Propriedades adicionais da segurança da informação Flashcards
Propriedade pela qual garante que a informação provém ou é manipulada por uma fonte legítima e confiável e não fraude, assegura, criação, manipulação, armazenamento, transmissão e descarte possa-se identificar qual pessoa, processo ou entidade realizou tal ação e, para isso, o solicitante terá que provar que ele é quem diz ser.
Autenticidade
É a capacidade de registrar as ações realizadas e armazená-las para posterior verificação geralmente materializada em arquivos de log.
Auditabilidade.
É qualquer meio que vincule uma pessoa física ou entidade a um identificador computacional, pode ser um nome de usuário, ID, token, ativo.
Responsabilidade.
É a propriedade pela qual uma pessoa, entidade, processo ou instituição não possa negar uma ação referente a uma informação, armazenamento, transmissão ou descarte dessa. É a garantia de que não se possa mentir sobre suas ações, pois haverão elementos que provem o contrário.
Não repúdio.
É o uso da informação em acordo com as leis vigentes, regulamentos, licenças e contratos; tanto civis ou militares. Ou seja, a informação não devem ser manipulada fora da lei, a fim de cometer crimes, por isso a importância de tríade autenticidade, não repúdio e responsabilidade para que a lei seja aplicada ao real culpado.
Legalidade.
É uma medida do tempo em que os controles, Serviços de TI ou equipamentos computacionais executem suas funções acordadas sem interrupções ou variações, isto é, é a garantia de que o comportamento e os resultados finais dos mecanismos de controle da informação e seus dispositivos informáticos operem conforme o planejado.
Confiabilidade.
É a identificação de mudança do estado, um ativo indicando uma possível violação da segurança da informação, ou seja, é um fato que pode ou não interferir na normalidade das opções.
Evento de segurança da informação.
É a ocorrência de um ou vários eventos indesejados ou inesperados que tenham grande probabilidade de comprometer as operações, ameaçando a segurança da informação.
Incidente de segurança da informação.
É a interrupção não planejada de um serviço de TI ou redução da sua qualidade sendo qualquer evento que cause interrupção no serviço.
Incidente de segurança da informação.
É uma fragilidade de um ativo que possa ser explorada por uma ameaça e comprometer a segurança da informação ou de sistemas.
Vulnerabilidade.
São falhas que permitem o surgimento de deficiências de segurança.
Vulnerabilidade.
É qualquer evento que explore uma vulnerabilidade, sendo uma causa potencial de evento indesejado.
Ameaça.
É um possível perigo que pode explorar uma vulnerabilidade e gerar um incidente de segurança.
Ameaça.
Podem ser de origem intencionais, acidentais ou naturais.
Ameaça.
É a probabilidade de uma ameaça explorar vulnerabilidades de um ativo e causar um impacto, isto é, um dano para a organização. Essa probabilidade é a chance de uma ameaça se concretizar baseada em dados estáticos e históricos de eventos ocorridos.
Risco.