das informações ocorra com o auxílio das organelas citoplasmáticas, que determinam a ordem dos monômeros na cadeia.

A

Alternativa correta: b) O RNA mensageiro “transcreve” o DNA e depois os ribossomos “traduzem” as informações para o RNA transportador trazer a sequência correta.

Os principais agentes que atuam na síntese proteica são: RNA mensageiro, RNA transportador e ribossomos.

Os aminoácidos que formarão uma proteína são levados até ao local da síntese pelo RNA transportador, o RNA mensageiro é que determina a sequência correta de aminoácidos na cadeia e o ribossomo é o local onde ocorre a produção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Através da alimentação é que os seres vivos adquirem energia para realizar suas atividades. As proteínas podem ser encontradas tanto em alimentos de origem animal quanto de origem vegetal.

Para quem pratica exercícios físicos, uma das vantagens de consumir proteínas é o ganho de massa muscular pois

a) as proteínas atuam na regeneração de tecidos lesionados, ocasionando o crescimento muscular.
b) as proteínas atuam na construção de novos músculos, que preenchem espaços vazios preexistentes nos tecidos.
c) as proteínas convertem a gordura corporal armazenada nas células adiposas em músculos especializados.
d) as proteínas diminuem os picos de insulina no sangue e ao invés de criar depósitos de gordura direcionam à energia recebida para o tecido muscular.

A

Alternativa correta: a) as proteínas atuam na regeneração de tecidos lesionados, ocasionando o crescimento muscular.

A musculação e outros exercícios físicos são capazes de gerar micro lesões nos tecidos musculares. A escolha dos alimentos corretos e a quantidade adequada auxilia na recuperação dos tecidos que crescem à medida que os estímulos corretos e o período de descansando são respeitados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Unipac) Apesar da carne bovina ser frequente na dieta humana, a proteína bovina não é encontrada em nosso corpo. Isso ocorre porque

a) o ser humano não possui enzimas para digerir as proteínas da carne bovina.
b) as vitaminas da carne bovina desnaturam durante o cozimento.
c) a proteína bovina sofre digestão e os aminoácidos liberados são usados na produção de proteínas humanas.
d) os lipídios presentes na carne bovina impermeabilizam suas proteínas, impedindo a absorção.
e) os aminoácidos presentes na carne bovina são diferentes daqueles usados pelas células humanas.

A

Alternativa correta: c) a proteína bovina sofre digestão e os aminoácidos liberados são usados na produção de proteínas humanas.

Quando nos alimentamos de carne bovina, as proteínas do alimento sofrem digestão, ou seja, uma quebra da sua cadeia enquanto percorre o sistema digestório.

Proteases são enzimas que atuam nas ligações peptídicas das proteínas. O organismo então absorve os aminoácidos que as constituem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

(Uece) Quando uma proteína é desnaturada, podendo ser renaturada quando voltar às suas condições ótimas de funcionamento, ela perde:

a) as ligações peptídicas entre os aminoácidos.
b) sua estrutura primária.
c) o grupo amina da extremidade que o contém.
d) sua estrutura terciária

A

Alternativa correta: d) sua estrutura terciária.

A estrutura terciária é a estrutura tridimensional específica que a proteína assume e que está relacionada com a função desempenhada.

17
Q

(Fuvest) Um camundongo foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com um isótopo radioativo. Depois de certo tempo, constatou-se a presença de hemoglobina radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as proteínas do alimento foram:

a) absorvidas pelas células sanguíneas.
b) absorvidas pelo plasma sanguíneo.
c) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de carboidratos.
d) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de lipídios.
e) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de proteínas.

A

Alternativa correta: e) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de proteínas.

A hemoglobina é uma proteína e com a digestão das proteínas na ração, a quebra das moléculas ocasionou a liberação de aminoácidos que foram utilizados para sintetizar proteínas no organismo.

18
Q

Síntese proteica

A

Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.

A síntese de proteínas é essencial para que ocorra a manutenção e o crescimento celular e ocorre em três etapas: iniciação da tradução, alongamento da cadeia polipeptídica e término da tradução.